segunda-feira, 31 de março de 2014

Bochechas de Porco

Conhecem a expressão "Está tempo de Feira de Março"? Se isto não vos diz nada, então é porque não são de Aveiro. Tempo de Feira de Março significa muita água e muito vento, tipo o que estamos a ter nos últimos dias, e que se prevê que continue durante mais alguns. Podem estar dias radiosos, mas assim que chega a feira, voltam logo os dias cinzentos. Nem sei porque continuam a insistir em a fazer nesta altura, já que chuva e vento não é muito convidativo para andar de carrosel. Este tempo convida mais a longas horas a bocejar no sofá, coisas quentes e reconfortantes, como assados ou comida demorada no lume, tipo estas bochechas.

O resultado final não foi bem o que eu queria, e por isso a receita não foi logo publicada, mas o distanciamento fez-me perceber que, ainda assim, é um bom prato, que com tempo pode ser apurado...

Para 4 pessoas
- 800 g de bochechas de porco, arranjadas
- 1 garrafa de Corona
- 4 dentes de alho, picados
- 2 folhas de louro
- 1 c. de chá de cominhos em pó
- 1 c. de chá de oregãos
- 1 cebola, cortada em meia-lua
- 2 cenouras médias, cortadas em rodelas
- 1 c. de sopa de massa de pimentão
- 1 l de caldo de legumes
- azeite
- sal

1. De véspera, prepara a marinada. Numa taça coloca as bochechas, os dentes de alho, os comilhos, os oregãos e o sal. Envolve bem a carne e cobre com a cerveja e um fio de azeite. Deixa marinar de um dia para o outro, ou o tempo que conseguires.

2. Num tacho, refoga a cebola em azeite, com uma pitada de sal. Sela a carne. Adiciona a cenoura, a massa pimentão, a marinada e caldo de legumes, até cobrir a carne. Deixa estufar durante 1h30, ou até o molho ter reduzido.

3. Serve as bochechas acompanhadas de puré de batata.

sexta-feira, 21 de março de 2014

Bolachas de Leite Condensado

Hoje é o dia mundial da poesia. Também é o dia da árvore, mas hoje apetece-me mais a poesia do que as árvores. 

Tinha as fotos da bolacha guardadas há uns dias e andava a pensar se havia de pôr aqui a receita. Entretanto ontem tive uma espécie de epifania, enquanto ouvia a Praça da Alegria. Falavam do dia mundial da poesia e das comemorações do dia. Na altura falavam duma iniciativa do Inatel - "Poesia em Pessoa", amanhã às 15h00 no Largo de São Carlos - e dos elementos simbólicos de Fernando Pessoa. Sendo um desses elementos o bigode, achei que aquele era um sinal para partilhar com vocês a receita das bolachas. Maravilhosas, como o poeta. 

É um cliché, mas a verdade é que gosto muito de Fernado Pessoa. Da verdade das suas palavras. Da forma como a sua mensagem me toca em momentos diferentes da minha vida e como, às vezes, parece que o poeta fala directamente connosco. Como hoje, um dia molhado, depois de tantos dias de sol. Quantos de nós amaldiçoámos a chuva?, como se ela tivesse alguma culpa dos nossos dias cinzentos. Como se os dias de sol fossem, só por si, melhores do que os outros. Os dias são bons ou maus conforme o que neles acontece, não por causa do tempo. O boletim meteorológico, infelizmente, prevê mais chuva para amanhã, o que pode ser uma excelente oportunidade para passar algum tempo no sofá, na companhia de um livro, de poesia ou não.

Para alguns 45 bigodes
- 250 g de farinha
- 1 c. de chá de sal fino
- 80 g de manteiga
- 180 g de leite condensado

1. Numa taça, mistura a farinha com o sal. Junta a manteiga, dividida em bocados pequenos. Com as mãos mistura a manteiga com a farinha, até obteres uma espécie de areia (a farinha deixa de ficar branca e adquire uma cor amarelada). Adiciona o leite condensado. Com as mãos, ou com a ajuda de uma colher de pau, amassa bem até a massa se soltar das mãos. Forma uma bola com a massa, envolve-a em papel filme e leva-a ao frigorífico durante 30 minutos.

2. Retira a massa do frio e pré-aquece o forno a 200ºC.

3. Divide a massa em vários pedaços mais pequenos e estende-os entre duas folhas de papel vegetal. Corta-os em forma de bigode (ou outra forma qualquer. Podes cortar em círculos e fazer uma espécie de sanduíche com compota ou chocolate).Distribui a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal e leva ao forno, durante 10 a 15 minutos, ou até as bolachas ficarem douradas.

4. Retira do forno e deixa as bolachas arrefecerem, por cima de uma grelha. Acompanha as bolachas com um copo de leite e um bom livro de poesia.

sexta-feira, 7 de março de 2014

Risotto Rico de Cogumelos

Cozinhar com cerveja. Isso quer dizer mesmo o quê? Que usamos a cerveja na comida ou que, enquanto estamos a cozinhar, vamos bebericando uma cerveja? E que tal as duas coisas?

Juntar uma sout a um risotto simples de cogumelos, torna-o muito mais rico e mais cremoso. Ao usar o wok para fazer o risotto, também ajudas a aumentar essa cremosidade, já que ao não mexeres os grãos eles não perdem a goma.

Para 2 pessoas
- 1 embalagem de cogumelos
- 4 cebolas
- 2 a 3 minis stout
- 2 cháv. de café de arroz arboreo
- 1 l de caldo de legumes quente
- 2 c. de sopa de mascarpone
- azeite
- sal

1. Abre uma mini stout, dá um gole e começa a preparar o risotto. Pica uma cebola e, num wok, refoga-a em azeite, com uma mão-cheia de sal. Quando a cebola estiver translúcida, junta os cogumelos cortados em quartos, ao meio ou inteiros (conforme o tamanho deles). Salteia os cogumelos e vai dando vazão à tua stout. Quando os cogumelos tiverem ganho cor, junta-lhes uma mini stout, que eles também merecem "beber" qualquer coisa. Com o lume alto deixa evaporar o álcool.

2. Mais um gole na mini e entretanto começa a preparar a cebola caramelizada. Corta as restantes cebolas (três) em meia-lua e refoga-as em azeite, com uma mão-cheia de sal. Quando a cebola começar a ficar mole, baixa o lume e deixa a cebola caramelizar (mais ou menos meia hora).

3. De volta ao risotto, abre mais uma mini, se a outra já tiver acabado. Assim que os cogumelos começarem a "perder" o líquido da cerveja, junta o arroz. Envolve os grãos de arroz nos cogumelos, até o interior começar a ficar transparente. Adiciona uma concha de caldo quente. Como estás a cozinhar num wok, poisa a colher de pau e vai mexendo o risotto agitando o wok. Aproveita para ir bebendo da mini e vai pondo um olho na cebola. Espera que o líquido evapore antes de juntares outra concha de caldo quente. Vai adicionando caldo até o risotto estar al dente. Desliga o lume e deixa o risotto repousar durante 3 minutos.

4. Serve o risotto com uma colher generosa de cebola caramelizada e outra de queijo mascarpone, acompanhado de uma mini sout.