sábado, 31 de março de 2012

Macarons de Chocolate

quase tão trabalhoso como conseguir o macarron perfeito.
Já queria experimentar fazer macarons há uns anitos, mas como parecia que uns singelos macarons tinham tanta ciência como uma equação de Schrödinger fui deixando-os na gaveta. No inicio do mês decidi que era altura de lhes dar uma hipótese e tenho sentido o mesmo fascínio por estes pequenos biscoitos de amêndoa, como o que sentia, nos meus tempos de estudante de física, pela teoria da relatividade de Einsten, fractais, poços de potencial ou equação de Schrödinger.
tal como com os macarons, no inicio não se acerta logo com o resultado,
mas a prática leva-nos lá.
Iniciei a confecção dos macarons como quem resolve uma equação... Primeiro analisa-se o problema (ou seja, ler a receita), de seguida faz-se uma lista dos dados e das variáveis (leia-se, mise-en-place) e depois então começa-se a resolver o problema (neste caso, mãos à obra e macarons para o forno). Em física enquanto não conseguia resolver um qualquer exercício andava com ele às voltas até chegar à solução. Enquanto isso não acontecesse andava com as folhas dos livros para trás e para a frente, na esperança de descer sobre mim uma inspiração divina. Chegava a sonhar com os exercícios e houve até uma vez que cheguei a sonhar com a solução para o exercício, acho que era mesmo a equação de Schrödinger, e rabisquei-a meia a dormir num papel. Claro que quando acordei, o que tinha gatafunhado não me deixou mais perto de resolver a equação...
Com os macarons passa-se mais ou menos a mesma coisa. As variáveis para conseguir O Macaron perfeito são quase tantas como as da equação de Schrödinger e há duas noites sonhei que trabalhava na Ladurée de Saint-Germain de Prés! Claro que quando acordei a realidade era outra e ainda não tinha conseguido fazer uns macarons em condições.
Os primeiros que fiz tinham o tão desejado pé, mas devido ao tempo excessivo a descansar estalaram todos e o sabor não era aquela delicia que se espera. Na segunda tentativa já consegui que ficassem deliciosos, só que perdi o pé (descansaram pouco tempo) e continuei sem obter uns biscoitos agradáveis à vista. Acho que me está a faltar mesmo um Pai Nosso e uma Avé Maria para ver se entra alguma inspiração divina no forno.

Para 20 Macarons
Ganache de Chocolate (retirado de London Eats)
- 200 g de chocolate, partido em bocados
- 130 g de natas
- 25 g de açúcar baunilhado
- 38 g de azeite de baunilha

1. Coloca os bocados de chocolate numa taça à prova de calor.

2. Aquece as natas e o açúcar num púcaro. Deixa ferver durante 30 segundos e verte sobre o chocolate. Deixa repousar durante 1 minuto e mexe até que a mistura fique lustrosa e homogénea. Deixa a mistura arrefecer ligeiramente e adiciona o azeite baunilhado, mexendo constantemente.

3. Leva ao frigorífico enquanto fazes as conchas.

Conchas (retirado de David Lebovitz)
- 100 g de claras de ovo, à temperatura ambiente
- 50 g de amêndoa em pó
- 100 g de açúcar em pó
- 25 g de cacau em pó
- 65 g de açúcar granulado

1. Marca 20 círculos de 3 cm de diâmetro e separados 3 cm em duas folhas de papel vegetal. Coloca as folhas num tabuleiro de forno, com os círculos virados ao contrário. Num copo alto prepara um saco de pasteleiro.

2. Começa por peneirar a amêndoa, o açúcar em pó e o cacau em pó para uma taça. Mistura bem os três pós num 1,2,3 para garantir que fica tudo bem misturado e fininho.

3. Numa taça bate as claras até começarem a ficar em castelo. Junta o açúcar granulado e bate as claras até ficarem bem firmes e ganharem a consistência de merengue.

4. Com um salazar mistura cuidadosamente os ingredientes secos, em duas vezes, às claras batidas. Quando a mistura estiver suave pára de misturar e passa-a para o saco de pasteleiro e "fecha" o saco com uma mola para sacos (assim prevines que o creme saia por cima se te distraires, que foi o que me aconteceu da primeira vez).

