terça-feira, 28 de agosto de 2012

Beringela

No regresso às aulas, uma caixa nova de lápis de cor fazia-me acreditar num mundo melhor. Ficava seduzida pelos bicos de carvão perfeitamente alinhados e sentia-me encantada com as cores contidas num pequeno rectângulo de lata. Muitas vezes via nos lápis de carvão um beijo suave da Mãe Natureza, que derramava dos seus lábios as suas cores vibrantes.

Claro que havia cores mais interessantes do que outras e algumas atraiam o meu olhar como um íman... O beringela sempre foi uma dessas cores! Só tenho pena do sabor da beringela não ter o mesmo magnetismo que a sua cor.

Todos os anos, enquanto os mais novos começam a pensar no regresso à escola, eu penso como é que vou fazer as beringelas que a C. me vai trazer e interrogo-me se esse será o ano em que vou aprender a gostar delas. Já experimentei recheada, salteada e em patê. Ontem foi a vez de as grelhar e misturar, em pequenos pedaços caramelizados, num risotto de cogumelos.

Mantive a esperança até à última garfada, mas no final fiquei triste por ainda não ter sido desta que o sabor e textura da beringela me conquistaram. Talvez para o ano seja diferente, quem sabe...

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Sumo de Tomate, Morango e Pêssego

Amores de Verão num copo! E só meus, já que não dividi este líquido precioso com ninguém... Incrivelmente delicioso, transmite o que a fruta fresca tem de melhor. Sim, porque o tomate também é fruta!

Para 2 pessoas
- 300 g de tomate maduro, sem pele e sem sementes
- 150 g de pêssego, sem pele
- 150 g de morangos
- 150 g de açúcar
- 1/2 vagem de baunilha
- sumo de 1 laranja
- 4 folhas de manjericão

1. Num tacho coloca os morangos, arranjados e cortados ao meio, o açúcar, as sementes de baunilha e o sumo de laranja. Leva a lume fraco até o açúcar se dissolver.

2. Num copo misturador, junta o tomate e o pêssego grosseiramente cortados, a calda de morangos e a folha de manjericão. Passa tudo com a varinha mágica e leva ao frigorífico. Serve bem fresco, numa tarde de Verão.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Batido de Amora e Pêssego

A fruta exposta nas bancas da praça era fresca, mas o sol ardia na pele. Num dia quente como este só apetece deitar ao comprido na relva ou megulhar no mar. Para apaziguar o calor, fizemos um batido de amoras e pêssego, usando as frutas acabadas de comprar. 

Para 2 pessoas
- 2 pêssegos
- 250 g de amoras
- 1 iogurte de coco
- 2 medidas de iogurte de leite

Num copo coloca o pêssego cortado em pedaços, as amoras e o iogurte. Tritura com a varinha mágica. Adiciona o leite e mistura. Serve fresco a acompanhar uma salada leve ou sozinho, a anteceder um mergulho no mar.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Chutney de Mirtilos

É tempo de começar a guardar em frascos as doces memórias do Verão, que nos agracia com uma enorme quantidade de fruta sumarenta. A nós não nos faltam frascos nem fruta, falta-nos é tempo. É que os dias quentes, os mesmos que nos trazem a fruta, gritam por instantes passados lá fora, a aproveitar o sol.

E, mesmo reservando uma boa parte do tempo passado em casa à conservação dos sabores únicos do Verão, não há meio de me ver livre dos frascos acumulados. Eu bem queria que eles desaparecem-se, mas parece que a montanha fica maior a cada dia que passa. Até ando desconfiada que eles se reproduzem quando viro costas... É a única explicação que encontro!

Para contrariar esta reprodução assexuada, meio quilo de mirtilos de Sever do Vouga foi parar a um frasco, transformado em chutney e agora guardado no frigorífico. O chutney é excelente para acompanhar carne de porco e lembranças do Verão.

Para 1 frasco
- 1 cebola média, picada
- 500 g de mirtilos
- 125 ml de vinho do Porto
- sumo de 1 limão
- 1 c. de sopa de açúcar amarelo
- 250 ml de água
- 1 pau de canela
- azeite
- sal

1. Num tacho refogar a cebola em azeite, até estar translúcida. Adicionar os mirtilos e envolver no refogado. Juntar o vinho do Porto, a sumo de limão, o açúcar amarelo, o pau de canela e a água. Temperar com sal e deixar reduzir durante 1h30 (pode ser mais um bocado, eu já não me lembro bem porque me distraí na conversa com as minhas irmãs, enquanto comiamos uma compota picante que trouxe das Caldas!).

2. Quando tiver atingido a consistência desejada, verte o chutney para um frasco e deixa arrefecer com o frasco virado para baixo. Acompanha o chutney com carne de porco e salada.