domingo, 27 de fevereiro de 2011

Frango Assado com Rosmaninho e Tomilho

Continuamos na saga de esvaziar o congelador. Esta semana foi a vez de despacharmos os frangos que por lá andavam. Achei que por esta altura a tarefa já estivesse concluída, mas não... tem sido um entra e sai no congelador e esvaziá-lo não está a ser tão simples como pareceu no início.

Os dias têm estado solarengos e pedem pratos que nos reconfortem e que nos recordem a Primavera, que chega já no próximo mês. Este frango é uma excelente opção para uma refeição enquanto aproveitamos os dias quentes neste Inverno. O frango fica suculento e sentes as notas das ervas aromáticas com um toque de citrinos, tornando-se numa refeição muito fresca.

Para 4 pessoas
- 1 frango
- 2 limões
- azeite
- 6 hastes de tomilho
- 3 hastes de rosmaninho
- 3 dentes de alho

1. Pré-aquece o forno a 180ºC.

2. Pica grosseiramente três hastes de tomilho e mistura-as com uma quantidade generosa de azeite. 

3. Coloca o frango numa travessa de ir ao forno. Espreme o sumo de limão e reserva as cascas. Pincela o frango com o azeite aromatizado. Enche a cavidade com o rosmaninho, as restantes hastes de tomilho, os dentes de alho esmagados com a casca e as metades de limão cortadas às rodelas.

4. Assa o frango durante duas horas ou até a pele ficar dourada e estaladiça. Serve com uma salada ou acompanhado de batatas novas assadas com rosmaninho.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Canastra do Fidalgo

"Neste brinde se deseija uma longa uniao e que juntos sempre andem o meu e o teu curação"*

Dois anos depois, brindámos ao mesmo, com o espumante que nos foi oferecido à chegada da Canastra do Fidalgo. Há restaurantes cujo valor vai muito além daquilo que nos servem e que não nos conquistam só pelo estômago. E este é um desses restaurantes, onde tudo parece perfeito e onde podemos encontrar o nosso norte. Lembrando as refeições que aqui já fizemos pergunto-me como seria não termos conhecido este espaço que tanto marcau o início "oficial" da nossa vida a dois.
O restaurante é informal e existe sempre um sorriso no rosto de quem nos recebe. A decoração do espaço remete-nos para os icones da região: as típicas casas às riscas da Costa Nova, alinhadas de frente para a ria, as velas de moliceiros e as canastras, usadas para nos apresentar a ementa. Junto às janelas, ou então na esplanada, é possível ver a Ria de Aveiro, mesmo do outro lado da estrada. Não fossem os carros estacionados mesmo em frente e mais se poderia ver deste grande espelho de água.

Então, e a comida? É tradicional e cada garfada é um prazer! O destaque vai para os pratos de peixe, desde as enguias fritas, como entrada ou acompanhadas por arroz de tomate, aos chocos fritos ou ao peixe fresco grelhado. A carne também deve ser boa, mas nunca fomos por aí. Quando lá vamos o Miguel escolhe sempre o magnífico bacalhau à canastra e eu costumo acompanhá-lo, só que desta vez apetecia-me variar. Escolhi o polvo à lagareiro e não me arrependi nadinha.
Se há uns anos atrás me tivessem dito que um dia o polvo à lagareiro ia ser um dos meus pratos favoritos, teria mandado internar a pessoa na hora. Nesses tempos, a simples imagem da minha mãe a molhar o pão no azeite arrepiava-me toda, quanto mais pensar em comer algo a nadar em azeite. Mas agora abri as portas do meu paladar ao ouro líquido e aqui comi o melhor polvo à lagareiro da minha vida. Era tenro e a faca cortava aqueles tentáculos maravilhosos como se fossem manteiga.  
A terminar a refeição, chegada a hora da sobremesa, as natas do céu são a escolha certa. De tão leves e fofas levam-nos até ao paraíso, que pode muito bem ser ali, entre a ria e o mar...

Canastra do Fidalgo
Av. José Estevão, n.º 240 r/c
Costa Nova, Ílhavo
Tel.: 234 394 859
Preço médio: 30€/pessoa

* Os erros nesta quadra são propositados, não vá alguém ficar a pensar que andamos para aqui a assassinar a nossa língua.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Ovos Mexidos com Compota de Piripiri

Na 5ª feira aproveitei que estava um lindo dia de sol, para recuperar um hábito antigo, passear sem destino por Aveiro. Os meus passos levaram-me até à loja de mercearia fina Pé de Videira.

A montra alusiva ao Dia dos Namorados estava tão bonita, com os corações em feltro, os cupcakes e o lenço dos namorados, que entrei para ver se encontrava alguma coisa para supreender o Miguel.  Trouxe um frasco de geleia e um dos novos produtos em loja, a compota de piripiri da marca Maria Gourmet.