5. Espreme o saco de pasteleiro e preenche os círculos que desenhaste. Bate com o tabuleiro na banca para retirar o ar dos macarons e deixa-os descansar durante 30 minutos. (Entretanto pré-aquece o forno a 150ºC). Passado esse tempo leva-os ao forno durante 15-18 minutos. Retira do forno e deixa-os arrefecer completamente antes de os retirares do tabuleiro.

Quando a ganache estiver a ficar firme, mas ainda ligeiramente fluída, passa metade para um saco de pasteleiro (guarda a outra metade no frigorífico para outra fornada). Cobre uma concha de macaron com a ganache e coloca outra concha por cima, como se fosse uma sandes. Espera pelo dia seguinte para saboreares e apreciares a tua obra de arte (ou não).

domingo, 25 de março de 2012

Frango Cremoso com Cogumelos

Hoje o ponteiro das horas avançou sorrateiro durante a noite e deixou o nosso "relógio" desorientado. Para o nosso almoço/lanche/quase jantar, já perto das 6h da tarde, optámos por repetir esta receita de frango do blog Food Figure. Da primeira vez a fotografia ficou horrorosa e a mim pareceu-me uma boa maneira de aproveitar este primeiro dia de anoitecer mais tardio.

Fizemos pequenas alterações, como por exemplo, não adicionámos o bacon frito todo ao molho. O bacon acrescenta sabor ao molho mas também perde a sua componente estaladiça, daí termos guardado algum para adicionar só no fim. Também não acrescentámos sal, pois o bacon e o caldo de galinha já têm sal mais do que suficiente.

Para 2 pessoas
- 2 peitos de frango sem pele, cortados em tiras grossas
- 1 embalagem de cogumelos, cortados em quartos
- 6 fatias de bacon, cortadas em tiras grossas
- azeite
- 3 dentes de alho picados
- 1 chávena de caldo de galinha
- 1 pacote de natas
- salsa picada

1. Num wok untado com um pouco de azeite cozinha o bacon em lume médio até estar estaladiço e dourado (cerca de 5 minutos). Retira o bacon do wok e reserva.

2. Adiciona 1 c. de sopa de azeite ao wok e junta os cogumelos. Cozinha os cogumelos até que eles comecem a ganhar cor (10 minutos). Retira os cogumelos do wok e reserva.

3. Adiciona mais uma c. de sopa de azeite e junta os peitos de frango. Salteia o peito de frango durante mais ou menos 5 minutos.

4. Acrescenta os cogumelos, metade das tiras de bacon, o caldo de galinha e as natas. Deixa o molho reduzir durante 10 a 15 minutos em lume alto ou até ter a consistência pretendida.

5. Polvilha o frango com a salsa picada e o restante bacon. Serve acompanhado com pão saloio ou arroz branco.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Come chocolates, pequena

Desde pequena que sou uma gulosa inveterada e no topo das gulodices sempre esteve o chocolate, de todas as cores, formas e feitios! Também em pequena, apaixonei-me por Óbidos. O Festival Internacional de Chocolate é por isso a desculpa ideal para juntar dois amores antigos. Desta vez foi também a oportunidade perfeita para um doce fim-de-semana em família.
O melhor é chegar à vila de manhã, para se conseguir ver as coisas antes das extensas filas e da grande confusão. É dentro da cerca do castelo que a maior parte da magia acontece, ou não fosse a Disney o tema deste ano. A par dos pontos de venda a grande atracção são as esculturas de chocolate. Podes ver esculturas do Pirata das Caraíbas, do Nemo e, a mais espectacular de todas, do Castelo da Bela Adormecida. Não faltam actividades ligadas a este ingrediente, como espectáculos de dança, workshops e cursos de chocolataria. Eu fiz o de nível I e logo à entrada fiquei um pouco desiludida com a pouca complexidade do curso. Mesmo sendo um nível muito básico deu para aprender alguns truques e no final comemos um bocado de brownie e de trufa italiana.  
Nas barraquinhas encontras todo o tipo de comida e bebidas "condimentadas" com chocolate, nem mesmo o queijo escapa ao rei da festa. A oferta é tanta que o difícil é mesmo escolher... Abrimos as hostes com uma ginja em copo de chocolate e depois do almoço, com vista para as muralhas, dividi um crepe de nutella e morangos com a minha irmã. Para casa trouxe uma caixa de estimulador de paciência (Funmácia) e uma caixa sortida de bom-bokas, que têm sido saboreadas devagar.
Nem imaginam as saudades que tinha destas bombas de chocolate... As que se vendem nos supermercados não chegam nem aos calcanhares das antigas da Imperial, mas as que vieram do festival chegam bem lá perto e fazem mesmo lembrar as bom-bokas da minha infância. Ainda me lembro da alegria que senti quando, numa viagem de comboio com os meus avós para Lisboa, um casal que ia na mesma carruagem que nós me ofereceu uma caixa inteira de bom-bokas de morango. Deliciei-me com todas elas e devo ter ficado como as crianças que vi a passear no festival, de olhos a brilhar e toda lambuzada de chocolate...

