quarta-feira, 28 de julho de 2010

Fusilli de Curgete

Já lá vai um tempo que ando para fazer este post, mas não havia maneira de acertar com a receita. Ora foram os ovos que cozeram, ora foi a curgete que era rija, ora foi a foto que não ficou bem... Enfim, vida de "food blogger" não é fácil e à conta disso andamos a comer massa com curgete há três semanas. Foi até acertar.

Esta massa é ideal para um almoço de semana, por ser fácil e rápida de preparar. Também é bastante versátil, pois dá para acrescentar diferentes ingredientes à curgete.

Para 2 pessoas
- 200 g de fusilli
-sal
- 2 curgetes pequenas
- 1 dente de alho, picado
- azeite
- 6 folhas de manjericão, grosseiramente picadas
- 1 gema de ovo
- queijo da ilha ralado

1. Começa por cozer a massa em água a ferver com sal, segundo as instruções da embalagem ou até estar al dente.

2. Enquanto a massa coze, corta a curgete longitudinalmente e depois em pequenas "tiras" (tipo batata palha, mas não tão pequena). Reserva.

3. Aquece um fio de azeite num wok. Adiciona o alho e a curgete e vai mexendo até esta amolecer. Retira o wok do lume e junta a gema de ovo, mexendo sempre, para não cozer. Junta a massa escorrida e envolva bem. Por fim polvilha com queijo ralado e manjericão.

4. Serve simples ou com atum, salsicha, presunto ou bacon.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Maçã Assada com Mirtilos

Hoje é o Dia Internacional dos Avós e a minha avó a modos que nos mata se nós nos esquecemos deste dia. Este ano tive a ideia de fazer uma sobremesa que homenageasse os meus avós, só que a tarefa não se revelou muito fácil... No final acabei por fazer apenas uma sobremesa que associo à minha avó.

A sobremesa inicial misturava arroz doce com maçã assada, mas não consegui que as duas coisas ligassem na perfeição. Os mirtilos deram um toque de modernidade à receita e tive como fonte de inspiração o show cooking do Chakall, que decorreu no Sábado na FARAV (o Chakall está a fazer uma volta a Portugal em carrinha onde faz pratos com produtos locais. Em Aveiro fez uma sobremesa cinco estrelas com pão de ló de Ovar e mirtilos).

Para 1 pessoa
- 1 maçã, descascada e descaroçada (a maçã da foto tem casca, mas só por uma questão de falta de tempo e de preguicite aguda. O ideal é mesmo descascar a maçã.)
- 1 c. sopa de mirtilos
- 1/2 c. de chá de canela em pó
- 1 c. de chá de açúcar mascavado
- 1 c. de chá de manteiga, à temperatura ambiente
- sumo de 1 clementina

1. Pré-aquece o forno a 190ºC.

2. Numa taça pequena mistura os mirtilos, a canela e o açúcar. Recheia a maçã com esta mistura e por cima põe a manteiga. Coloca a maçã num prato fundo que possa ir ao forno e rega-a com o sumo de clementina.

3. Leva ao forno durante 1 hora e vai regando as maçãs com o sumo.

4. Serve imediatamente, ainda quente, ou então morna. Se quiseres podes acompanhar com uma bola de gelado de baunilha ou nata para tornar a sobremesa mais fresca.

domingo, 11 de julho de 2010

"Pneu" de Verão

Não, este post não é para falar sobre os "pneus" que teimam em importunar a malta no Verão... Este post é antes um regresso ao passado, ao tempo em que não havia águas gaseificadas com sabor e ao tempo em que, aos domingos à tarde, me sentava no sofá a ver um qualquer filme "domingueiro" acompanhada duma vodka. Este post é sobre a minha recriação desses tempos com cheirinho a Verão.

Para 1 copo
- 1 garrafa de água Castello
- 1 shot de vodka
- 1 lima, cortada em quartos
- 2 pacotes de açúcar
- 2 morangos, cortados em rodelas

1. Num copo alto junta o açúcar e a lima. Esmaga com a ajuda de uma colher. Adiciona a vodka e esmaga mais um pouco. Por fim, junta o gelo, a água Castello e as rodelas de morango.

2. Serve de imediato e saboreia o Verão!

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Pavlova de Chocolate e Creme de Mascarpone e Amora

A primeira vez que fiz o creme de mascarpone e amora foi com a ajuda da minha "neta" D. e foi para um cheesecake. O objectivo era aproveitar os "restos" de cereais de pequeno-almoço que estavam guardados num frasco de vidro à espera que eu soubesse o que fazer com eles. Usá-los como base de cheesecake pareceu boa ideia, mas o resultado não ficou tão bom quanto isso, mesmo tendo o creme ficado divinal.

Entretanto ocorreu-me que o creme devia ficar bem melhor com suspiros. Desfiz uns quantos e misturei com o creme. Acreditem que ficou espectacular.

Depois disto lembrei-me que andava há algum tempo para experimentar fazer pavlova e que com o creme por cima devia obter uma excelente sobremesa. Nem de propósito o Donal Skehan colocou uma receita de pavlova no seu blog. Segui mais ou menos a receita e acrescentei-lhe um bocado de chocolate em pó.

Para 8 mini-pavlovas
- 200 g de açúcar
- 4 claras de ovo
- 2 c. de chá de farinha Maizena
- 1 c. de chá de vinagre de vinho branco (usei vinagre de maracujá)

Creme de Mascarpone e Amoras
- 200 ml de natas
- 1 embalagem de mascarpone
- 4 c. sopa de açúcar
- 1 embalagem de amoras (mais umas quantas para decorar)

1. Pré-aquece o forno a 150ºC. Coloca uma folha de papel vegetal no tabuleiro de forno e desenha 8 círculos, com a ajuda dum pires de café.

2. Bate as claras em castelo. Adiciona o açúcar aos poucos. Usando um Salazar mistura gentilmente a farinha e o vinagre.

3. Divide a mistura de merengue pelos oito círculos e leva ao forno durante 45 minutos. Retira do forno e deixa arrefecer completamente.

4. Bate as natas até estarem firmes. Junta o mascarpone, o açúcar e as amoras trituradas. Leva ao frigorífico.

5. Puco tempo antes de te deliciares com a sobremesa, espalha o creme por cima das pavlovas de chocolate. Decora com as amoras inteira e rega com molho de chocolate, se desejares.

domingo, 4 de julho de 2010

Gambozinos, Reserva 2005

Visto que a comida e vinho estão intimamente ligados, hoje iniciamos uma nova rubrica, onde pretendo partilhar o que penso sobre os nectares portugueses que se vão abrindo aqui em casa. Como a Sara não "pesca" nada de vinhos estas são as minhas palavras de estreia no blog.

A garrafa de Gambozinos foi-nos oferecida pela família C.S. no Natal de 2009 e repousava calmamente na nossa garrafeira, à espera da refeição certa. E a verdade é que acompanhou na perfeição o risotto de abóbora e frango com romã.

Este é um vinho encorpado, de sabor prolongado que vai bem com pratos de carne ou então como aperitivo a acompanhar queijos fortes e condimentados.

Produzido em: Rio Torto
Região: Douro
Tipo: Tinto
Castas: Touriga Nacional, Tinta Roriz e Touriga Franca