quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Salmão Confitado com Batatas Assadas e Funcho

Este ano vai ser um ano para cozinhar ingredientes que raramente são a nossa, ou a minha, primeira escolha. Aquele tipo de ingredientes que normalmente torcemos o nariz. E os primeiros a serem experimentados foram o salmão e o funcho. Nenhum de nós é fã de salmão cozinhado, nem de funcho. Na nossa lua-de-mel, na maravilhosa Itália, tivemos oportunidade de experimentar salada de funcho e não ficámos muito interessados. Em vez de cru, tentámos uma aproximação diferente ao funcho e fizemos uma escolha segura ao assá-lo com batatas novas. O salmão confitado, apesar de cozinhado, aproxima-se muito do salmão cru, que ADORAMOS! Um prato para repetir mais vezes.

Para 2 pessoas
Salmão confitado
- 2 lombos de salmão, sem pele e sem espinhas
- 1 c. de chá de açúcar
- 1 c. de chá de sal
- 1 c. de chá de raspa de limão
- 2 hastes de tomilho
- 1 c. de chá rama de funcho
- 500 ml de azeite
Batatas assadas e funcho
- 8 batatas novas com pele
- 2 bolbos pequenos de funcho
- 2 dentes de alho
- 1 c. de chá de raspa de limão
- 2 c. de sopa de azeite
- pitada de sal

1. Começa por preparar o salmão. Mistura o açúcar, o sal e a raspa de limão. Esfrega esta mistura nos lombos de salmão e deixa curar durante 1 hora no frigorífico.

2. Se as batatas forem grandes corta-as ao meio ou em quartos. Numa taça, que possa ir ao forno, junta as batatas e os dentes de alho, esmagados e com a casca. Mistura a raspa de limão, o azeite e o sal. Cobre bem as batatas e o alho com os temperos. Leva a forno pré-aquecido a 180ºC, durante 30 a 40 minutos.

3. Corta os bolbos de funcho em tiras finas ou em quartos, conforme o teu gosto. A meio do tempo de cozedura das batatas,  adiciona-lhes o funcho e começa a confitar o salmão.

4. Num tacho ou numa frigideira anti-aderente aquece o azeite, com o tomilho e o funcho, até aos 65ºC. Retira o sal dos lombos do salmão e coloca-os a confitar no azeite durante 15 minutos. Retira do lume e mantém-os no azeite até à hora de servires.

5. Com a ajuda de uma espátula retira, com muito cuidado, os lombos de salmão do azeite. Acompanha com as batatas assadas e funcho.

2 comentários:

Tertúlia da Susy disse...

O funcho deve dar uma sabor fantástico.
Bom fim de semana
Bjs, Susana
Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2014/01/tronco-de-ano-novo-trunk-of-new-year.html
https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

três galos disse...

Nós aqui em casa não somos grandes apreciadores do bolbo do funcho. Mas temos de admitir que, assado, combina muito bem com o salmão. Beijinhos e bom fim-de-semana.