quinta-feira, 8 de março de 2012

Mousse M

Hoje os convites sabem a chocolate negro, sabem a rosas e a suspiros. E os instantes são femininos e delicados...

Para 6 a 8 mulheres
- 200g de chocolate
- 3 c. sopa de leite
- 6 ovos
- 6 c. sopa de açúcar
- 3 c. de sopa de azeite de baunilha (se não tiveres deixa marinar, durante 15 minutos, no azeite as sementes de baunilha)
- suspiros
- geleia de rosas
- framboesas

1. Em banho-maria derrete o chocolate partido em bocados com o leite. Mexe bem até a mistura estar homogénea.

2. Parte os ovos e separa as claras das gemas. Bate as claras em castelo e reserva.

3. Bate as gemas com o açúcar e o azeite de baunilha, até a mistura começar a ficar esbranquiçada. Junta o chocolate derretido e mexe bem. Com a ajuda do salazar envolve bem as claras em castelo. Verte para uma taça e leva ao frigorífico até ficar firme.

4. Serve a mousse de chocolate e baunilha com os suspiros desfeitos em bocados, a geleia de rosas e as framboesas.

terça-feira, 6 de março de 2012

Compota de Banana e Pêra

A continuar assim um dia destes temos de mudar o nome do blog para "Três Galos Fora da Cozinha". Ultimamente temos andado afastados dos tachos e das experiências culinárias... Não quer isto dizer que não nos andemos a alimentar, apenas significa que a inspiração para testar novos pratos tem sido pouca. Mas ainda assim uma pessoa tem que comer e, de cada vez que ia à cozinha, o monte de frascos de compota vazios, em cima do armário, andava-me a inquietar. Vai daí, a semana passada decidi que era hora de fazer  alguma coisa para encher alguns dos frascos e assim mudá-los de sítio. Ainda pensei em fazer geleia e compota de marmelo, mas isso ia dar muito trabalho e assim nasce a compota de banana e pêra.

O bom desta compota são os pequenos pedaços de pêra mergulhados numa suave polpa de banana e o toque de citrinos. Por cima de uma bolacha faz-me voltar à infância e voar para perto do meu avô, que tinha o cuidado de garantir que havia sempre bananas em casa dos meus avós. Banana e queijo da serra amanteigado também é uma junção que me traz muitas memórias, por isso estou mortinha por juntar ao doce uma boa colher de queijo derretido...  

Para 4 frascos (de 220 ml)
- 500 g de bananas da madeira
- 500 g de pêra rocha madura
- 500 g de açúcar
- sementes de 1 vagem de baunilha
- 1 pau de canela
- 250 ml  de sumo de laranja
- casca de 1/2 laranja
- 2 cálices de champanhe

1. Corta as bananas em rodelas. Corta as pêras em quartos e depois em tiras finas. Com a ajuda de um descascador retira a casca a meia laranja e depois corta em tiras muito fininhas.

2. Coloca todos os ingredientes numa panela e deixa marinar durante 15 minutos. Leva a panela a lume médio, mexendo suavemente. Deixa a mistura cozer durante 1h15min. Retira o pau de canela e verte a compota para frascos esterelizados. Enche bem os frascos e fecha-os logo de seguida, com a compota ainda quente. Deixa-os virados para baixo até arrefecerem.