sábado, 28 de julho de 2012

Maratona

Caldas da Rainha, norte da região Oeste. É aqui que se encontra a maior concentração de ingredientes de sabor autêntico do país, quem sabe do mundo, e isso reflecte-se na qualidade da restauração. No final de uma manhã passada a comprar fruta e legumes na praça, esperava-nos uma refeição magnífica no Maratona. O restaurante é moderno e cosmopolita e, passando os olhos na carta, é impossível não virem à memória imagens de Itália... O menu é claramente de inspiração mediterrânica e inclui tempura de camarão e cogumelos, queijo de cabra assado, trouxas de frango, filet mignon, diferentes bifes e hamburgueres, caril de camarão, lombo de bacalhau confitado, massas e risottos. Tudo delicioso e com nomes originais!
Nesta segunda visita, começámos com uma couvert simples composta por azeite, manteiga (que varia conforme o dia) e pasta de azeitona para barrar no pão, enquanto esperávamos pelas bochechas de porco com novelo de batata frita e pelo risotto de pato com frutos secos. O final foi feliz, num sítio destes só podia, eu com um cheesecake desconstruido e o Miguel com um gelado.
Maratona
Praça 25 de Abril, n.º15 (perto da igreja)
2500-110 Caldas da Rainha
Tel.: 262 841 483
Preço médio: 20€/pessoa (com bebidas, mas sem ser vinho)

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Salada de Agrião e Rebentos

Andávamos a passear pelo Mercado das Caldas da Rainha, a tentar decidir se jantávamos em casa ou fora, quando o Miguel dá de caras com a banca dos rebentos da Hortazul. Jantar resolvido logo na hora! Em casa, uma salada simples com os rebentos, a acompanhar uns escalopes temperados apenas com umas pedras de sal. Um jantar levezinho, perfeito para um dia de Verão, com ingredientes frescos e deliciosos.
- mistura de rebentos (girassol, alfafa, feno grego, lentilhas)
- folhas de agrião
- sumo de laranja
- raspa de limão
- azeite
- sal

Prepara as folhas de agrião e lava-as bem em água corrente. Numa tigela mistura o agrião com os rebentos. Tempera com um fio de azeite, sumo de laranja, raspas de limão e sal.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Ameixas Assadas

Bom dia, era o que dizia o perfume que chegava até nós, vindo do cesto de ameixas colhidas ontem. E nada podia ser mais perfeito para iniciar o dia, ganhando uma alma nova a cada colherada!

Para 4 pessoas (adaptado de agoisfoto)
- 6 ameixas
- 2 hastes de tomilho-limão
- 4 c. sopa de açúcar baunilhado
- 2 c. sopa de manteiga
- iogurte grego ou natural
- granola

1. Pré-aquece o forno a 180ºC.

2. Corta as ameixas ao meio e retira-lhes o caroço. Coloca as ameixas num pirex, com a pele virada para baixo. Por cima das ameixas mistura o tomilho-limão, o açúcar e a manteiga em pequenos pedaços. Leva ao forno e assa durante 20-30 minutos, até a fruta estar tenra. Retira o tomilho-limão.

3. Serve com iogurte e granola, a acompanhar um BOM DIA!