domingo, 26 de setembro de 2010

Feira das Cebolas

Ontem foi dia de feiras! De manhã fui à feira da Costa Nova e à tarde fiz a minha estreia na Feira das Cebolas, que tem lugar no último sábado de Setembro, na Praça Melo Freitas (a praça ao pé dos Arcos).

A feira pretende recriar a desaparecida Feira das Cebolas realizada no século XIX e começa logo de manhã, terminando quando não houver nada para vender. Por lá vendem-se cebolas em "tranças", mas não só... Usando trajes tradicionais apregoavam-se alhos, couves, abóboras, pimentos, o viagra do século XIX (piri-piri), coelhos e galinhas. Também havia petiscos, arroz doce e brinquedos de madeira para mostrar como se brincava noutros tempos.

Eu comprei meia "trança" de cebolas, meia abóbora e meio quilo de pimentos. Houve um coelho que me fez olhinhos e que eu tive de me conter para não o trazer para casa. Ainda tentei convencer a minha irmã a trazermos o "Óscar" para casa (não me perguntem porquê, mas sempre quis ter em casa um coelho chamado Óscar... pancas) mas ela não foi em cantigas.

A feira é uma excelente iniciativa da Junta de Freguesia da Vera Cruz e mostra-nos como é que era o ambiente das antigas feiras, no tempo em que não havia hipermercados. Faz-nos pensar se não seria melhor voltarmos a esses tempos, quando os populares se concentravam ao ar livre, em vez de nos enfiarmos em centros comerciais de ambiente controlado.

Adorei a experiência e deixo-vos aqui o conselho que me deram, para o ano dêem lá um salto de manhã, que é quando há mais animação e também mais comes e bebes.

Sem comentários: