A primeira vez que fiz o creme de mascarpone e amora foi com a ajuda da minha "neta" D. e foi para um cheesecake. O objectivo era aproveitar os "restos" de cereais de pequeno-almoço que estavam guardados num frasco de vidro à espera que eu soubesse o que fazer com eles. Usá-los como base de cheesecake pareceu boa ideia, mas o resultado não ficou tão bom quanto isso, mesmo tendo o creme ficado divinal.
Entretanto ocorreu-me que o creme devia ficar bem melhor com suspiros. Desfiz uns quantos e misturei com o creme. Acreditem que ficou espectacular.
Depois disto lembrei-me que andava há algum tempo para experimentar fazer pavlova e que com o creme por cima devia obter uma excelente sobremesa. Nem de propósito o Donal Skehan colocou uma receita de pavlova no seu blog. Segui mais ou menos a receita e acrescentei-lhe um bocado de chocolate em pó.
Para 8 mini-pavlovas
- 200 g de açúcar
- 4 claras de ovo
- 2 c. de chá de farinha Maizena
- 1 c. de chá de vinagre de vinho branco (usei vinagre de maracujá)
Creme de Mascarpone e Amoras
- 200 ml de natas
- 1 embalagem de mascarpone
- 4 c. sopa de açúcar
- 1 embalagem de amoras (mais umas quantas para decorar)
1. Pré-aquece o forno a 150ºC. Coloca uma folha de papel vegetal no tabuleiro de forno e desenha 8 círculos, com a ajuda dum pires de café.
2. Bate as claras em castelo. Adiciona o açúcar aos poucos. Usando um Salazar mistura gentilmente a farinha e o vinagre.
3. Divide a mistura de merengue pelos oito círculos e leva ao forno durante 45 minutos. Retira do forno e deixa arrefecer completamente.
4. Bate as natas até estarem firmes. Junta o mascarpone, o açúcar e as amoras trituradas. Leva ao frigorífico.
5. Puco tempo antes de te deliciares com a sobremesa, espalha o creme por cima das pavlovas de chocolate. Decora com as amoras inteira e rega com molho de chocolate, se desejares.
Sem comentários:
Enviar um comentário