sábado, 26 de junho de 2010

Peixe ao Sal

Qualquer peixe pode ser assado inteiro no sal, mas é preciso arranjá-lo primeiro. Também tens de ter cuidado para não deixar o sal em contacto com nenhuma parte interior do peixe, se não corres o risco do peixe ficar demasiado salgado, como nos aconteceu no outro dia. O Miguel fez para o jantar um robalo assado no sal, mas não sei o que é que lhe passou pela cabeça ao fazer uns cortes no lombo do peixe... Resultado: robalo hiper mega salgado, quase que nem dava para comer. Como não chegámos a nenhum concenso sobre a melhor maneira de conseguir uma boa crosta de sal pedimos ajuda ao Jamie Oliver (em Itália), que nos sugeriu uma crosta perfumada.

Para 4 a 6 pessoas
- 2 kg de peixe, limpo e amanhado
- ervas aromáticas (usámos salsa e aneto)
- 2 limões, 1 às rodelas e a raspa do outro
- 3 kg de sal grosso
- raspa de 1 laranja
- 1 ovo batido
- azeite

1. Pré-aquece o forno a 220ºC.

2. Recheia a cavidade com a mistura de ervas aromáticas e rodelas de limão.

3. Mistura o sal com a raspa de limão e de laranja e o ovo. Deita uns pingos de água e amassa bem a mistura, até parecer areia molhada.

4. Faz uma camada de 1 cm com o sal num tabuleiro de ir ao forno. Pincela a pele do peixe com azeite e põe por cima da cama de sal. Põe o resto do sal por cima, carregando com as mãos para apertar bem. Não é preciso tapares a cabeça e a cauda. Assa o peixe no forno durante 20 a 40 minutos.

5. Serve à mesa, partindo a crosta de sal em frente dos teus convidados, e acompanha com salada.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Lulas com Batata Doce

Ultimamente o tempo para cozinhar não tem sido muito e confesso que temos comido poucas vezes em casa. Comer fora pode ser muito prático mas ao fim de uns dias farta e não há nada como a comida caseira, nem que para isso seja preciso almoçar às quatro da tarde...

Se os ingredientes estiverem prontos de véspera, este prato é muito rápido de preparar e um excelente petisco.

Para 2 pessoas

- 200 g batata doce, cortada às rodelas

- 400 g de lulas, limpas e cortadas em tiras finas

- sal

- sumo de 1 limão

- azeite

1. Tempera as lulas e os tentáculos com sal e o sumo de limão. Deixa marinar durante 30 minutos. Num wok salteia as lulas em azeite bem quente, até estarem estaladiças.

2. Frita as rodelas de batata doce (com pele) em azeite. Seca-as em papel de cozinha e mantém-as quentes, até as lulas estarem prontas.

3. Dispõe num prato as batatas, depois as lulas e rega com um fio de bom azeite.

Toucinho

A família rumou mais uma vez a Santarém, desta vez para assistir ao Festival de Tunas Femininas e para cantar os parabéns à minha mana mais nova. No Domingo fomos almoçar ao mítico Toucinho, em Almeirim.

Para se almoçar no Toucinho tem que se marcar ou então estar preparado para uma longa espera. Mesmo marcando tem que se chegar a horas ou então perde-se a mesa, já que a clientela é muita. Quando se entra é impossível não perceber que ali se respira festa brava, já que as paredes das salas estão carregadas de artigos alusivos à tourada. O serviço não prima pela simpatia e é um bocado a despachar, mas assim que o pão caseiro e quentinho vem para a mesa já nem pensamos nisso...

A especialidade é a sopa da pedra, que é suficiente como refeição. Para os que acham que só uma sopita não basta, recomendamos as carnes que são saborosas e de qualidade. Desta vez comemos uns lombinhos de porco na vara (pau de loureiro) que estavam muito bem confeccionados. Como tínhamos bolo de aniversário ninguém se aventurou nas sobremesas, mas recomendo que provem a tarte de natas.

A comida é realmente boa e só assim nos conseguimos abstrair do barulho e da confusão que nos rodeia. A relação qualidade/preço é boa, 12€/pessoa, sendo garantido que se sai do n.º 20 da Rua de Timor de barriga cheia, sem espaço para mais nada que não seja um café.