O que acontece se oferecermos ao melhor do mundo um bolo só para elas? Muita CHAFURDICE e também uma grande FESTA!
No aniversário da minha sobrinha fiz um bolo de cenoura, para ela fazer com ele o que lhe apetecesse, e foi um sucesso!!! Mal a pusemos ao lado do bolo, foi logo meter o dedo na cobertura e lamber a vela. Lambia a vela, molhava-a na cobertura, lambia mais um bocadinho, voltava a mergulhá-la na cobertura, como quem molha o pão nas sopas. Entretanto pensou que era estranho estar a mexer em comida, com tanta gente a ver, sem ninguém lhe dizer "não mexe" ou lhe tirar o bolo da frente e então começou a olhar para nós com um ar desconfiado. Amei!!!
No final havia tanto creme espalhado por ela e pelo vestido, como pelo bolo! É algo que dá algum trabalho, mas é divertido e vale bem a pena! É uma maneira original de cantares os primeiros parabéns aos pequenotes da tua vida ou então de festejar com eles o Dia da Criança!
Para 1 criança
- 250 g de cenoura
- 250 g de açúcar
- 250 g de farinha
- 150 g de óleo
- 4 ovos
- 1 pitada de sal
1. Descasca a cenoura e corta-a em rodelas finas. Coze a cenoura, num púcaro com água até meio, até só teres só um fundinho de água. No 1,2,3 pica a cenoura, de maneira a obteres um puré homogéneo.
2. Pré-aquece o forno a 180ºC.
3. Numa taça coloca as gemas de ovo, o açúcar e o óleo. Bate bem até obteres uma mistura homogénea e esbranquiçada. Junta o puré de cenoura e a pitada de sal, mistura. Adiciona a farinha, envolve no creme, primeiro com a batedeira desligada e depois mistura bem, já com a batedeira ligada, até o creme "fazer olhinhos".
4. Bate as claras em castelo e envolve aos poucos no creme de gemas e cenoura. Verte o creme para uma forma untada (se achares que uma dose inteira de bolo é um desperdício podes dividir a massa em duas e fazer dois bolos mais pequenos, um para a criança e outro para ti. Porque não?, também mereces e afinal de contas todos temos uma criança dentro de nós!). Leva ao forno pré-aquecido durante 45 minutos ou até espetares um palito e este sair seco. Retira do forno e deixa-o arrefecer.
Cobertura
- 1 embalagem de queijo creme
- 4 c. de sopa de manteiga à temperatura ambiente
- 1 a 2 chávenas de açúcar em pó
- sumo de meio limão
- 1 c. de chá de essência de baunilha
1. Numa taça bate o queijo creme e a manteiga, de maneira a obteres uma mistura sem grumos. Adiciona o sumo de limão, a essência de baunilha e uma chávena de açúcar em pó, mistura. Vai adicionando, aos poucos, mais açúcar em pó, até conseguires a consistência desejada. (Nas primeiras vezes tive dificuldade em acertar com a consistência da cobertura, mas agora já sai perfeita! Queres um creme fluído, mas sem ser líquido.) Leva o creme ao frigorífico durante 1 a 2 horas e cobre todo o bolo.
Nota: O ideal é o bolo estar à temperatura ambiente quando o dás à criança e, se quiseres, podes deixá-lo um pouco mal cozido para ser mais fácil de ela desmanchar o bolo. E não te esqueças de ter toalhitas por perto e uma muda de roupa...
1 comentário:
Que delicia de bolo e que ternura de fotos.
Kiss, Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/06/3-edicao-do-projeto-escolha-do.html
Enviar um comentário