domingo, 25 de setembro de 2011

Compota de Marmelo no Forno

"Dois caminhos bifurcavam, e eu
O menos pisado tomei como meu."
Robert Frost

Tínhamos marmelos para fazer marmelada. Ia seguir a receita da minha avó, só que no último minuto ocorreu-me assar os marmelos no forno. O Miguel começou logo a torcer o nariz, "Ah, não sei se é boa ideia, nunca ouvi falar em tal coisa, se depois não fica bem desperdiçaste os marmelos e blá blá blá". Entendo que devemos evitar ao máximo o desperdício de alimentos, mas se não corrermos riscos não inovamos. E eu queria muito tentar fazer uma marmelada diferente. Uma marmelada que pudesse ficar UAU!!!

Mas a coisa não correu bem como desejava, a começar pela consistência, que ficou mais parecido com compota do que marmelada. Como compota ficou boa, mas não se nota a diferença dos marmelos assados, ao contrário do que estava à espera. Apesar disso fiquei muito satisfeita com o sabor e, depois de um dia na cozinha, ficou a experiência.
 
- 2 kg de marmelos, descascados e sem sementes
- 0,75 l de água
- 1 kg de açúcar
- 2 paus de canela
- 1 vagem de baunilha
- 4 hastes de alecrim
- casca e sumo de 1 laranja

1. Pré-aquece o forno a 130ºC.

2. Numa travessa de ir ao forno espalha metade dos marmelos. Por cima dispõe o açúcar, os paus de canela, as hastes de alecrim, as cascas de laranja, as sementes e a vagem de baunilha. Espalha por cima a outra metade de marmelos. Adiciona o sumo de laranja e água.

3. Leva ao forno durante duas horas. De vez em quando mexe os marmelos.

4. Retira os marmelos do forno e passa-os para uma panela grande. Retira as cascas de laranja, os paus de canela, as hastes de alecrim e a vagem de baunilha. Leva ao lume durante 1 hora e vai esmagando os marmelos com as costas da colher de pau. Tritura os marmelos com a varinha mágica. Leva outra vez ao lume até atingir a consistência que desejas. (Mexer sempre para não colar no fundo.) 

5. Enche frascos esterelizados com a mistura. Fecha os frascos com a compota ainda quente e vira-os ao contrário, de forma a fazer vácuo, até arrefecerem.

Sem comentários: