sábado, 7 de abril de 2012

Salada de Espargos e Ervilhas

Abençoada chuva de Páscoa que veio regar os espargos do nosso quintal e assim "ajudá-los" a ganharem corpo. Os espargos foram plantados há muitos anos pelo meu avô e, devido ao antigo domínio das silvas, a minha avó já os dava por perdidos. Foi com muita alegria que ela os descobriu compridos e fininhos lá no meio do quintal, mas ainda fraquinhos para serem colhidos. Enquanto esperamos por eles vamos-nos enganando com os espargos de supermercado, nesta salada luminosa tirada do livro "As Voluptuosas Receitas de Miss Dahl", de Sophie Dahl, um livro cheio de pratos descomplicados!

Para 2 pessoas
- 2/3 de molho de espargos
- 1 chávena de chá de ervilhas, congeladas
- 1 mão-cheia de rúcula
- 1 ramo de hortelã fresca, picada
- 2 c. de sopa de azeite
- 2 c. de sopa de sumo de laranja
- 1 c. de chá de mel
- sal
- 50g de queijo da ilha, cortado em lascas

1. Coloca as ervilhas num tacho com água a ferver e sal e deixa-as ferver durante 5 minutos. Adiciona os espargos e deixa-os ferver durante 2 minutos. Escorre e lava bem com água fria.

2. Numa pequena taça mistura o azeite, com o sumo de laranja, o mel e o sal. Mexe bem até o mel de dissolver no líquido.

3. Coloca as pontas dos espargos e as ervilhas numa pequena saladeira e junta a hortelã e arúcula. Deita o molho e envolve bem as verduras. Adiciona o queijo.

$. Serve simples ou a acompanhar uns lombinhos grelhados.

Sem comentários: