segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Camarão Picante com Batata Doce

Sabem porque é que gosto tanto das mercearias de bairro? Porque têm vida própria, trato quem me atende pelo nome e são um verdadeiro posto de informação. Não pode haver nada de anormal no bairro que lá se inventa a necessidade urgente de um quilo de açúcar ou de arroz, para se ir saber das novidades. Mas se aparece o INEM na rua então vai-se mesmo sem desculpa e lá se pergunta à descarada o que se passou. E depois é todo um diz que disse, diz que ouviu, diz que viu...

Quando hoje de manhã saí para ir ao pão lá estava na rua uma ambulância e um carro do INEM. Enquanto esperava pelo pão, lembrei-me que me faltavam limões e salsa para completar os maravilhosos camarões picantes. Chegada à mercearia já nem sinal do INEM, mas era um corrupio de senhoras de porta-moedas em riste e uma chuvada de perguntas, de suposições e opiniões. "Para que andar foi?", "Quem foi?", "Mas morreu?", "Será que foi o homem ou a mulher?", "Ah que tenha sido o homem, porque se foi a mulher como se vai orientar ele?". E eu lá esperava, a rir-me para dentro, encantada com a "preocupação extremada" das vizinhas.

Para 4 pessoas
- 4 batatas doces pequenas
- 350 g de miolo de camarão
- 4 malaguetas secas, sem sementes e cortadas finamente
- 1/2 cabeça de alho picado
- azeite
- sal
- salsa finamente picada
- sumo de limão

1. Lava bem as batatas doces e com uma faca raspa a pele. Corta as batatas em fatias grossas. Dispõe as fatias num tabuleiro forrado com papel de alumínio e ligeiramente untado com azeite. Assa-as no forno a 200ºC, durante 30 a 45 minutos, ou até as batatas estarem douradas.

2. Aquece o azeite num wok. Quando o azeite estiver quente, acrescenta o alho e as malaguetas secas. Refoga bem, mas sem deixar queimar o alho. Junta o miolo de camarão, tempera com sal e deixa fritar até estar dourado. Finaliza com salsa picada.

3. Serve o camarão picante por cima das fatias douradas de batata doce.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Mini Tarte de Frango, Cogumelos e Pêra

Já não restam dúvidas que o Outono chegou e que o frio veio para ficar. A mim só me apetece estar aninhada no sofá, debaixo da manta, enquanto ouço a chuva a cair. Isso e comida quentinha e reconfortante, como estas mini tartes acabadinhas de sair do forno!

Para 6 mini tartes
- 1 chávena de peito de frango, cortado em cubos (mais ou menos equivalente a dois peitos de frango grandes)
- 1 chávena de cogumelos, cortados em quartos
- 1 chávena de pêra, cortada em cubos
- 2 dentes de alho, picados
- 2 piri-piris campainha secos, sem sementes e picado
- 1 copo de vinho branco
- 1 chávena de caldo de legumes
- 1/2 chávena de leite
- 1 c. sopa de maizena
- azeite
- sal
- noz moscada em pó
- 1 haste de tomilho, só as folhas
- 6 círculos de massa quebrada
- palitos de amêndoa

1. Num wok refoga o alho e o piri-piri em azeite. Junta o peito de frango e deixa alourar. Adiciona os cogumelos e salteia-os durante 5 minutos. Acrescenta o copo de vinho branco e cozinha até evaporar. Adiciona o caldo de legumes e deixa cozinhar em lume brando até o caldo ter reduzido para metade. Junta o leite e cozinha durante 5 minutos. Tempera com sal, noz moscada e tomilho. Junta a maizena e mexe bem para que a farinha se dissolva bem no caldo. Por fim acrescenta a pêra e cozinha mais cinco minutos.

2. Distribui o recheio por 6 taças que possam ir ao forno. Cobre o recheio com círculos de massa quebrada (os círculos devem ser ligeiramente mais largos que as taças) e pressiona bem no bordo para selar. Decora os círculos com palitos de amêndoa. 

3. Leva as mini tartes ao forno (pré-aquecido a 190ºC) até a massa alourar. Serve as mini tartes ainda quentes, acompanhadas por puré de batata ou salada.