domingo, 26 de setembro de 2010

Feira das Cebolas

Ontem foi dia de feiras! De manhã fui à feira da Costa Nova e à tarde fiz a minha estreia na Feira das Cebolas, que tem lugar no último sábado de Setembro, na Praça Melo Freitas (a praça ao pé dos Arcos).

A feira pretende recriar a desaparecida Feira das Cebolas realizada no século XIX e começa logo de manhã, terminando quando não houver nada para vender. Por lá vendem-se cebolas em "tranças", mas não só... Usando trajes tradicionais apregoavam-se alhos, couves, abóboras, pimentos, o viagra do século XIX (piri-piri), coelhos e galinhas. Também havia petiscos, arroz doce e brinquedos de madeira para mostrar como se brincava noutros tempos.

Eu comprei meia "trança" de cebolas, meia abóbora e meio quilo de pimentos. Houve um coelho que me fez olhinhos e que eu tive de me conter para não o trazer para casa. Ainda tentei convencer a minha irmã a trazermos o "Óscar" para casa (não me perguntem porquê, mas sempre quis ter em casa um coelho chamado Óscar... pancas) mas ela não foi em cantigas.

A feira é uma excelente iniciativa da Junta de Freguesia da Vera Cruz e mostra-nos como é que era o ambiente das antigas feiras, no tempo em que não havia hipermercados. Faz-nos pensar se não seria melhor voltarmos a esses tempos, quando os populares se concentravam ao ar livre, em vez de nos enfiarmos em centros comerciais de ambiente controlado.

Adorei a experiência e deixo-vos aqui o conselho que me deram, para o ano dêem lá um salto de manhã, que é quando há mais animação e também mais comes e bebes.

sábado, 11 de setembro de 2010

Doce de Amora

No outro domingo fomos até ao campo apanhar amoras. Já não havia muitas nas silvas e as poucas que lá estavam encontravam-se em ramos elevados, onde era quase impossível chegar. Ainda assim deu para trazer amoras suficientes para fazer este doce, que tem uma cor púrpura vibrante!

- 2 chávenas de amoras silvestres
- 1/2 chávena de açúcar
- sumo de 1 limão
- 1 pitada de sal

1. Numa panela coloca as amoras, o açúcar, o sumo de limão e o sal. Reserva durante 1 hora.

2. Leva a panela ao lume durante 1 hora. Enquanto as amoras forem cozinhando vai esmagando com a ajuda de um garfo. Quando o doce estiver no ponto desejado retira do lume e passa para frascos esterelizados.

Dica: Para encher os frascos usa uma colher para fazer bolas de meloa.

domingo, 5 de setembro de 2010

Gelado de Figo e Pepitas de Chocolate

No fim-de-semana passado fomos ofertados com figos, para ajudarem na recuperação do Miguel e para nos adoçar a boca! Os mais pequenos foram parar ao tacho para dar origem a este gelado, alguns dos maiores foram comidos ao natural e outros mergulharam numa tarte...

Optar por usar os figos mais pequenos no gelado não foi das melhores ideias. Os figos pequenos tinham uma casca interior mais grossa e por isso o gelado ficou a saber um bocado mais a nata do que a figo, mas nem por isso deixou de ficar bom!


Para 950 ml
- 700 g de figos frescos
- sumo de 1 limão
- 100 ml de leite
- 100 g de açúcar
- 2 cálices de vinho do Porto

- 100 ml de natas
- 200 ml de leite
- pepitas de chocolate q.b.

1. Corta o pé e a base aos figos e corta-os em pedaços, mantendo a casca. Junta os figos, o sumo de limão e 100 ml de leite num tacho. Leva ao lume, com o tacho tapado, durante 10 minutos. Mexe de vez em quando.

2. Adiciona o açúcar e o vinho do Porto e mantém no lume, mexendo sempre, até a mistura apresentar um aspecto de compota. Retira do lume e reduz a puré. Lentamente ircorpora o restante leite e as natas batidas. Verte para uma caixa de plástico e deixa arrefecer.

3. Quando tiver arrefecido, mistura as pepitas de chocolate e leva ao congelador.