Não sei se será pela falta da árvore de Natal nas pontes ou por não haver iluminações e músicas de Natal na rua, mas a verdade é que ainda não entrámos no espírito natalício. Ainda me custa acreditar que faltam poucos dias para a azáfama típica desta quadra e que não tarda vou estar a repetir este clássico do nosso almoço de Natal. O lombo recheado por si só já é um aconchego para estes dias frios, mas juntar-lhe as castanhas torna-o ainda mais reconfortante e prepara-nos para a tradicional tarde de Natal no sofá, a ver filmes e a comer chocolates.
Desde o último Natal que acho que faz falta a esta carne alguma coisa para tornar o prato mais leve. Por isso antes do grande almoço natalício decidi reproduzir a receita para experimentar o lombo com uma salada morna de maçã que vinha na Visão Gourmet. A salada é engraçada mas não ligou bem com a carne, por isso no dia de Natal vou experimentar acrescentar couves de Bruxelas. Segundo o Taste Buds e o Dicionário de Sabores este legume emparelha bem com castanhas. Vamos lá ver como é que esta alteração corre...
Para 6 pessoas - 1,2 kg de lombo de porco (pede ao homem do talho para o abrir)
- 500 g de castanhas congeladas
- 20 ameixas secas, descaroçadas e cortadas em bocados
- 12 nozes, grosseiramente picadas
- 1 cebola, picada
- 100 g de bacon, cortado em palitos
- 2 cálices de vinho do Porto
- segurelha
- margarina
- azeite
- sal
1. Pré-aquece o forno a 190ºC.
2. Tempera o lombo de porco, por dentro e por fora, com a segurelha e o sal. Deixa repousar durante 20 minutos.
3. Frita o bacon com a margarina e a cebola picada até alourar. Retira do calor e junta as nozes, metade do vinho do Porto e metade das ameixas secas. Recheia o lombo com o preparado de frutos secos. Enrola o lombo e ata-o com um fio de cozinha. Dá uns golpes na superfície do lombo e espeta bocadinhos de segurelha no centro dos cortes.
4. Coloca o lombo no centro de um tabuleiro de ir ao forno. Rodeia-o com as castanhas, rega com azeite e leva a assar em forno quente durante 30 minutos. Ao fim desse tempo junta as restantes ameixas e rega com o restante vinho do Porto. Assa até a carne estar tenra, regando de vez em quando com o molho que se vai formando. Se não houver molho suficiente refresca com um pouco mais de vinho do Porto ou com caldo de legumes.
5. Serve às fatias acompanhado com arroz branco.
Nota: Para o almoço de Natal acrescentei as couves de Bruxelas e gostei muito do resultado. No passo 4 substitui as ameixas por 400 g de couves de Bruxelas congeladas. Adiciona também 250 ml de caldo de legumes para o lombo não secar.