quinta-feira, 30 de maio de 2013

Gelado de Alperce, Mel e Alfazema

Que tipo de sacrifícios serão necessários para apaziguar o espírito dos deuses e eles tragam a Primavera?! Estou tão fartinha da roupa quente, de não saber o que vestir, do vento que faz voar o estendal... Apetece-me tanto deitar no meio de campos em flor, fazer piqueniques, comer gelados, sentir apenas uma ligeira brisa no cabelo...
Será que se derramarmos o sangue de um cordeiro, Éolo, deus dos Ventos, pára de soprar forte? Será que temos de dançar? Ou será que sacrificar uns quantos ingredientes é suficiente? Se for este o caso eu já cumpri com a minha quota parte nas últimas experiências na cozinha! Fiz um bolo de limão e alfazema que não correu lá muito bem, também tentei fazer mel de alfazema, mas não tive grande sucesso nas proporções, finalmente aventurei-me num gelado de alfazema que correu mal! Estava farta de desperdiçar tempo e ingredientes quando me decidi a inspirar numa receita de gelado da Tartelette. Não segui a receita à risca, mas desta vez correu bem!!!

Para 1 litro
- 8 alperces
- 1 c. de sopa de mel
- 200 ml de natas
- 200 ml de leite gordo
- 100 g de mel
- 2 c. de chá de alfazema
- 200 ml de iogurte grego

1. Num tacho junta o alperce cortado em bocados e a colher de mel. Leva ao lume durante 5 minutos. Retira do lume e desfaz o alperce em puré. Reserva.

2. Num tacho leva ao lume as natas, o leite, o mel e a alfazema, até começar a ferver. Coa o líquido. Reserva.

3. Quando o puré de damasco e a base do gelado tiverem arrefecido, mistura-os e junta o iogurte grego. Leva ao congelador e, nas primeiras 3 horas vai mexendo de meia em meia hora, para não formar cristais. Deixa congelar e retira do congelador uns minutos antes de servires para amolecer um pouco.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Brumester DOC 2010

Nada melhor que um bom vinho tinto para acompanhar a chouriça caseira da minha mãe, que trouxe de casa dos meus pais para assar em álcool. A Sara tinha comprado há uns tempos uma garrafa de Burmester tinto e pensei em experimentá-lo, para ver se fazia jus à chouriça. 
 
Quando menos esperamos coisas boas acontecem, como a hora dos enchidos saírem do fumeiro e serem acompanhados por um vinho discreto e equilibrado! A chouriça, perfumada pela carqueija e pelo louro verde queimado. O vinho, com aroma intenso a frutas vermelhas, leves notas florais, fim longo e suave.
 
O vinho vai bem com petiscos, como a chouriça e queijos, mas também com caça ou sardinha assada, agora que se aproximam os santos populares.
 
Produzido em: Cima Corgo e Douro Superior
Região: Douro
Tipo: Tinto
Castas: Tinta Roriz, Touriga Franca, Touriga Nacional

domingo, 12 de maio de 2013

Panna Cotta de Coco e Jasmim

Santa Joana Princesa, padroeira da cidade de Aveiro. A 12 de Maio assinala-se a sua morte, chorada pelo povo de Aveiro e pelas flores cuidadas por si em vida, pelo menos assim reza a lenda. Princesa de Portugal, aos 20 anos recolheu-se no Mosteiro de Jesus de Aveiro e aí viveu, longe das grandezas e vaidades da corte, sendo um exemplo de simplicidade e caridade.
É um dos meus dias de Primavera preferidos. A azáfama na cidade, a procissão, o cheiro a erva-doce, as pétalas de flores pelo chão, as pequenas versões da Infanta e, acima de tudo, os passos da minha irmã pelas ruas da cidade. Desde pequenina que participa na procissão, tendo interpretado diferentes papeis na grande encenação da vida da padroeira, que foram mudando à medida que foi crescendo. Agora é Irmã, a minha pequenina!
Simples, tal com a princesa e pequena, tal como eu vejo a minha eterna princesa, é esta panna cotta de coco e jasmim. Achei que os homens não fossem muito devotos de flores, mas, para grande surpresa minha, foram eles quem mais apreciou a sobremesa.

Para 4 pessoas
- 200 ml de natas
- 200 ml de creme de coco
- 60 g de açúcar
- 1 c. de sopa de chá de jasmim
- 1,5 folhas de gelatina
- 6 morangos
- 3 c. de sopa de açúcar

1. Amolece as folhas de gelatina num copo de água fria.

2. Num tacho cozinha as natas, o creme de coco e o açúcar, até que ferva. Retira do lume e "chora" sobre o creme o chá de jasmim. Deixa em infusão durante 2 minutos, mas não mais do que isso. Coa o creme e dissolve a gelatina escorrida. Distribui o creme por taças pequenas e deixa repousar no frigorífico durante 3 horas.

3. Arranja os morangos e corta-os em fatias finas. Leva-os a lume baixo juntamente com o açúcar, até este se dissolver. Quando a panna cotta já tive solidificado, cobre-as com os morangos e deixa repousar mais um pouco no frigorífico.