sexta-feira, 7 de março de 2014

Risotto Rico de Cogumelos

Cozinhar com cerveja. Isso quer dizer mesmo o quê? Que usamos a cerveja na comida ou que, enquanto estamos a cozinhar, vamos bebericando uma cerveja? E que tal as duas coisas?

Juntar uma sout a um risotto simples de cogumelos, torna-o muito mais rico e mais cremoso. Ao usar o wok para fazer o risotto, também ajudas a aumentar essa cremosidade, já que ao não mexeres os grãos eles não perdem a goma.

Para 2 pessoas
- 1 embalagem de cogumelos
- 4 cebolas
- 2 a 3 minis stout
- 2 cháv. de café de arroz arboreo
- 1 l de caldo de legumes quente
- 2 c. de sopa de mascarpone
- azeite
- sal

1. Abre uma mini stout, dá um gole e começa a preparar o risotto. Pica uma cebola e, num wok, refoga-a em azeite, com uma mão-cheia de sal. Quando a cebola estiver translúcida, junta os cogumelos cortados em quartos, ao meio ou inteiros (conforme o tamanho deles). Salteia os cogumelos e vai dando vazão à tua stout. Quando os cogumelos tiverem ganho cor, junta-lhes uma mini stout, que eles também merecem "beber" qualquer coisa. Com o lume alto deixa evaporar o álcool.

2. Mais um gole na mini e entretanto começa a preparar a cebola caramelizada. Corta as restantes cebolas (três) em meia-lua e refoga-as em azeite, com uma mão-cheia de sal. Quando a cebola começar a ficar mole, baixa o lume e deixa a cebola caramelizar (mais ou menos meia hora).

3. De volta ao risotto, abre mais uma mini, se a outra já tiver acabado. Assim que os cogumelos começarem a "perder" o líquido da cerveja, junta o arroz. Envolve os grãos de arroz nos cogumelos, até o interior começar a ficar transparente. Adiciona uma concha de caldo quente. Como estás a cozinhar num wok, poisa a colher de pau e vai mexendo o risotto agitando o wok. Aproveita para ir bebendo da mini e vai pondo um olho na cebola. Espera que o líquido evapore antes de juntares outra concha de caldo quente. Vai adicionando caldo até o risotto estar al dente. Desliga o lume e deixa o risotto repousar durante 3 minutos.

4. Serve o risotto com uma colher generosa de cebola caramelizada e outra de queijo mascarpone, acompanhado de uma mini sout.

Sem comentários: