sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Tarte de Acelgas e Cogumelos

Ou a tarte do que estava no frigorífico em vias de se estragar. As acelgas já estavam a começar a murchar, os cogumelos, dizia a etiqueta, já estavam fora do prazo uns dois dias, as natas e o queijo terminavam agora. Como tinha massa, decidi arriscar com uma tarte. Ainda estou viva e de saúde.

Para 1 tarte
- 1 base de massa quebrada
- 1 embalagem de cogumelos frescos
- 1 molho de folhas de acelga
- 1 cebola média, cortada em meias-luas
- 1 pacote de natas
- 3 ovos
- meio queijo de cabra pequeno
- salsa
- azeite
- sal

1. Pré-aquece o forno a 200ºC. Reveste uma forma de tarte com a massa quebrada. Com um garfo pica a massa, para não enfolar. Cobre a massa com papel vegetal e depois com feijões cerâmicos. Leva ao forno, enquanto preparas o recheio da tarte.

2. Numa frigideira anti-aderente aquece o azeite. Refoga a cebola com uma pitada de sal. Quando a cebola começar a ficar mole junta os cogumelos, cortados em quartos e os talos das acelgas, cortados em cubos. Deixa saltear. Quando os cogumelos estiverem cozinhados junta as folhas de acelga, cortadas em juliana. Envolve bem e polvilha com a salsa picada.

3. Retira a massa do forno. Retira os feijões cerâmicos e o papel vegetal. Cobre a massa com o recheio. Esfarela o queijo de cabra por cima do recheio. (Se não gostares do sabor intenso do queijo de cabra cozinhado podes substituir por outro queijo. Também podes usar queijo ralado.) Reserva.

4. Bate os ovos, com uma pitada de sal. Adiciona as natas e bate bem. Verte o líquido por cima da tarte e leva ao forno durante 20 minutos, ou até o recheio estar dourado.

5. Serve ainda a fumegar, acompanhada de legumes salteados ou uma salada.

Sem comentários: