quinta-feira, 10 de abril de 2008

Pescada no Forno com Cogumelos e Broa

Convidámos a minha avó para almoçar. Perguntei-lhe se ela gostava de cogumelos frescos e, do alto dos seus 80 anos, respondeu-me que tinha medo deles! Disse-lhe para não se preocupar, que se houvesse problema morriamos todos.

Ao contrário de nós ela foi muito pontual e quando chegou ainda o "tacho" não estava pronto. Quase uma hora depois a comida lá veio para a mesa. A fome já era muita, mas ainda assim houve tempo para um acto de contrição, não fosse o diabo tecê-las... No final a receita ficou aprovada e ainda a ouvimos contar a história da primeira vez que comeu cogumelos, em casa dos pais do meu avô. Era a sua estreia em casa dos sogros e já nesse tempo não os meteu à boca antes duma rezinha.

Para 6 pessoas
- 800 g de medalhões de pescada
- sal q.b.
- azeite q.b.
- 2 dentes de alho picados
- 600 g de cogumelos brancos frescos (ou mistura de cogumelos)
- 1/2 copo de vinho branco
- 400 g de miolo de broa
- salsa picada q.b.
- 1 pacote de natas
- queijo mozzarella ralado q.b.

1. Coze a pescada em água com sal. Escorre o peixe e reserva. 

2. Aquece numa frigideira o azeite com os dentes de alho durante 2 minutos ou até os dentes de alho começarem a alourar. Junta os cogumelos e salteia-os durante 5 minutos, mexendo de vez em quando. Adiciona o vinho e deixa evaporar todo o líquido.

3. Desfaz a pescada e junta aos cogumelos, assim como o miolo de broa e a salsa. Envolve bem. Coloca esta mistura numa travessa de ir ao forno e cobre com as natas. Em seguida espalha o queijo ralado por cima da mistura.

4. Leva ao forno pré-aquecido durante cerca de 15 minutos para gratinar. Serve com salada.