Levantados os 5 kg de cavacas, encomendados à Mordomia de São Gonçalinho, lá fui com as minhas irmãs e o Miguel para a fila, que dava a volta à capela. Depois de uma hora de espera, subimos as estreitas escadas de pedra, e mandámos, pela primeira vez, as cavacas cá para baixo. Dizem que não podes dizer que és genuinamente aveirense enquanto não subires lá acima. Assim, este sábado, tornei-me uma aveirense genuína, mesmo sendo uma aveirense de gema. Nascida e criada.
A hora de espera deu para aprender umas coisas novas sobre as tradições da festa. Não fazia ideia que se te cair uma cavaca na cabeça, isso quer dizer que te casas nesse ano. Faz todo o sentido, já que o santo é conhecido por ser casamenteiro. Não sei se ao requeijão, às pêras e ao presunto caiu alguma cavaca em cima, mas sei que eles casam lindamente nesta entrada. Meia doce, meia salgada.
Para 4 pessoas (inspirado em Delicious Tapas)
- 1 embalagem de requeijão
- 1 c. de sopa de leite ou natas
- sal fino q.b.
- 1 + 2 c. de sopa de mel
- 6 pêras pequenas (ou 4 grandes), descascadas e cortadas em quartos
- 6 hastes de poejo fresco
- 4 fatias de presunto
1. Põe o requeijão numa taça e bate, juntamente com o leite ou as natas, até estar cremoso. Tempera com sal fino e adiciona uma colher de sopa de mel. Bate mais um pouco.
2. Numa frigideira antiaderente, junta o restante mel, as pêras e o poejo. Cozinha durante 10 minutos, até as pêras começarem a ficar tenras.
3. Distribui o creme de requeijão por quatro pratos, com um quarto das pêras e o presunto. Rega tudo com o líquido da cozedura das pêras e decora com mais poejo. Serve quente, acompanhado com tostas.
Sem comentários:
Enviar um comentário