Enquanto pagava começámos a falar dos lenços dos namorados e das suas escritas de amor e de como é uma pena muitas pessoas não conhecerem a história que está por trás desta tradição minhota e da sua escrita peculiar. No decorrer da conversa lembrei-me do lenço que nos foi oferecido pela G. no dia do nosso casamento, quando estávamos cobertos de pétalas e de arroz e que tem uma frase relativa ao Dia dos Namorados. Perguntei se queriam que o emprestasse e foi assim que o nosso lenço foi parar à montra da loja e por lá deve ficar até ao final do mês. 

Saí da loja bem disposta e continuei a minha caminhada a pensar no que iria fazer com a compota. Só quando cheguei a casa é que me lembrei dum post de pequeno-alomoço do Donal Skehan que envolvia ovos mexidos e compota de piripiri. Como andamos há muito tempo a falar de  experimentar um pequeno-almoço diferente esta receita pareceu-nos perfeita para começar a comemorar o Dia dos Namorados.
Nós sabemos que o dia é só amanhã, mas decidimos começar já hoje a acender a chama, com estes ovos mexidos que nos puseram "on fire" logo pela "manhã".

A compota tem uma textura muito suave e ao início nem parece muito picante, mas passado uns minutos é mesmo de chamar os bombeiros. Eu como sou um bocado fraquinha fiquei-me só por uma torrada, a outra barrei-a com manteiga e pus os ovos por cima.

Para 2 pessoas
- 4 ovos
- 3 c. sopa de leite
- sal q.b.
- 1 c. sopa de manteiga
- 2 padas, cortadas ao meio e torradas
- 4 c. de sopa de compota de piripiri

1. Numa taça bate os ovos para misturares as claras e as gemas. Junta o leite e uma pitada de sal. Bate energeticamente até obteres uma mistura homogénea.

2. Numa frigideira antiaderente derrete a manteiga. Junta os ovos e mexe com uma colher de pau, evitando que a mistura solidifique. Quando os ovos começarem a ficar cozinhados retira do lume e espalha-os por cima da pada torrada, barrada com a compota de piripiri.

3. Se estiveres a servir os ovos ao pequeno-almoço acompanha com um copo de leite, mas se for uma refeição ligeira serve com uma mini fresquinha.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Risotto de Ananás e Tâmaras com Bacon

Tâmaras com bacon é sem dúvida alguma um aperitivo que não precisa de grande apresentação, mas aqui há uns meses ocorreu-nos transformá-lo numa refeição.

Quando tivemos esta ideia soubemos logo que o acompanhamento tinha de ser risotto. Começámos por experimentar com um risotto simples de queijo da ilha, no entanto a combinação não resultou. Precisávamos de alguma coisa que cortasse o doce das tâmaras. Depois de muito puxarmos pela cabeça fomos buscar inspiração ao "2780 Taberna - Cozinha Experimental" e encontrámos lá exactamente o que procurávamos, risotto de ananás!

A junção é brutal e só ficou mesmo a faltar a hortelã, que nos esquecemos de comprar na véspera e não nos apeteceu sair de casa só por causa dum ingrediente. Foi pena, porém a vontade de passar o dia todo a pastar em pijama falou mais alto.

Para 4 pessoas
- 1 ananás dos Açores
- 0,75 l de caldo de legumes
- 200 g de arroz arborio
- 2 cebolas picadas
- 2 dentes de alho
- 1 copo de vodka
- azeite de limão (ou normal se não conseguires arranjar de limão)
- 1 c. sopa de manteiga
- 50 g de queijo da ilha ralado
- 1 ramo de hortelã picada
- 32 tâmaras
- 32 fatias de bacon finissímas

1. Pré-aquece o forno a 190ºC.

2. Arranja o ananás descascando-o, retirando a parte dura do centro e partindo-o em pequenos cubos.

3. Retira o caroço às tâmaras. Enrola cada tâmara numa fatia de bacon e prende com um palito. Dispõe-as numa travessa que possa ir ao forno. Leva ao forno durante 20 minutos ou até o bacon estar dourado.

4. Entretanto vai fazendo o risotto. Num tacho começa por saltear em azeite as cebolas e o alho bem picados, juntamente com o ananás. Junta o arroz e envolve bem até começar a ficar translúcido. Nesta altura junta a vodka e mexe até que o álcool evapore. Adiciona o caldo bem quente, concha a concha, mexendo sempre em redor de todo o tacho. Quando estiver a ficar al dente junta a hortelã bem picada, o queijo ralado e no final a colher de manteiga.

5. Serve de imediato, acompanhado pelas tâmaras com bacon.