quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Salmão Confitado com Batatas Assadas e Funcho

Este ano vai ser um ano para cozinhar ingredientes que raramente são a nossa, ou a minha, primeira escolha. Aquele tipo de ingredientes que normalmente torcemos o nariz. E os primeiros a serem experimentados foram o salmão e o funcho. Nenhum de nós é fã de salmão cozinhado, nem de funcho. Na nossa lua-de-mel, na maravilhosa Itália, tivemos oportunidade de experimentar salada de funcho e não ficámos muito interessados. Em vez de cru, tentámos uma aproximação diferente ao funcho e fizemos uma escolha segura ao assá-lo com batatas novas. O salmão confitado, apesar de cozinhado, aproxima-se muito do salmão cru, que ADORAMOS! Um prato para repetir mais vezes.

Para 2 pessoas
Salmão confitado
- 2 lombos de salmão, sem pele e sem espinhas
- 1 c. de chá de açúcar
- 1 c. de chá de sal
- 1 c. de chá de raspa de limão
- 2 hastes de tomilho
- 1 c. de chá rama de funcho
- 500 ml de azeite
Batatas assadas e funcho
- 8 batatas novas com pele
- 2 bolbos pequenos de funcho
- 2 dentes de alho
- 1 c. de chá de raspa de limão
- 2 c. de sopa de azeite
- pitada de sal

1. Começa por preparar o salmão. Mistura o açúcar, o sal e a raspa de limão. Esfrega esta mistura nos lombos de salmão e deixa curar durante 1 hora no frigorífico.

2. Se as batatas forem grandes corta-as ao meio ou em quartos. Numa taça, que possa ir ao forno, junta as batatas e os dentes de alho, esmagados e com a casca. Mistura a raspa de limão, o azeite e o sal. Cobre bem as batatas e o alho com os temperos. Leva a forno pré-aquecido a 180ºC, durante 30 a 40 minutos.

3. Corta os bolbos de funcho em tiras finas ou em quartos, conforme o teu gosto. A meio do tempo de cozedura das batatas,  adiciona-lhes o funcho e começa a confitar o salmão.

4. Num tacho ou numa frigideira anti-aderente aquece o azeite, com o tomilho e o funcho, até aos 65ºC. Retira o sal dos lombos do salmão e coloca-os a confitar no azeite durante 15 minutos. Retira do lume e mantém-os no azeite até à hora de servires.

5. Com a ajuda de uma espátula retira, com muito cuidado, os lombos de salmão do azeite. Acompanha com as batatas assadas e funcho.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Creme de Iogurte Grego e Mascarpone

Era para ser um pequeno-almoço elegante. Pan perdu de pão de passas e frutos secos, acompanhado de creme branco e calda de dióspiros. Era, mas não foi. Ou foi, mas não como planeado. As línguas de dióspiro desfizeram-se por completo e pareciam papa de bebé. Olhando para elas ninguém lhes percebia a vivacidade apresentada minutos antes. O pan perdu não ficou mal, nem ficou bem. Talvez tirando a côdea resulte melhor. Já o creme de iogurte grego e mascarpone ficou de bradar aos céus. Hum... estava perfeito! Perfeito, mas mal acompanhado... Quase como um vestido deslumbrante na passadeira vermelha, que é completamente arruinado pela má escolha de acessórios. Tinha de lhe arranjar os acessórios certos. Dar-lhe o destaque que merecia. E, como tantas vezes menos é mais, acompanhei o creme com uma salada de fruta simples e uns palitos de champanhe. Se fores amante de café, também podes acrescentar uma chávena de café bem forte, para começares o dia com os olhos bem abertos.

- 80 g de iogurte grego
- 80 g de mascarpone
- 80 g de natas
- 20 g de açúcar baunilhado

Numa taça junta todos os ingredientes. Bate até o creme começar a engrossar e a formar picos suaves. Conserva no frigorífico até à hora de servires. Acompanha com uma salada de fruta, à tua escolha, biscoitos e uma pinga de café.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Creme de Requeijão com Pêra e Presunto

O fim-de-semana das festas de São Gonçalinho aproximava-se e eu estava a ver que o "menino" se tinha esquecido de mim. Começava a achar que tinha de esperar pelas festas de 2015 para poder subir à cúpula da capela e cumprir a promessa feita no ano passado. Mas não, na véspera de começar a grande festa de Aveiro, o santo lá correspondeu com a sua parte do acordo.

Levantados os 5 kg de cavacas, encomendados à Mordomia de São Gonçalinho, lá fui com as minhas irmãs e o Miguel para a fila, que dava a volta à capela. Depois de uma hora de espera, subimos as estreitas escadas de pedra, e mandámos, pela primeira vez, as cavacas cá para baixo. Dizem que não podes dizer que és genuinamente aveirense enquanto não subires lá acima. Assim, este sábado, tornei-me uma aveirense genuína, mesmo sendo uma aveirense de gema. Nascida e criada.

A hora de espera deu para aprender umas coisas novas sobre as tradições da festa. Não fazia ideia que se te cair uma cavaca na cabeça, isso quer dizer que te casas nesse ano. Faz todo o sentido, já que o santo é conhecido por ser casamenteiro. Não sei se ao requeijão, às pêras e ao presunto caiu alguma cavaca em cima, mas sei que eles casam lindamente nesta entrada. Meia doce, meia salgada.

Para 4 pessoas (inspirado em Delicious Tapas)
- 1 embalagem de requeijão
- 1 c. de sopa de leite ou natas
- sal fino q.b.
- 1 + 2 c. de sopa de mel
- 6 pêras pequenas (ou 4 grandes), descascadas e cortadas em quartos
- 6 hastes de poejo fresco
- 4 fatias de presunto

1. Põe o requeijão numa taça e bate, juntamente com o leite ou as natas, até estar cremoso. Tempera com sal fino e adiciona uma colher de sopa de mel. Bate mais um pouco.

2. Numa frigideira antiaderente, junta o restante mel, as pêras e o poejo. Cozinha durante 10 minutos, até as pêras começarem a ficar tenras.

3. Distribui o creme de requeijão por quatro pratos, com um quarto das pêras e o presunto. Rega tudo com o líquido da cozedura das pêras e decora com mais poejo. Serve quente, acompanhado com tostas.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Bolo de Iogurte Grego e Limão com Mirtilos

Foram doces as vossas entradas em 2014? As nossas foram. Cheias de resoluções que esperamos conseguir cumprir. Uma delas é mesmo aprender a dançar à chuva... Aprender a ver coisas boas no menos bom que surge no nosso dia-a-dia. Em geral somos muito negativos e um bocado por isso o blog esteve mais parado este ano. A cozinha é um espaço emotivo e quando as nossas emoções não são boas os pratos também não. O que nos leva a outra resolução: cozinhar com o coração, só assim é possível confeccionar receitas saborosas. E para começar o ano decidi-me por um bolo, a minha praia, que é ao mesmo tempo doce e amargo. Um bocado como a vida...

Para 8 a 10 pessoas
- 1 copo de iogurte grego
- 1 copo de óleo
- 2 copos de açúcar baunilhado
- 2 ovos
- 2 copos de farinha
- sumo e casca de 2 limões
- 1 copo de mirtilos congelados

1. Pré-aquece o forno a 180ºC. Unta uma forma redonda de buraco com manteiga e farinha.

2. Numa taça junta o iogurte grego, o açúcar, o óleo e os ovos inteiros. Bate tudo muito bem, até a mistura começar a ficar esbranquiçada. Junta a farinha e mistura. Acrescenta os mirtilos e envolve-os bem na massa com o Salazar. Verte a massa para a forma.

3. Leva ao forno até o bolo estar cozido e sair um palito limpo, entre 30 e 45 minutos.