domingo, 25 de outubro de 2009

Tarte de Abóbora e Cenoura

Podes encontrar a receita original no blog Flagrante Delícia. Na versão original é uma torta e leva gengibre, mas como eu e as tortas não nos damos bem, optei por fazer em tarte, e o gengibre tiro sempre a todas as receitas pois não sou muito tolerante a esta especiaria. Ainda assim a tarte ficou deliciosa e acompanhada com uma fatia de requeijão e miolo de noz picado, ficou melhor ainda.

Para 8 a 10 pessoas
- 500 g de abóbora sem pele e pevides
- 300 g de cenoura sem pele
- 350 g de açúcar
- 4 ovos
- 40 g de maizena
- 25 g de manteiga derretida
- 1 c. de chá de canela moída

1. Pré-aquece o forno a 180ºC.

2. Unta uma forma redonda de fundo amovível e forra com papel vegetal.

3. Corta a abóbora e a cenoura em pedaços pequenos. Dispõe num tabuleiro e leva ao forno até que estejam cozidas (30 a 40 minutos dependendo do tamanho do corte).

4. Retira do forno. Tritura a cenoura e a abóbora e adiciona o açúcar. Junta os ovos batidos, a manteiga, a maizena e a canela e mistura muito bem.

5. Verte a mistura para a forma. Coze durante 25 minutos.

6. Deixa arrefecer completamente antes de transferires para um prato. Serve acompanhada de uma fatia de requeijão e bocados de noz.

Entrecosto no Forno com Batata Doce

Quando estudávamos, durante a semana, costumava fazer muitas vezes entrecosto para o meu almoço e da minha irmã mais nova. Não sei porquê foi prato que nunca mais fiz, mas ontem foi um jantar de "manas" e pareceu-nos bem relembrar este antigo clássico.

As batatas doces assadas no forno dão um toque especial ao prato, mas tens de ter cuidado para não ficarem muito salgadas, que foi o que nos aconteceu. Para temperar as batatas é melhor usares apenas uma pitada de sal fino.

Para 6 pessoas
- 1 kg de entrecosto
- sal
- 4 dentes de alho laminados
- sumo de meio limão
- 1 copo de vinho branco
- 3 c. sopa de azeite
Guarnição
- 500 g de batata doce
- 2 + 2 c. de sopa de azeite
- sal
- 400 g de couve lombarda cortada em juliana
- 2 dentes de alho picados

1. Pré-aquece o forno a 180ºC.

2. Coloca o entrecosto a marinar, num tabuleiro de ir ao forno, com o alho, o sal, o sumo de limão, o vinho branco e o azeite, durante 30 minutos. Leva a assar no forno durante 1 hora.

Guarnição
3. Lava bem a batata doce e retira toda a terra. Sem as descascar corta-as em rodelas grossas. Tempera-as com 2 c. de sopa de azeite e sal fino. Leva a assar no forno durante cerca de 20 minutos.

4. Entretanto coze a couve em água a ferver durante cerca de 10 minutos. Aloura o alho no restante azeite bem quente. Junta a couve bem escorrida e salteia rapidamente. Tempera com sal.

5. Serve o entrecosto com a batata doce e acompanha com a couve salteada.

sábado, 24 de outubro de 2009

Papas de Abóbora

Todos os anos no dia dos finados a minha avó faz papas de abóbora para o almoço. Este ano adiantei-me e decidi experimentar fazê-las. Antes de me aventurar pedi à minha avó a receita, a qual ela me deu mas sem quantidades para nenhum ingrediente. Acho que as avós fazem isso de propósito, para não conseguirmos fazer as coisas tão boas como elas. Claro que no final as papas tinham água a mais, farinha a menos e "ainda falta um bocado de açúcar".

- 1 kg de abóbora aos cubos

- pitada de sal

- 3 c. de sopa de manteiga

- 4 c. de sopa de farinha

- 3 c. de sopa açúcar

- canela em pó para polvilhar

1. Coze a abóbora em água com a manteiga e o sal. Quando estiver cozida tritura com a varinha mágica. Adiciona a farinha e o açúcar e volta a triturar.

2. Leva novamente ao lume durante 5 minutos. Serve imediatamente polvilhada com canela.

Mini-hambúrgueres com Molho Mexicano

Estes serviram para entrada num jantar e foram a sua salvação, já que o prato principal não correu lá muito bem. Também podem ser feitos em tamanho "normal" e servir como refeição, acompanhados com uma salada.
 
- 500 g de carne picada
- 1/2 chávena de cenoura ralada
- 1 c. de chá de alho em pó
- 1/2 c. de sopa de mistura de ervas
- 1 c. de sopa de molho mexicano
- 1/2 chávena de molho de tomate
- 1 ovo batido
- pão ralado q.b.
- molho mexicano para servir
 
1. Numa tigela tempera a carne com sal, alho e a mistura de ervas. Junta a cenoura, o molho mexicano, o molho de tomate, o ovo e o pão ralado (acrescenta pão ralado até a mistura se soltar das paredes da tigela) e mistura tudo muito bem, usando as mãos. Coloca a mistura no frigorífico durante 30 minutos.
 
2. Molda a carne em pequenas bolas e achata-as ligeiramente, usando as palmas das mãos. Distribui os mini-hambúrgueres num tabuleiro e leva a assar no forno (pré-aquecido a 170ºC) cerca de 15 minutos, ou até a carne estar cozinhada.
 
3. Retira a carne do forno e coloca no prato de servir. Espalha um bocado de molho mexicano no topo de cada mini-hambúrguer e serve.