quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Panquecas

Sou hiper mega fã do Petzi. Para além das espantosas aventuras com os seus amigos, uma coisa que me fascinava eram as panquecas que a mãe lhe fazia sempre que ele chegava de uma viagem ou quando se preparava para partir em busca de uma nova aventura. Isto das panquecas marcou-me muito pois a minha mãe não as sabia fazer e por isso tinha uma inveja tremenda do Petzi. Agora já "grande" a minha mãe continua sem as fazer mas o Miguel faz umas fantásticas e portanto sinto-me finalmente recompensada por essa infância infeliz sem panquecas.
 
Para comer com gelado, doce ou fruta... Ao pequeno-almoço ou ao lanche... Sozinha, a dois ou com os amigos!
 
- 3 ovos
- 1 chávena de farinha
- 1/2 chávena de açúcar
- 1 chávena de leite
 
1. Separa as claras das gemas e bate as claras em castelo.
 
2. Numa tigela mistura a farinha com o açúcar. Junta à mistura anterior as claras em castelo, seguidas das gemas e do leite. Se achares que a massa está muito espessa adiciona mais um bocado de leite. Mexe tudo muito bem até obteres uma massa uniforme e sem grumos.
 
3. Coloca um bocado de margarina numa frigideira anti-aderente e leva ao lume a aquecer. Assim que estiver quente deita um bocado de massa com uma concha da sopa. Roda bem a massa para que cubra o fundo da frigideira. Passado mais ou menos um minuto vira a panqueca com a ajuda de uma espátula e aloura do outro lado.
 
4. Põe a panqueca de parte num prato e repete as operações até a massa acabar. Serve as panquecas ainda quentes.