domingo, 7 de agosto de 2011

Robalo ao Vapor com Baunilha e Kumquat


O bom de se viver numa cidade perto do mar é conseguirmos com facilidade peixe fresco, seja comprado num dos mercados de peixe (Aveiro ou Costa Nova), trazido do mar pelo meu pai ou pescado à linha pelo Miguel. Não há nada que se compare à qualidade do peixe mesmo fresquinho, quando numa só garfada conseguimos sentir todo o sabor do mar. Como o meu pai é embarcado, habituei-me desde cedo ao encanto  deste pequeno prazer. Se à 6ª feira ligo à minha mãe a perguntar o que é o jantar, responde-me sempre: "Depende do que o vosso pai trouxer...". Lá no fundo rezo para que ele traga carapauzinho pescado no dia e que a minha mãe tenha vontade de o fritar... O Miguel, mesmo não tendo um pai que ande ao mar, também está acostumado ao sabor fresco do peixe. Toda a família pratica pesca desportiva e sabem bem como conseguir as maravilhas que o mar e a ria têm para oferecer.
Esta é a altura de o mar dar robalos e ontem à noite o Miguel e o irmão foram ver se apanhavam algum. A pesca não correu tão bem como tinham planeado, mas ainda assim deu para ele trazer um robalo para o nosso jantar. O Miguel queria escalá-lo para depois o grelhar, mas a mim apetecia-me algo diferente. Sugeri uma receita do Jamie Oliver que tinha guardada há mais de quatro anos. Um prato delicado e sofisticado de robalo cozido ao vapor, perfeito para supreender alguém especial. Substituímos o limão por kumquat de Sever do Vouga e o alho francês por espargos. Também reduzimos a quantidade de baunilha e achamos melhor cozer as cenouras juntamente com as batatas. No final obtens uma refeição saudável, com um robalo muito suculento e ligeiramente adocicado pela baunilha.

Para 2 pessoas
- 2 filetes de robalo
- 1/2 vagem de baunilha
- sumo e casca de 4 kumquats
- 1 c. sopa de azeite
- 500 ml de leite
- 8 espargos
- 2 cenouras, cortadas em palitos
- 6 batatas novas pequenas
- sal

1. Faz uns cortes nos filetes de robalo. Retira as sementes da vagem de baunilha e coloca tanto as sementes como a vagem num prato, com o sumo e a casca dos kumquats e o azeite. Com um garfo mistura bem as sementes de baunilha no líquido. Coloca o peixe no prato e cobre bem os filetes com esta marinada.

2. Coze as batatas e a cenoura em água a ferver com sal. Quando estiverem quase cozidas escorre a água. Mistura com os espargos e uma pitada de sal.

3. Num tacho coloca o leite com a vagem de baunilha em lume brando e por cima do tacho a panela de bambu. No primeiro andar da panela coloca a mistura de vegetais e no segundo andar os filetes de robalo, com a pele virada para cima. Abre os cortes feitos na pele do robalo e despeja por cima o molho da marinada (sem a casca de kumquat). Coloca a tampa e deixa cozinhar no vapor do leite durante 15 minutos.

Sem comentários: