sábado, 31 de dezembro de 2011

Sumo de Romã

Devagarinho aproxima-se mais uma noite de passagem de ano. Quando damos por isso estamos a pensar nos momentos mais marcantes do ano que deixamos para trás e a olhar para o ano que se aproxima, cheio de promessas. Para quem procura uma bebida não alcoólica para brindar nesse instante repleto de nostalgia e esperança, nada melhor do que este sumo expremido de pequenos rubis. Para aqueles que preferem brindar com álcool é só acrescentar espumante ou vodka.

Para 1 jarro
- sumo de 2 romãs
- 2 garrafas de água com gás
- sumo de 1 limão
- 2 c. sopa de açúcar baunilhado
- folhas de hortelã

1. Retira os bagos às romãs. Com a varinha mágica tritura os bagos e passa a "papa" por um coador.

2. Coloca num jarro o sumo de romã. Adiciona a hortelã e o sumo de limão. Adiciona a água com gás e o açúcar baunilhado. Mexe bem com o cabo de uma colher de pau.

3. Serve o sumo com gelo e brinda a um Excelente 2012, acompanhado de boa comida.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Chutney de Ameixas

Um toque de especiarias adicionado a uma receita que vem na Visão Gourmet Outono/Inverno 2011. Para usar com carnes assadas ou simplesmente por cima de uma fatia de queijo ou de pão torrado.

Para 1 frasco
- 8 ameixas pretas
- 2 cálices de vinho de Porto
- 1 cálice de sumo de limão
- 2 sementes de cardamomo
- 1 pau de canela
- sal
- 1 c. de chá de mel

Descasca as ameixas e pica-as em cubos pequeninos. Leva a lume brando com o vinho do Porto, o sumo de limão, os grãos de cardamomo e o pau de canela. Tempera com sal e deixa reduzir durante 15 minutos, mexendo de vez em quando. Adiciona o mel e deixa caramelizar. Retira do lume. Remove o pau de canela e passa o chutney para um frasco esterelizado. Fecha o frasco e vira-o ao contrário. Deixa-o estar virado até arrefecer, de maneira a criar vácuo.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Polvo à Lagareiro

Nunca imaginei que só agora é que iamos conseguir esvaziar o congelador, e assim poder ver o frigorífico completamente limpo e arrumado. A comida tem destas coisas e o nosso congelador parecia uma central de camionagem, tal era o chega e parte de peixe e carne. Cada vez que eu achava que ia poder descongelar o dito, o Miguel ia à pesca, o meu pai trazia peixe ou os meus sogros mandavam carne. Até que chegou um dia que acordei e pensei "Hoje está um dia perfeito para desligar o frigorífico!". E assim foi... Directamente do congelador para o frigorífico saíram uns peixinhos que mais tarde se transformaram em sopa de peixe e um polvo que se converteu num polvo à lagareiro, o meu substituto preferido do bacalhau cozido com todos na consoada.
Não tenho nada contra o senhor bacalhau cozido, mas quando descobri que havia zonas do país onde o rei da noite de Natal era o polvo fiquei encantada e passei a sonhar com o dia em que ia comer polvo na ceia de Natal. Esse dia chegou há dois anos atrás, pela mão da mãe do Miguel,  sob a forma de um tenrissímo polvo à lagareiro e desde aí nunca mais cheguei perto do tradicional bacalhau.

Para 4 pessoas
- 2 kg de polvo
- 1 cebola com casca
- 800g de batatas novas
- azeite
- 4 dentes de alho picados
- piri-piri em pó
- sal
- 1 molho de grelos

1. Coloca o polvo e a cebola com casca numa panela. Cobre com água e leva a panela ao lume até a cebola estar cozida e o polvo tenro (mais ou menos 30/40 minutos). Escorre o polvo e reserva-o.

2. Coze ligeiramente as batatas com pele. Depois de escorridas, deixa arrefecer um pouco e dá um murro em cada uma (podes cobrir a mão com um pano da loiça para não te queimares ao "esborrachares" as batatas. Também podes aproveitar para imaginar a cara de alguém que não gostes. Bastante terapêutico).

3. Coloca o polvo inteiro no centro de uma travessa de ir ao forno, com as batatas à volta. Coloca o alho picado, tempera com sal e piri-piri a gosto e rega com uma boa quantidade de azeite. Leva ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 30 minutos, até que as batatas estejam douradas e o polvo tostado.

4. Serve quente acompanhado com grelos cozidos e broa de abóbora.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Lombo Recheado com Castanhas

Não sei se será pela falta da árvore de Natal nas pontes ou por não haver iluminações e músicas de Natal na rua, mas a verdade é que ainda não entrámos no espírito natalício. Ainda me custa acreditar que faltam poucos dias para a azáfama típica desta quadra e que não tarda vou estar a repetir este clássico do nosso almoço de Natal. O lombo recheado por si só já é um aconchego para estes dias frios, mas juntar-lhe as castanhas torna-o ainda mais reconfortante e prepara-nos para a tradicional tarde de Natal no sofá, a ver filmes e a comer chocolates.

