Quando hoje de manhã saí para ir ao pão lá estava na rua uma ambulância e um carro do INEM. Enquanto esperava pelo pão, lembrei-me que me faltavam limões e salsa para completar os maravilhosos camarões picantes. Chegada à mercearia já nem sinal do INEM, mas era um corrupio de senhoras de porta-moedas em riste e uma chuvada de perguntas, de suposições e opiniões. "Para que andar foi?", "Quem foi?", "Mas morreu?", "Será que foi o homem ou a mulher?", "Ah que tenha sido o homem, porque se foi a mulher como se vai orientar ele?". E eu lá esperava, a rir-me para dentro, encantada com a "preocupação extremada" das vizinhas.
Para 4 pessoas
- 4 batatas doces pequenas
- 350 g de miolo de camarão
- 4 malaguetas secas, sem sementes e cortadas finamente
- 1/2 cabeça de alho picado
- azeite
- sal
- salsa finamente picada
- sumo de limão
1. Lava bem as batatas doces e com uma faca raspa a pele. Corta as batatas em fatias grossas. Dispõe as fatias num tabuleiro forrado com papel de alumínio e ligeiramente untado com azeite. Assa-as no forno a 200ºC, durante 30 a 45 minutos, ou até as batatas estarem douradas.
2. Aquece o azeite num wok. Quando o azeite estiver quente, acrescenta o alho e as malaguetas secas. Refoga bem, mas sem deixar queimar o alho. Junta o miolo de camarão, tempera com sal e deixa fritar até estar dourado. Finaliza com salsa picada.
3. Serve o camarão picante por cima das fatias douradas de batata doce.