segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Doce de Abóbora de Natal

Ando numa de fazer experiências com doces. Umas correm bem e outras nem por isso. O doce que está na foto de cima é um exemplo que correu bem. Este doce foi o que resultou da sobremesa com os cubos de abóbora e as pepitas de chocolate depois de passar pela varinha mágica. O sucesso foi tanto que tentei repetir.
A primeira tentativa para reproduzir o doce, anteriormente conseguido por mero acaso, não correu como esperava. Coloquei pepitas a mais e ficou a saber demasiado a chocolate. Não é que o doce seja fraco, só não ficou como queria. Esta versão fica muito bem com queijo da ilha, por ser um queijo forte e se conseguir um bom contraste entre o salgado do queijo e a doçura do chocolate.

Nesta primeira tentativa usei vagem de baunilha, mas na segunda usei o açúcar baunilhado que estava a "marinar" num frasco com a vagem que usei. Arendi que é importante só passar o doce quando estiver mesmo quase no ponto, porque se não vai borbulhar muito e vais sujar os armários da cozinha, para além de ficares com as mãos todas queimadas.
À segunda foi de vez!!! O sabor da abóbora com um toque discreto do chocolate e da baunilha é divinal. Ficou um doce delicado que casa muito bem com queijo da serra ou queijo de cabra curado. A próxima experiência a repetir é a geleia de romã que tentei fazer ontem e que se revelou um desastre completo e que só deu mesmo para me queimar. Continuo a não acertar com o "ponto" e em vez de geleia obtive caramelo!

Para 6 frascos de compota
- 2 kg de abóbora, descascada e limpa de sementes
- 800 g de açúcar baunilhado
- sumo de 3 laranjas
- 1 c. de sopa (rasa) de pepitas de chocolate

1. Num tacho largo coloca a abóbora cortada em cubos pequenos. Junta o açúcar baunilhado e o sumo de laranja. Deixa repousar durante 1h30.

2. Leva o tacho a lume médio durante 1h30, mexendo regularmente. À medida que for estanto cozida a abóbora vai-se desfazendo e podes ir "ajudando" com o salazar. Quando o doce estiver quase no ponto, junta as pepitas de chocolate e mexe até as pepitas dissolverem. Retira do lume e passa com a varinha mágica. Leva novamente ao lume por mais cinco minutos.

3. Passa para frascos herméticos esterilizados. Vira os frascos ao contrário e deixa-os ficar assim até o doce arrefecer. Volta a virá-los e guarda-os num lugar fresco e seco. Depois de abertos tens de os guardar no frigorífico.

Açúcar baunilhado
Para usar em doces, em panquecas, para bater chantilly, para pôr nas pipocas, na fruta ou simplesmente no leite ou nos iogurtes para obter aquele toque especial.

- 500 g de açúcar
- 1 vagem de baunilha (pode já ter sido usada)

Corta a vagem de baunilha, com a ponta de uma faca, no sentido longitudinal. Coloca a vagem de baunilha num frasco hermético e cobre a vagem com açúcar. Fecha o frasco e deixa ganhar sabor durante pelo menos um mês. Durante este tempo agita o frasco de vez em quando (pode ser uma vez por semana).

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Cogumelos com Mozzarella e Tomilho

Hoje é dia de festa e por isso "convidámos" o Jamie Oliver para jantar. Esta entrada é do livro "Cozinha na Itália" e é muito fácil, rápida e saborosa. O Jamie Oliver leva os ingredientes ao forno num prato e sugere acompanhar os cogumelos com pão estaladiço, mas nós fizemos uma pequeníssima alteração e levámos os ingredientes ao forno no meio de duas tortilhas.

Para 2 pessoas
- 2 tortilhas
- 2 cogumelos frescos, finamente laminados
- 2 mãos-cheias de queijo mozzarella ralado
- 1 caule pequeno de tomilho, usar só as folhas
- sal
- azeite extra virgem

1. Pré-aquece o forno a 180ºC.

2. Coloca uma das tortilhas num prato que possa ir ao forno e à mesa. Distribui os cogumelos numa única camada por cima da tortilha. Espalha por cima o queijo e as folhas de tomilho. Tempera com sal e azeite e cobre com a outra tortilha.

3. Leva ao forno durante 10 minutos. Com a ajuda de uma espátula vira a quesadilla para tostar do outro lado. Deixa ficar durante mais 5 minutos. Corta a quesadilla em seis triângulos. Se desejares, acompanha com uma salada de alface ou de tomate.

Aniversário

Hoje o Três Galos na Cozinha faz dois aninhos. O nosso bebé está crescido...

A ideia para o blog surgiu enquanto víamos uma emissão continua da série "24 horas" e tudo por causa do bolo de iogurte que aparece no nosso primeiro post. Na altura eu estava desempregada e de vez em quando dava-me para fazer bolos e esse tinha saído com um aspecto tão apetitoso que me apeteceu fotografá-lo. Depois fiquei a olhar para a foto a pensar "O que raio é que vou fazer com isto?" Foi quando nos lembrámos do blog. Só nos faltava escolher um nome.

O nome tem uma explicação muito simples. Quando morava com os meus pais descobri um gosto escondido pela cozinha, gosto esse que trouxe comigo quando vim para o apartamento. Entretanto veio o Miguel e cada vez que eu estava a cozinhar ele tinha de mandar sempre o seu palpite. Na brincadeira lá lhe dizia que a cozinha só tinha lugar para um galo. É que temos maneiras muito distintas de cozinhar, ele cresceu a cozinhar com a mãe os pratos tradicionais portugueses e eu comecei a cozinhar seguindo uma receita, já que a minha mãe não é lá muito dada a cozinhados. (Desculpa mãezinha, é a mais pura verdade. Mas fazes uns bifes fritos e um salame de chocolate como ninguém!) A culpa não é dela e sim do meu pai, que só come bifes com batatas fritas, arroz e ovo estrelado.

E o terceiro galo? Esse é o Galo de Barcelos que partilha connosco a cozinha, bem lá no alto do seu poleiro para ver se finalmente havia ordem no "capoeiro". Com o tempo lá aprendemos a partilhar a cozinha e dessa aprendizagem nasce o blog.