Hoje almocei com a minha amiga A.P. e esta foi a nossa sobremesa. Já andava para postar a receita da tarte de requeijão há algum tempo. Da primeira vez as fotos não ficaram bem, da segunda não sobrou tarte a tempo de ser fotografada e entretanto já tive os ingredientes para a fazer e acabei por deixar passar o prazo.
A semana passada li numa revista que segundo um estudo da ONU um terço da comida produzida em todo o mundo é desperdiçada. Nos países em desenvolvimento a maioria das perdas acontece na produção ou no aprovisionamento, enquanto que nos países industrializados grande parte do desperdício acontece já em nossas casas, onde muita comida acaba no lixo. Não nos orgulhamos disso mas ao ler o estudo sabemos que contribuimos para este número tão assustador. Infelizmente, devido ao ritmo de trabalho e à falta de tempo ou perguiça para cozinhar, ultimamente temos deixado estragar alimentos mais do que o normal. Algumas vezes compramos produtos frescos a achar que nessa semana vamos fazer mais refeições em casa ou pomos peixe a descongelar para o jantar e depois por algum motivo acabamos por não o confeccionar e com uma "dor na alma" lá vai a comida para o lixo.`
Conversámos e combinámos que isto de deitar alimentos fora tinha de acabar, nem que para isso tenhamos de ir mais vezes ao mercado e que vamos passar a planear as refeições ao fim-de-semana, tendo em conta os nossos horários. Claro que imprevistos vão surgir sempre mas se tivermos um "guião" para seguirmos isso é mais difícil de acontecer e não nos sentimos tão tentados a mandar vir comida de fora ou a optar por refeições que é só pôr no microondas e plim "está pronto".
Tendo isso em mente, este fim-de-semana não deixei escapar os ingredientes para este post, já que tinha o género de ingredientes que não se podem deixar estragar: morangos muito saborosos trazidos pelo Miguel do quintal dos pais e requeijão de Seia comprado religiosamente todos os sábados pela minha avó.
Para 8 fatias
- 1 requeijão de Seia
- 5 ovos
- 50 g de manteiga derretida
- 100 g de açúcar
- 100 g de farinha
- 15 morangos, arranjados e cortados em quartos
1. Pré-aquece o forno a 180ºC.
2. Bate o requeijão esfarelado com as gemas. Junta a manteiga e mexe. Adiciona o açúcar, a farinha e por fim as claras em castelo. Envolve os morangos na mistura anterior.
3. Verte a mistura para uma forma redonda untada e leva ao forno durante 45 minutos ou até sair um palito limpo. Deixa arrefecer antes de desenformares.
Sem comentários:
Enviar um comentário