sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Duo de Maçã

Como é que um fruto tão corriqueiro consegue representar tantas mudanças no mundo? O pecado original, a noção de gravidade, o sonho de uns visionários... Quando olho para uma maçã, é difícil não ver nela conhecimento e simplicidade. Agora vejo também a minha primeira geleia bem sucedida! Para muitos será um êxito minúsculo, mas para mim era algo que me andava a fugir por entre os dedos, como a areia na praia, e consegui-lo foi importante.

Doce de Maçã (6 frascos)
- 2 kg de maçã, descascada e cortada em cubos
- 700 g de açúcar
- 200 ml de sumo de laranja
- 2 paus de canela

1. Junta todos os ingredientes numa panela grande, tipo o panelão usado pelas nossas mães para fazer sopa. Leva ao lume até o açúcar se dissolver. Guarda no frigorífico durante 8 horas.

2. Leva a panela novamente ao lume e deixa a mistura cozer durante 1h30. À medida que a fruta vai cozendo vai esmagando com a colher de pau. Se a fruta não estiver desfeita em puré, retira os paus de canela e passa pela varinha mágica. Leva outra vez ao lume, durante 5 minutos, e confirma que o doce atingiu a consistência desejada. (Ao passares a colher de pau no meio da calda, deves conseguir ver o fundo, como se se abrisse uma estrada. Se quiseres uma compota mais líquida, deves procurar uma estrada estreita, de sentido único e apenas uma via. Se gostares da compota mais espessa, o que tu queres é mais uma via rápida.) Retira do lume.

3. Com cuidado, para não te queimares, passa o doce para frascos esterilazados. Deixa-os arrefecer virados para baixo.

Geleia de Maçã (6 frascos)
- 2 l de sumo de maçã*
- 1,6 kg de açúcar

1. Num tacho grande junta o açúcar e o sumo de maçã. Leva ao lume e vai mexendo regularmente (no início não é preciso estares sempre a mexer, mas convém não ires para longe. Tipo, ir para a sala ler um livro...). Quando o líquido começar a espeçar mexe com mais regularidade. Nesta altura vai medindo a temperatura e não deixes ultrapassar os 100ºC, se gostares dela mais líquida, ou os 105ºC, se gostares dela mais espessa.

2. Verte a geleia para frascos esterelizados. Enche os frascos até cima, fecha-os e deixa-os arrefecer virados para baixo.

* Cozes as cascas e os caroços em água abundante, deixando reduzir a água para metade. Coas o líquido, com um coador fino ou um pano, e espremes. Medes o líquido. Se não tiveres os 2 l de sumo de maçã o segredo é usar 1 kg de açúcar por cada litro de sumo, mas podes fazer como eu, que "roubei" um bocado no açúcar para não ficar tão doce.