Finalmente chegou a Primavera e o tempo quente. E tempo quente pede saladas frescas com os primeiros frutos da estação. Esta soube às mil maravilhas depois de uma manhã primaveril de limpeza da mata, plantação de árvores e apanha de pinhas, numa comemoração do Dia Mundial da Árvore.
A receita foi adaptada dum livro do Expresso da colecção "Boa Cama, Boa Mesa", com receitas de sobremesas do José Avillez. A receita original utiliza poejo, mas como não havia no mercado tomei a liberdade de substituir por manjericão, que também vai bem em saladas de fruta. O sorvete de limão dá-lhe o toque final e quando se mistura no fim com o sumo da laranja fica sublime.
Para 8 pessoas
- 2 maçãs Grammy Smith
- 2 pêssegos maduros
- 40 bagos de uva
- 20 morangos
- 4 folhas de manjericão (se forem folhas pequeninas usa 8)
- 4 c. de sopa de açúcar
- sumo de 4 laranjas
- 8 bolas de sorvete de limão
1. Retira o pedúnculo e corta os morangos em quartos. Corta as uvas em metades e retira as grainhas. Descasca e corta os pêssegos em cubos. Descasca e parte a maçã também em cubos. Junta a fruta numa saladeira e acrescenta o sumo das laranjas.
2. Num almofariz desfaz as folhas de manjericão com o açúcar. Acrescenta à salada e deixa no frigorífico a aromatizar durante uma hora.
3. Retira do frigorífico 15 minutos antes de servires e divide o "panaché" por oito copos. Finaliza com uma bola de sorvete de limão e serve de imediato.
Sem comentários:
Enviar um comentário