sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Pão de Hambúrguer

Iyi. Daacadnimo. Faitotonú. Ärlighet. Onestitate. Eziokwu. Ausus. Gaskiya. Honestidad. Zintzotasuna. Dürüstlük. Honestedat. Onétete. Goīgums. Kejujuran. Macántacht. Onestà. Ehrlichkeit. Poštenje. Rehellisyys. Ukwethembeka. Honnêteté. Düzlük. Katapatan. Trung thực. Honesty. Uaminifu. Honestecon. Honestatis.

Honestidade. Em pequenos ensinam-nos que é feio mentir e levamos essa lição a sério. Acontece que algures pelo caminho do nosso crescimento a sociedade ensina-nos outra coisa completamente diferente. Mostra-nos que a verdade nem sempre é bem-vinda. Que podemos chegar mais longe com a falsidade. Vivemos num mundo com dois pesos e duas medidas. Ora aponta o dedo à mentira, ora incentiva a arte do engano. Como sabemos o que é melhor a cada momento? A verdade ou a mentira politicamente correcta? Como quando nos oferecem uma prenda que não gostamos, que não usamos ou que não nos interessa para nada. Somos sinceros e dizemos que não gostamos, ou pomos o nosso melhor sorriso amarelo e dizemos que amámos?

Não precisei de pôr nenhum sorriso amarelo quando recebi pelo Natal o livro de onde vem esta receita de pão de hambúrguer, Cozinhar em Casa é Fácil. Amei-o mesmo e calhou mesmo bem. Além de adorar o jeito descontraído da Lorraine Pascale na cozinha, andava a precisar de uma receita de pão de hambúrguer que funcionasse. Já tinha experimentado umas quantas receitas, mas todas sem sucesso. Esta receita do livro funciona na perfeição e vem lá tudo muito explicadinho. Só fica a faltar o hambúrguer!

Para 8 pães de hambúrguer
- 525 g de farinha simples
- 2 c. de sopa de sal fino
- 2 c. de sopa de açúcar amarelo
- 1 saqueta de fermento de padeiro
- 150 ml de leite morno, mais um pouco para pincelar
- 150 ml de água morna
- sementes de sésamo e de papoila

1. Coloca a farinha, o sal, o açúcar e o fermento numa tigela. Faz um buraco no centro e junta o leite e a água, para formar uma mistura macia. Amassa durante 10 minutos à mão. Para saber se a massa está pronta, forma uma bola apertada, depois, usando um dedo coberto de farinha, insere-o na massa. Se a massa saltar imediatamente, está pronta. Num lugar quente, deixa levedar numa tigela, untada com azeite e coberta com película aderente, durante duas horas ou até dobrar o tamanho.

2. Com as mãos cobertas de farinha, divide a massa em 8 porções. Pega numa porção e forma uma bola, puxando os lados para baixo e por baixo da massa, para que a parte de cima fique lisa. Coloca a bola no tabuleiro. Repete com o resto da massa, colocando as bolas bem espaçadas porque ainda vão crescer durante a levedação e a cozedura. Assim que as bolas estiverem dispostas, cobre-as com película aderente untada com azeite, para que fique hermético. Deixa a levedar num lugar quente cerca de uma hora ou até que a massa tenha duplicado de tamanho.

3. Aquece previamente o forno a 200ºC. Assim que as bolas tiverem levedado, retira a película aderente e pincela-as com leite. Salpica-as com sementes de sésamo e de papoila. Coloca o tabuleiro no forno e deixa cozer cerca de 30 a 35 minutos, ou até estarem dourados. Uma vez prontos, retira-os do forno e deixa-os arrefecer.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Soufflé de Emmental e Rúcula

Ainda me lembro da primeira vez que comi queijo emmental. Foram precisas umas férias na Holanda, com muito gouda, para começar a dar uma oportunidade aos queijos típicos de outros países. O primeiro a ter esse privilégio foi mesmo o emmental, num serão passado a fazer o puzzle de 1000 peças (Country road in Provence by night), que trouxemos como lembrança das nossas aflições no país de Van Gogh.

Foram as nossas primeiras férias juntos e se fossem um prenúncio para alguma coisa, elas antecipavam muitos imprevistos e sempre uma maneira de solucionar os problemas. E realmente a nossa vida a dois tem sido um pouco assim. Altos e baixos, mas capazes de ir encontrando um final feliz pelo caminho. Eu a entrar em pânico, o Miguel mais paz e amor. A verdade é que o meu pânico e a paz dele resultam, ajudam a resolver os imprevistos. 

Aconteceram-nos todo o tipo de contratempos. Conseguimos sair em estações de comboio diferentes, sem termos como comunicar um com o outro e o Miguel de bolsos vazios, sem bilhete de comboio, sem dinheiro, sem um documento que o identificasse; Dormimos encharcados até aos ossos, já que choveu no único dia que escolhemos para acampar e o chão da tenda ficou todo ensopado assim que estendemos os sacos-cama; Passámos pelo stress de, numa cidade quase fantasma, sem bilhete de autocarro, sem jantar, sem dormida e com apenas 10€ no bolso, não conseguirmos levantar dinheiro em lado nenhum, por falta de comunicação com o banco.

Felizmente, tal como no emmental, estes buracos estavam rodeados de bom queijo e a verdade é que voltaria a fazer as malas para umas férias como aquelas num piscar de olhos.  

Para 4 a 6 formas (Fine Dining Lovers)
- 100 g de rúcula
- 4 ovos, separadas as claras das gemas
- 150 g de queijo emmental ralado
- 90 g de béchamel
- noz moscada
- sal fino

1. Pré-aquece o forno a 180ºC. Unta as formas com manteiga e pão ralado.

2. Branqueia a rúcula em água a ferver, temperada com sal. Escorre a rúcula e pica-a grosseiramente.

3. Tempera as gemas com uma pitada de sal fino e de noz moscada e bate-as, até começarem a ficar esbranquiçadas. Mistura a rúcula, o queijo emmental e o béchamel. Bate as claras em castelo, com uma pitada de sal, e envolve-as na mistura. Acerta os temperos.

4. Verte a mistura para as formas e leva ao forno, durante 20 a 30 minutos, até o soufflé ficar dourado. Serve, ainda quente, acompanhado de uma salada e azeitonas pretas.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Chocolate Quente

Começou por ser um bom Domingo. Acabou um Domingo perfeito, num fim-de-semana perfeito, alimentado a chocolates! Os ingredientes? Mimos do meu amor, logo pela manhã. Um dia cheio de sol, ansiado há muito tempo. Café e passeio junto à praia, cheia de crianças e cães na areia. Lareira acesa, assim que chegou o fim da tarde. A companhia de um bom livro. E um chocolate quente, a escaldar, acompanhdo de biscoitos. 

A segunda-feira é que já não está a ser tão perfeita assim, com o regresso a casa cinzento e chuvoso...

Para 2 pessoas
- 1/2 l de leite
- 75 g de chocolate Milka leite
- 75 g de chocolate Milka caramelo

Coloca o leite num púcaro e junta os chocolates, partidos em quadrados. Leva ao lume até o chocolate derreter. Serve a fumegar, acompanhado de biscoitos.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Tarte de Acelgas e Cogumelos

Ou a tarte do que estava no frigorífico em vias de se estragar. As acelgas já estavam a começar a murchar, os cogumelos, dizia a etiqueta, já estavam fora do prazo uns dois dias, as natas e o queijo terminavam agora. Como tinha massa, decidi arriscar com uma tarte. Ainda estou viva e de saúde.

Para 1 tarte
- 1 base de massa quebrada
- 1 embalagem de cogumelos frescos
- 1 molho de folhas de acelga
- 1 cebola média, cortada em meias-luas
- 1 pacote de natas
- 3 ovos
- meio queijo de cabra pequeno
- salsa
- azeite
- sal

1. Pré-aquece o forno a 200ºC. Reveste uma forma de tarte com a massa quebrada. Com um garfo pica a massa, para não enfolar. Cobre a massa com papel vegetal e depois com feijões cerâmicos. Leva ao forno, enquanto preparas o recheio da tarte.

2. Numa frigideira anti-aderente aquece o azeite. Refoga a cebola com uma pitada de sal. Quando a cebola começar a ficar mole junta os cogumelos, cortados em quartos e os talos das acelgas, cortados em cubos. Deixa saltear. Quando os cogumelos estiverem cozinhados junta as folhas de acelga, cortadas em juliana. Envolve bem e polvilha com a salsa picada.

3. Retira a massa do forno. Retira os feijões cerâmicos e o papel vegetal. Cobre a massa com o recheio. Esfarela o queijo de cabra por cima do recheio. (Se não gostares do sabor intenso do queijo de cabra cozinhado podes substituir por outro queijo. Também podes usar queijo ralado.) Reserva.

4. Bate os ovos, com uma pitada de sal. Adiciona as natas e bate bem. Verte o líquido por cima da tarte e leva ao forno durante 20 minutos, ou até o recheio estar dourado.

5. Serve ainda a fumegar, acompanhada de legumes salteados ou uma salada.