sexta-feira, 30 de abril de 2010

Risotto de Camarão e Curgete

Há ingredientes que uma pessoa não se lembra de juntar, mas a blue cooking lembra-se. Na revista de Janeiro/ Fevereiro vem uma receita de massa que mistura curgete com camarão, com uma foto muito tentadora. Nós transformámos a massa em risotto e juntámos-lhe vodka. Maravilhoso!

Para 2 pessoas

- azeite

- 1 curgete pequena, cortada em meia-lua

- 250 g camarão médio, cozido e descascado

- 1/2 limão, raspa e sumo

- manteiga

- 1 dente de alho picado

- 150 g de arroz arborio

- 1 copo de vodka

- 500 ml de caldo de peixe

- queijo da ilha ralado

1. Numa frigideira aquece o azeite em fogo médio. Refoga a curgete cerca de 5 minutos. Junta o miolo de camarão e refoga durante mais 5 minutos. Adiciona a raspa de limão e borrifa com um pouco de vodka. Reserva o camarão e a curgete.

2. Refoga o alho em duas colheres de sopa de manteiga. Junta o arroz e deixa fritar ligeiramente. Acrescenta o copo de vodka e mexe até esta ter evaporado. Junta uma concha de caldo e mexe constantemente. Assim que o caldo evaporar, volta a juntar outra concha e assim sucessivamente. Antes de adicionar a última concha de caldo junta o camarão e a curgete. Mistura delicadamente.

3. Retira do lume e junta o sumo de limão e o queijo da ilha.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

D'Oliva Al Forno

No D'Oliva, em Matosinhos, a comida é italiana e com ingredientes de qualidade. Destacam-se as massas, os risottos e as pizzas, mas também há lugar para os sabores portugueses. Eu recordei o sabor do fetuccini com amêijoas e o Miguel ficou-se pelas costeletas de borrego com risotto de limão. As sobremesas ficaram para outra visita pois tínhamos lanchado bem e não nos sentimos tentados por nenhuma.

Talvez por desta vez ter ido num Domingo e haver demasiado espaço disponível senti-me pouco à vontade. Enquanto comia tinha a sensação que havia sempre um empregado a observar-nos e a ver-nos a levar uma garfada de fetuccini ou de risotto à boca. Por isso numa próxima vez vamos a uma 6ª ou a um Sábado, mas para isso temos de decidir com tempo e marcar (tel. 22 9351005/6/7).

A par da comida a música ambiente é a banda sonora ideal para saborear a refeição e combina na perfeição com o espaço cosmopolita deste antigo armazém, com ambiente tranquilo mas sofisticado. Os empregados são atenciosos, tendo no entanto uma simpatia quase ensaiada. O preço da refeição anda à volta dos 30€ por pessoa, mas são euros bem gastos.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Mousse de Chocolate Branco com Frutos Vermelhos

Já tenho o livro "Flagrante Delícia"! Tal como no blogue as fotos fazem crescer água na boca. E claro que com o livro na mão não podia deixar de experimentar uma receita. A estreia deu-se com esta mousse fantástica que todos adoraram. Na nossa opinião o doce de frutos vermelhos fica um pouco "ácido" demais, um pouco mais de açúcar resolva o problema, mas tirando isso estava perfeito.

Para 6 pessoas

Doce de frutos vermelhos

- 1 folha de gelatina

- 250 g de frutos vermelhos

- 30 g de açúcar

Mousse de chocolate branco

- 2 folhas de gelatina

- 2 gemas de ovo

- 100 ml de leite

- 180 g de chocolate branco, partido em pequenos pedaços

- 450 ml de natas

Doce de frutos vermelhos

1. Lava e hidrata a gelatina em água fria. Escorre bem e reserva.

2. Numa frigideira, salteia os frutos vermelhos até que comecem a soltar sumo. Retira do lume e coa os frutos vermelhos, reservando o sumo. Aquece o sumo com o açúcar numa caçarola e dissolve a gelatina. Retira do lume, mistura com os frutos e refrigera.

Mousse de chocolate branco

3. Lava e hidrata as folhas de gelatina em água fria. Escorre bem e reserva.

4. Bate as gemas com o leite. Leva ao lume numa caçarola, sem deixar ferver e mexendo continuadamente até engrossar (o creme estará no ponto quando cobrir as costas de uma colher). Retira do lume e mistura a gelatina e o chocolate, mexendo até homogeneizar. Deixa que o creme arrefeça até aos 35-37ºC (ao pôr um dedo no creme a temperatura não se deve sentir).

5. Numa taça, bate as natas até que fiquem firmes. Mistura 1/3 das natas batidas com o creme de chocolate, usando uma espátula. Incorpora as natas restantes em duas vezes, com movimentos suaves.

6. Distribui o doce de frutos vermelhos pela base de cada copo e cobre com a mousse. Refrigera até que a mousse fique firme. Decora com lascas de chocolate branco.

domingo, 11 de abril de 2010

Mercado Velho

O post de hoje é completamente inesperado e nada planeado. Aliás, se fosse seguir os meus planos ia estar agora a postar uma sobremesa, mas como a vida é feita de surpresas a massa de chocolate vai ter de ficar para outro dia, talvez amanhã.