Desde o último Natal que acho que faz falta a esta carne alguma coisa para tornar o prato mais leve. Por isso antes do grande almoço natalício decidi reproduzir a receita para experimentar o lombo com uma salada morna de maçã que vinha na Visão Gourmet. A salada é engraçada mas não ligou bem com a carne, por isso no dia de Natal vou experimentar acrescentar couves de Bruxelas. Segundo o Taste Buds e o Dicionário de Sabores este legume emparelha bem com castanhas. Vamos lá ver como é que esta alteração corre...

Para 6 pessoas
- 1,2 kg de lombo de porco (pede ao homem do talho para o abrir)
- 500 g de castanhas congeladas
- 20 ameixas secas, descaroçadas e cortadas em bocados
- 12 nozes, grosseiramente picadas
- 1 cebola, picada
- 100 g de bacon, cortado em palitos
- 2 cálices de vinho do Porto
- segurelha
- margarina
- azeite
- sal

1. Pré-aquece o forno a 190ºC.

2. Tempera o lombo de porco, por dentro e por fora, com a segurelha e o sal. Deixa repousar durante 20 minutos.

3. Frita o bacon com a margarina e a cebola picada até alourar. Retira do calor e junta as nozes, metade do vinho do Porto e metade das ameixas secas. Recheia o lombo com o preparado de frutos secos. Enrola o lombo e ata-o com um fio de cozinha. Dá uns golpes na superfície do lombo e espeta bocadinhos de segurelha no centro dos cortes.

4. Coloca o lombo no centro de um tabuleiro de ir ao forno. Rodeia-o com as castanhas, rega com azeite e leva a assar em forno quente durante 30 minutos. Ao fim desse tempo junta as restantes ameixas e rega com o restante vinho do Porto. Assa até a carne estar tenra, regando de vez em quando com o molho que se vai formando. Se não houver molho suficiente refresca com um pouco mais de vinho do Porto ou com caldo de legumes.

5. Serve às fatias acompanhado com arroz branco.

Nota: Para o almoço de Natal acrescentei as couves de Bruxelas e gostei muito do resultado. No passo 4 substitui as ameixas por 400 g de couves de Bruxelas congeladas. Adiciona também 250 ml de caldo de legumes para o lombo não secar.

sábado, 10 de dezembro de 2011

Cupcakes de Natal

Já passaram quatro anos desde o nosso primeiro post e ainda temos tantas receitas à espera de saírem do papel e passarem para os tachos... 

Como este é sobretudo um espaço de experiências, esta semana combinámos um lanche para podermos partilhar a cozinha com mais um mini chef. Apesar da extensa lista de receitas para experimentar decidimos adaptar a nossa receita de bolo de frutos secos para cupcakes, por ser uma receita simples, sem necessidade de bater claras, e porque envolvia chocolate, sem ser preciso derretê-lo em banho-maria. Basicamente reduzi todos os ingredientes a metade, à excepção da manteiga que tem que ser igual à quantidade de açúcar e de farinha. 

Cozinhar com crianças é uma "arte", sem lugar para "nojentices", sempre divertida e gratificante. O J.G. revelou-se um mini chef muito guloso e preocupado em garantir que a massa estava mesmo saborosa, através de várias provas consecutivas. Também se mostrou muito preocupado em comprovar a qualidade dos ingredientes, tendo sido mais as nozes e avelãs que foram parar à sua barriga do que à taça dos frutos secos. A qualidade do chocolate e do granulado colorido também passou no rigorosíssimo teste da lambidela dos dedos...

No final, esta foi uma excelente forma de nos imbuirmos no verdadeiro espiríto natalício de partilha e os cupcakes de Natal ficaram mais do que aprovados!

Para 12 cupcakes
- 125g de açúcar
- 125g de manteiga amolecida
- 125 g de farinha
- 2 ovos
- 1 c. sopa de doce de figo
- 1 c. de café de canela em pó
- 75 g de frutos secos (nozes, avelãs)
- 25g de chocolate, cortado em bocados pequenos
- 1 maçã descascada, cortada em bocados pequenos

1. Pré-aquece o forno a 180ºC.
 
2. Numa taça mistura a manteiga amolecida e o açúcar. Quando obtiveres uma mistura fofa adiciona os ovos, batendo bem. Junta o doce de figo, a canela e a farinha. Mistura tudo. Junta os frutos secos, o chocolate e as maçãs. Envolve estes ingredientes com uma colher ou espátula.

3. Com a ajuda duma colher de sopa distribui a mistura por doze formas de papel. Leva ao forno durante 15 minutos ou até quando inserires um palito este saia seco. Deixa arrefecer antes de colocar a cobertura.

Ganache de Chocolate
- 100g de natas
- 100g de chocolate
- 1 c. sopa de manteiga

4. Depois de colocar a massa no forno começa a ferve as natas e verte por cima do chocolate partido grosseiramente. Mexe até que o chocolate esteja completamente derretido. Junta a manteiga e mistura até que esteja completamente incorporada.

5. Cobre os queques com o chocolate e decora generosamente com granulado colorido.