Já somos tios e quando olho para a minha sobrinha, nova princesa da família e pequena como uma ervilha, lembro-me do meu conto de fadas favorito, A Princesa e a Ervilha. Sempre fui apaixonada por este conto pois ele era mesmo um conto de fadas, não havia bruxas más, nem ninguém a querer caçar ninguém. Nele apenas existe um princípie que deixa o seu castelo à procura da sua alma-gémea, uma princesa à procura de abrigo no meio da tempestade e uma mãe que quer ajudar o filho a encontrar a felicidade... Era puro e cor-de-rosa! Mostra como por vezes corremos o mundo à procura da nossa felicidade e ela está mesmo à nossa porta, podendo aparecer quando menos esperamos. Também nos fala de como podemos perceber quem é verdadeiramente importante para nós através de pequenas coisas, como a partilha de um creme de ervilhas aveludado.
Para 4 pessoas
- azeite
- 1 cebola, cortada em meia-luas
- 2 dentes de alho, laminados
- 1 c. de café de sementes de erva-doce
- 1/2 c. de café de piri-piri em pó
- sal
- 600 g de ervilhas (frescas ou congeladas)
- 1,5 l de caldo de legumes
- leite (opcional)
- 8 ovos de codorniz, cozidos
- tostas
1. Cobre o fundo de uma panela com azeite. Leva ao lume com a cebola, o alho, as sementes de erva-doce, o piri-piri e o sal. Deixa refogar durante 10 minutos. Adiciona as ervilhas e deixa-as cozinhar durante 5 minutos, para absorver todos os sabores. Acrescenta o caldo de legumes, deixa levantar ferfura e deixa cozinhar durante 15 minutos.
2. Retira parte do caldo para uma taça. Reserva também algumas ervilhas inteiras. Passa o creme com a varinha mágica. Se tiveres princesas em casa passa o creme por um coador para retirar possíveis cascas que tenham ficado por passar. Se o creme estiver muito grosso acrescenta ou pouco mais do caldo que reservaste ou leite. Rectifica os temperos.
3. Coloca em pratos de sopa e serve com os ovos de cordoniz, ervilhas e tostas.