Saímos de Aveiro às 12h30 em direcção a Vagos para deixar a minha avó em Santo António num almoço de Pascoela. Depois de deixarmos a "encomenda" no seu destino era chegada a altura de decidir onde almoçar. Decidimos ir experimentar um sítio que descobri por acaso, enquanto dei formação em Ouca.

A primeira vez que reparei no espaço estava parada num semáforo à espera que o sinal ficasse verde, chamou-me a atenção a parede do edifício. Só umas semanas depois, mais uma vez parada no semáforo, dei conta que era um restaurante e logo fiquei com vontade de o visitar. Não sei bem porque motivo, mas acabei por nunca lá ir durante o tempo que dei formação para aqueles lados. Se calhar faltou-me a coragem de ir sozinha, para além daquela parede tão chamativa. Mas quis Deus, com a contribuição da avó R. que hoje fosse o dia de transpor a porta n.º 54 da Praça da República (tel. 234 791 575) e de finalmente descobrir, ao som dos Deolinda, o que havia por trás daquela parede que tanto me fascinara.

Nem nos meus maiores sonhos podia adivinhar que nos esperava uma ementa tão rica de ingredientes e palavras. Aberta a dita fui logo conquistada e fiquei com vontade de provar tudo. Mas como tal não seria possível a escolha da entrada tinha de ser bem pensada.

Optámos por navegar entre mares desconhecidos e embarcámos numas "Vieiras gratinadas com mozzarella e molho cocktail em cama de juliana de alface e vinagrete de romã". Arre nome comprido para uma entrada tão pequena! Mas como diz o ditado "as mulheres não se medem aos palmos", tal como esta entrada que nos abriu o apetite para o resto da viagem. Seguimos muito bem acompanhados por um rosbife alto e um filet mignon escoltado por gambas, amêijoas e vieiras, onde cada garfada era uma lufada de sabor.

Mas o capítulo das sobremesas era por mim o mais aguardado, ou não fosse eu uma gulosa inveterada... Na hora de escolher seguimos a sugestão de quem nos serviu de guia nesta refeição e não nos arrependemos. Não me lembro do nome completo das sobremesas, por isso fica apenas a versão resumida: panacotta de licor Beirão com petazetas de coca-cola, colin de chocolate com gelado de cardamomo e cheesecake morno de maracujá com gelado de baunilha envolto em kiwi caramelizado.

Há quem diga que os grandes chefs de cozinha são homens, só que toda a regra tem a sua excepção e aqui quem lidera a cozinha é uma mulher. E como num restaurante nem só a ementa conta resta-nos dar os parabéns a quem teve a ousadia de abrir um restaurante cheio de qualidade e simpatia, fora dum centro urbano. No final pagámos cerca de 20€ cada um e saímos muito satisfeitos, prontos para passar o resto do Domingo esticados ao sol.

domingo, 4 de abril de 2010

Cupcakes de Chocolate

A receita destes cupcakes é do blog "Italian Foodies", que tem excelentes receitas de comida italiana, especialmente massas. O objectivo era fazer uns cupcakes de Páscoa, só que a coisa não correu muito bem. Antes de colocar a massa no forno "espetei" no interior um ovo de chocolate da Páscoa em cada forma, com esperança que o ovo fosse derreter tipo petit gateau, mas no final os ovos derreteram e o chocolate ficou todo no fundo. A cobertura dos cupcakes também não ficou tão escura como na fotografia da receita original, tendo ficado mais parecida com mousse de chocolate instântanea, pálida e fofa. Apesar de tudo isso os cupcakes ficaram saborosos, mesmo não tendo morrido de amores por eles. Juntámos os cupcakes ao folar da Páscoa, que a minha avó me dá todos os anos e a uns croissants e fizemos um lanche de Páscoa.

Para 12 cupcakes

- 150 g da manteiga

- 50 g de chocolate derretido

- 2 c. de sopa de leite

- 150 g de açúcar baunilhado

- 2 ovos grandes

- 115 g de farinha com fermento

- 35 g de cacau em pó

- 1 c. de chá de fermento em pó

1. Pré-aquece o forno a 190ºC e coloca as forminhas de papel nas formas para queque.

2. Derrete o chocolate juntamente com a manteiga e o leite em lume muito fraco.

3. Bate os ovos com o açúcar até teres um creme esbranquiçado. Adiciona o chocolate e a manteiga derretida, mistura bem. Junta a farinha, o fermento e o cacau em pó e bate bem até obteres um creme homogéneo.

4. Divide pelas forminhas de papel e leva ao forno durante 20 minutos.

Para a cobertura

- 30 g de manteiga

- 100 g de açúcar em pó

- 200 g de queijo creme

- 1 c. de sopa de cacau em pó

5. Para fazeres a cobertura mistura todos os ingredientes, espalha por cima dos bolos e decora com amêndoa laminada.