Sou perdida por azeitonas, então pretas e rijinhas, venham elas! Quando andava a estudar comia azeitonas com quase tudo, com pão, com banana, com iogurte... Aliás toda a minha família tem uma paixão por azeitonas, tanto que se comprou uma taça azul com tampa da tupperware só para as azeitonas. E quando a minha mãe ia ao sábado de manhã à praça não saía de lá sem uma saquinha cheia de azeitonas, que era suposto durar para toda a semana. Há famílias que têm de ter sempre pão na mesa às refeições, nós temos de ter azeitonas.
Outra coisa que também adoro é massa, por isso juntar estes dois ingredientes num prato é ouro sobre azul!
Para ficar ainda melhor recomendo manjericão fresco no final. Eu queria ter usado, mas como não havia no supermercado teve de ser mesmo só com oregãos em pó. O prato é rápido e simples de preparar e muito saboroso. É ideal para um almoço solitário de dia de semana, naqueles dias que nos apetece comida caseira mas não grande tempo para pratos muito elaborados.
Para 1 pessoa
- 60 g de linguine
- azeite
- 1 dente de alho esmagado
- sal
- 1 c. de chá de pasta de azeitonas pretas
- 1 c. de café de oregãos em pó
- 1 gema de ovo
- azeitona pretas em rodelas
- folhas de manjericão fresco
1. Coze o linguine num tacho com água a ferver, sal, o dente de alho e um fio de azeite até estar al dente.
2. Enquanto a massa coze, junta a pasta de azeitona com os oregãos, a gema de ovo e adiciona um fio de azeite e mistura muito bem.
3. Escorre a massa, deita num prato fundo, mistura com a pasta anterior e mexe de maneira a que o linguine fique todo coberto pela pasta. Serve polvilhado com a azeitona às rodelas e o manjericão fresco.