sábado, 28 de maio de 2011

Palitos de Curgete com Ovo Escalfado

E ao vigésimo dia eis que surge uma nova receita... que pode servir como salada numa refeição leve ou então como entrada.
A receita é do Henrique Sá Pessoa, para o programa Ingrediente Secreto, num episódio dedicado à curgete. É mais ou menos o que nós vamos andar a fazer nos próximos dias para podermos gastar as curgetes que a minha "irmã" do Oeste nos trouxe, directamente do quintal dos pais dela, juntamente com nozes e alecrim. Os ovos vieram das galinhas dos meus pais que ultimamente andam muito poedeiras!

Para 2 pessoas
- 4 curgetes pequenas
- azeite
- 3 cubos de manteiga
- sal
- 2 ovos
- cebolinho picado
- vinagre
- 1 iogurte natural

1. Utiliza o exterior das curgetes e corta-o em forma de palitos grossos. Aquece o azeite numa frigideira com a manteiga. Quando estiver bem quente, junta as curgetes e tempera com uma pitada de sal. Vai mexendo os palitos de curgete e quando estiverem dourados junta o cebolinho, mexe e retira do lume.

2. Entretanto, coloca água a ferver para fazer o ovo escalfado. Quando a água estiver a ferver junta o vinagre (para 10 partes de água junta 1 parte de vinagre). Mexe a água com as varas no sentido dos ponteiros do relógio. Baixa o lume da água e coloca o ovo no centro do remoinho. Escalfa o ovo durante 2/3 minutos. Retira o ovo pronto e escorre-o. Tempera com uma pitada de sal.

3. Serve tudo com um pouco de iogurte natural e um fio de azeite.

domingo, 8 de maio de 2011

Compota de Pêssego e Cardamomo

Ontem fomos ao mercado procurar ruibarbo para fazer compota de morangos e ruibarbo, mas como não encontrámos e pareceu-nos que não sabiam bem do que estávamos a falar, mudámos de ideias. Comprámos os legumes que precisávamos para a sopa, fruta para durante a semana e uns pêssegos carecas que estavam mesmo a olhar para nós. Como já devem ter percebido os pêssegos tiveram como destino a panela e adicionei-lhes umas sementes de cardamomo que andava mortinha por usar. 

A combinação é perfeita! A doçura dos pêssegos e o travo a citrinos do cardamomo tornam a compota uma explosão de frescura e ao abrirmos o frasco sentimos um suave perfume a Primavera. Para tornares o sabor ainda mais intenso, serve a compota com queijo amanteigado de vaca e ovelha por cima duma língua de veado estaladiça...

Para 2 frascos
- 1 kg de pêssegos cortados (precisas de mais ou menos 1,5 kg de pêssegos inteiros)
- 500 g de açúcar
- 4 sementes de cardamomo

1. Numa panela de tamanho médio coloca o pêssego cortado em cubos e o açúcar. Leva a lume médio durante 5 minutos. Retira do lume e junta as sementes de cardamomo partidas, dentro duma bola de rede para chá (assim é mais fácil depois retirares as sementes). Deixa repousar de um dia para o outro.

2. Leva a panela a lume médio durante meia hora, mexe de vez em quando e vai esmagando o pêssego com a ajuda de um garfo.

3. Quando tiveres obtido a consistência desejada (eu gosto da compota mais líquida), passa a mistura para frascos esterilizados e enche até cima. Fecha os frascos com a compota ainda quente e vira-os ao contrário até arrefecerem.