domingo, 29 de abril de 2012

Creme de Ervilhas

Já somos tios e quando olho para a minha sobrinha, nova princesa da família e pequena como uma ervilha, lembro-me do meu conto de fadas favorito, A Princesa e a Ervilha. Sempre fui apaixonada por este conto pois ele era mesmo um conto de fadas, não havia bruxas más, nem ninguém a querer caçar ninguém. Nele apenas existe um princípie que deixa o seu castelo à procura da sua alma-gémea, uma princesa à procura de abrigo no meio da tempestade e uma mãe que quer ajudar o filho a encontrar a felicidade... Era puro e cor-de-rosa! Mostra como por vezes corremos o mundo à procura da nossa felicidade e ela está mesmo à nossa porta, podendo aparecer quando menos esperamos. Também nos fala de como podemos perceber quem é verdadeiramente importante para nós através de pequenas coisas, como a partilha de um creme de ervilhas aveludado.
Para 4 pessoas
- azeite
- 1 cebola, cortada em meia-luas
- 2 dentes de alho, laminados
- 1 c. de café de sementes de erva-doce
- 1/2 c. de café de piri-piri em pó
- sal
- 600 g de ervilhas (frescas ou congeladas)
- 1,5 l de caldo de legumes
- leite (opcional)

- 8 ovos de codorniz, cozidos
- tostas

1. Cobre o fundo de uma panela com azeite. Leva ao lume com a cebola, o alho, as sementes de erva-doce, o piri-piri e o sal. Deixa refogar durante 10 minutos. Adiciona as ervilhas e deixa-as cozinhar durante 5 minutos, para absorver todos os sabores. Acrescenta o caldo de legumes, deixa levantar ferfura e deixa cozinhar durante 15 minutos.

2. Retira parte do caldo para  uma taça. Reserva também algumas ervilhas inteiras. Passa o creme com a varinha mágica. Se tiveres princesas em casa passa o creme por um coador para retirar possíveis cascas que tenham ficado por passar. Se o creme estiver muito grosso acrescenta ou pouco mais do caldo que reservaste ou leite. Rectifica os temperos.

3. Coloca em pratos de sopa e serve com os ovos de cordoniz, ervilhas e tostas.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Bolo de Chocolate e Framboesas

O Miguel completou 30 anos de vida e festejámos com uma "montanha" de chocolate!

No meu último aniversário já tinha tentado fazer este bolo só que não correu muito bem, o bolo ficou demasiado cozido e o creme de mascarpone demasiado líquido. Como desta vez o bolo era para uma data especial tinha que ficar o mais perto possível da perfeição, daí ter acrescentado um ovo à receita original, a amêndoa ao creme para o tornar mais espesso e também as framboesas que ajudam a dar mais estabilidade às camadas. O resultado final agradou bastante e só faltaram mesmo as velas para assinalar a entrada nos trinta...

Creme de Mascarpone
- 2 pacotes (400 g) de natas
- 1 embalagem (250 g) de mascarpone
- 100 g de açúcar
- 50 g de amêndoa moída

Bate as natas até estarem firmes. Adiciona o mascarpone, o açúcar e a amêndoa até ficar uma mistura homogénea. Leva ao frigorífico durante mais ou menos 3 horas, para ter a consistência desejada para barrar.

Ganache de Chocolate
- 200 g de chocolate, partido em bocados pequenos
- 150 ml de natas

Coloca os bocados de chocolate numa taça resistente ao calor. Leva as natas ao lume e aquece-as até começarem a ferver. Retira do lume e verte por cima do chocolate. Deixa repousar durante 1 minuto e mexe até teres uma mistura homogénea.

Bolo de Chocolate
Acrescenta um ovo a esta receita. Em vez de uma forma de fundo amovível utiliza uma forma de mola (o bolo fica mais "direito" e mais alto). Deixa o bolo arrefecer antes de o retirares da forma. Divide o bolo em três camadas.

Montagem
- doce de framboesa
- framboesas frescas
- raspas de chocolate

Coloca a base do bolo num prato de servir. Espalha o doce de framboesa e a seguir o creme de mascarpone na primeira camada de bolo. Junta uma mão-cheia de framboesas por cima do creme. Cobre com a segunda camada de bolo e repete o recheio. Cobre com o topo do bolo e espalha a ganache de chocolate e decora com mais framboesas e raspas de chocolate. Leva o bolo ao frio até à hora de servir.

sábado, 7 de abril de 2012

Salada de Espargos e Ervilhas

Abençoada chuva de Páscoa que veio regar os espargos do nosso quintal e assim "ajudá-los" a ganharem corpo. Os espargos foram plantados há muitos anos pelo meu avô e, devido ao antigo domínio das silvas, a minha avó já os dava por perdidos. Foi com muita alegria que ela os descobriu compridos e fininhos lá no meio do quintal, mas ainda fraquinhos para serem colhidos. Enquanto esperamos por eles vamos-nos enganando com os espargos de supermercado, nesta salada luminosa tirada do livro "As Voluptuosas Receitas de Miss Dahl", de Sophie Dahl, um livro cheio de pratos descomplicados!

Para 2 pessoas
- 2/3 de molho de espargos
- 1 chávena de chá de ervilhas, congeladas
- 1 mão-cheia de rúcula
- 1 ramo de hortelã fresca, picada
- 2 c. de sopa de azeite
- 2 c. de sopa de sumo de laranja
- 1 c. de chá de mel
- sal
- 50g de queijo da ilha, cortado em lascas

1. Coloca as ervilhas num tacho com água a ferver e sal e deixa-as ferver durante 5 minutos. Adiciona os espargos e deixa-os ferver durante 2 minutos. Escorre e lava bem com água fria.

2. Numa pequena taça mistura o azeite, com o sumo de laranja, o mel e o sal. Mexe bem até o mel de dissolver no líquido.

3. Coloca as pontas dos espargos e as ervilhas numa pequena saladeira e junta a hortelã e arúcula. Deita o molho e envolve bem as verduras. Adiciona o queijo.

$. Serve simples ou a acompanhar uns lombinhos grelhados.