terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Bolo de Chocolate Recheado


... foi bom enquanto durou...

Para rechear o bolo nós costumamos usar doce de morango ou de amora, mas também fica bem com doce de pêssego ou de laranja. Já que a cozinha deve ser prática e não uma coisa complicada, sempre que posso fujo ao banho maria. Portanto, quando tenho de derreter o chocolate com mais alguma coisa, como é o caso, esqueço-o e ponho um tacho no fogão em lume muito brando.

Para 8 a 10 pessoas
- 150 g de manteiga
- 150 g de açúcar
- 5 ovos
- 150 g de chocolate
- 2 c. sopa de leite
- 150 g de farinha
- 1 frasco de doce

Para a cobertura:
- 125 g de chocolate
- 2 c. sopa de leite
- 30 g de manteiga

1. Pré-aquece o forno a 180ºC.

2. Derrete, em lume muito brando, o chocolate com a manteiga e o leite.

3. Mistura o açúcar com as gemas e bate bem, até obteres um creme esbranquiçado. Junta o preparado de chocolate derretido. Bate as claras em castelo e junta-as ao preparado anterior. Junta a farinha e bate tudo muito bem, até obteres um creme homogéneo.

4. Verte a massa para uma forma redonda untada com manteiga e forrada com papel vegetal e leva ao forno durante aproximadamente 40 minutos. Retira o bolo do forno e deixa arrefecer, antes de o cortares ao meio e recheares com o doce que escolheste.

5. Leva os ingredientes para a cobertura de chocolate a derreter, em banho maria. Deixa arrefecer ligeiramente e verte sobre o bolo.

6. Leva ao frigorífico até à hora de servir.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Laranja com Amêndoas e Chocolate

Um senão de qualquer sobremesa que envolva laranjas é o ter de descascá-las. Descobri que existe um estudo feito numa universidade brasileira que diz que se mergulharmos as laranjas em água quente diminuímos em 30% o tempo necessário para descascar as laranjas e que também é mais fácil de retirar a parte branca da laranja. Tem que se deixar a fruta submersa na água a 50ºC, mais coisa menos coisa, durante 8 minutos. Toca a experimentar e depois digam se resulta ou não.

Para 4 pessoas
- 5 laranjas
- 1 pau de canela
- 5 c. sopa de açúcar
- 2 c. sopa de amêndoas laminadas
- 20 g de chocolate negro (70% de cacau)

1. Descasca as laranjas e corta-as em rodelas, aproveitando o sumo que largarem.

2. Deita o açúcar num tacho, junta o sumo de uma laranja e o pau de canela e deixa ferver suavemente durante 8 a 10 minutos.

3. Dispõe as rodelas de laranja sobre um prato fundo e verte a calda sobre elas. Deixa arrefecer e leva ao frigorífico até à altura de servir.

4. Aloura as amêndoas laminadas numa frigideira anti-aderente sobre lume moderado. Retira do lume e deixa arrefecer.

5. Na altura de servir espalha as amêndoas torradas e as raspas de chocolate por cima das rodelas de laranja.

domingo, 6 de janeiro de 2008

Lulas com Amêijoas

Ora aqui temos dois moluscos. A Sra. Lula convidou a D. Amêijoa para um dueto e esta aceitou. E que maravilhoso dueto! Depois de provares vais ver que este é provavelmente o melhor dueto de sempre.

- 1 kg de argolas de lulas

- 4 colheres (sopa) de azeite

- 4 cebolas

- piripiri a gosto

- 1 kg de tomate maduro

- 80 g de bacon

- 500 g de amêijoas

- salsa

1. Deixa descongelar 1kg de argolas de lulas.

2. Numa frigideira bem larga, ou no wok, leva ao lume o azeite, as cebolas cortadas às rodelas e o piripiri. Mexe e deixa cozinhar em lume brando até a cebola estar mole.

3. Pela, retira as sementes e corta em pequenos pedaços o tomate maduro (se preferires podes usar tomate em lata que já vem sem a pele). Corta também o bacon às tiras.

4. Junta o tomate e o bacon às cebolas. Tapa a frigideira e deixa apurar durante 20 minutos.

5. Junta as argolas de lulas bem escorridas e as amêijoas. Tapa a frigideira e deixa cozinhar em lume brando durante mais 20 minutos, agitando a frigideira de vez em quando.

6. Antes de servir polvilha generosamente com salsa picada e acompanha com batatas fritas às rodelas.

Tarte de Natas

Esta receita é da irmã da C., que após várias tentativas lá chegou à quantidade certa de cada ingrediente. É parecida com as natas do céu mas sem os ovos.

- 400 ml de natas

- 1 pitada de sal

- 1 lata de leite condensado

- 5 folhas de gelatina

- Bolacha Maria ralada

1. Põe as folhas de gelatina de molho em água fria.

2. Bate bem as natas com uma pitada de sal. Depois de estarem bem batidas junta-lhe o leite condensado e mexe bem.

3. Escorre a gelatina e adiciona um pouco de água a ferver, para dissolver bem.

4. Junta a gelatina à mistura de natas e leite condensado mexendo sempre bem, principalmente no fundo, para evitares que forme grânulos.

5. Cobre o fundo de uma forma de fundo amovível com metade da bolacha Maria ralada, verte a mistura de natas e espalha por cima o resto das bolachas raladas.

6. Leva ao frigorífico para solidificar.