Trouxe empada de camarão salteado, de cozido à portuguesa, de vitela com espinafres e de alheira com grelos. Para acompanhar ficava bem uma salada e lembrei-me dum post da Lisa is Cooking, que misturava abóbora e feijão-frade. Achei que era uma boa altura para experimentar a salada, mas confesso que não estava muito certa da combinação.
As empadas são enormes e uma empada dá bem para uma refeição de uma pessoa normal. Comidas na hora, quentinhas, devem ser divinais, mas no dia a seguir ainda impressionam. A salada também captou a nossa atenção. A doçura da abóbora, que se derrete na boca, combina de forma inesperada com a frescura e acidez da salada. Excelente e para repetir!
Para 2 pessoas
Salada de Feijão-Frade
- 1/2 lata de feijão-frade
- 1 cebola roxa média
- 1 pimento campainha vermelho
- 1 rama de tomate cereja
- tomilho, só as folhas
- sumo de 1/2 limão
- azeite
- sal
Galette de Abóbora
- 1 abóbora manteiga (aquelas que têm a forma de uma pêra) pequena
- azeite
- sal
1. Numa taça larga junta o azeite e a cebola picada. Deixa marinar enquanto preparas os outros ingredientes.
2. Retira as sementes ao pimento, corta-o em tiras muito finas e pica-o. Junta ao molho de azeite e cebola. Adiciona o feijão-frade escorrido, o tomate, sem sementes e cortado em bocados médios, o tomilho e o sumo de limão. Tempera com sal e rectifica os temperos. Leva ao frigorífico, para refrescar, enquanto preparas a abóbora.
3. (É suposto "construir" primeiro a galette e só depois cozinhá-la, mas como a autora do post refere que a galette se desmancha facilmente na altura de a virar, optei por primeiro cozinhar as meias-luas e só a "construir" no fim) Corta a abóbora manteiga ao meio, no sentido do comprimento. Descasca a parte de cima da abóbora e corta em rodelas muito finas. Distribui as meias-luas num tabuleiro de forno, numa só camada. Rega com um fio generoso de azeite e tempera com sal. Leva ao forno bem quente, até a abóbora começar a ficar dourada. Retira o tabuleiro do forno e vira todas as meias-luas. Leva a dourar. Retira do forno.
4. Distribui as meias-luas de abóbora assada no centro de dois pratos, em forma de círculo. Dispõe a salada de feijão-frade no centro da galette de abóbora. Serve a salada como uma refeição leve, entrada ou então a acompanhar umas belas empadas.