sexta-feira, 21 de março de 2014

Bolachas de Leite Condensado

Hoje é o dia mundial da poesia. Também é o dia da árvore, mas hoje apetece-me mais a poesia do que as árvores. 

Tinha as fotos da bolacha guardadas há uns dias e andava a pensar se havia de pôr aqui a receita. Entretanto ontem tive uma espécie de epifania, enquanto ouvia a Praça da Alegria. Falavam do dia mundial da poesia e das comemorações do dia. Na altura falavam duma iniciativa do Inatel - "Poesia em Pessoa", amanhã às 15h00 no Largo de São Carlos - e dos elementos simbólicos de Fernando Pessoa. Sendo um desses elementos o bigode, achei que aquele era um sinal para partilhar com vocês a receita das bolachas. Maravilhosas, como o poeta. 

É um cliché, mas a verdade é que gosto muito de Fernado Pessoa. Da verdade das suas palavras. Da forma como a sua mensagem me toca em momentos diferentes da minha vida e como, às vezes, parece que o poeta fala directamente connosco. Como hoje, um dia molhado, depois de tantos dias de sol. Quantos de nós amaldiçoámos a chuva?, como se ela tivesse alguma culpa dos nossos dias cinzentos. Como se os dias de sol fossem, só por si, melhores do que os outros. Os dias são bons ou maus conforme o que neles acontece, não por causa do tempo. O boletim meteorológico, infelizmente, prevê mais chuva para amanhã, o que pode ser uma excelente oportunidade para passar algum tempo no sofá, na companhia de um livro, de poesia ou não.

Para alguns 45 bigodes
- 250 g de farinha
- 1 c. de chá de sal fino
- 80 g de manteiga
- 180 g de leite condensado

1. Numa taça, mistura a farinha com o sal. Junta a manteiga, dividida em bocados pequenos. Com as mãos mistura a manteiga com a farinha, até obteres uma espécie de areia (a farinha deixa de ficar branca e adquire uma cor amarelada). Adiciona o leite condensado. Com as mãos, ou com a ajuda de uma colher de pau, amassa bem até a massa se soltar das mãos. Forma uma bola com a massa, envolve-a em papel filme e leva-a ao frigorífico durante 30 minutos.

2. Retira a massa do frio e pré-aquece o forno a 200ºC.

3. Divide a massa em vários pedaços mais pequenos e estende-os entre duas folhas de papel vegetal. Corta-os em forma de bigode (ou outra forma qualquer. Podes cortar em círculos e fazer uma espécie de sanduíche com compota ou chocolate).Distribui a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal e leva ao forno, durante 10 a 15 minutos, ou até as bolachas ficarem douradas.

4. Retira do forno e deixa as bolachas arrefecerem, por cima de uma grelha. Acompanha as bolachas com um copo de leite e um bom livro de poesia.

Sem comentários: