quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Panquecas

Sou hiper mega fã do Petzi. Para além das espantosas aventuras com os seus amigos, uma coisa que me fascinava eram as panquecas que a mãe lhe fazia sempre que ele chegava de uma viagem ou quando se preparava para partir em busca de uma nova aventura. Isto das panquecas marcou-me muito pois a minha mãe não as sabia fazer e por isso tinha uma inveja tremenda do Petzi. Agora já "grande" a minha mãe continua sem as fazer mas o Miguel faz umas fantásticas e portanto sinto-me finalmente recompensada por essa infância infeliz sem panquecas.
 
Para comer com gelado, doce ou fruta... Ao pequeno-almoço ou ao lanche... Sozinha, a dois ou com os amigos!
 
- 3 ovos
- 1 chávena de farinha
- 1/2 chávena de açúcar
- 1 chávena de leite
 
1. Separa as claras das gemas e bate as claras em castelo.
 
2. Numa tigela mistura a farinha com o açúcar. Junta à mistura anterior as claras em castelo, seguidas das gemas e do leite. Se achares que a massa está muito espessa adiciona mais um bocado de leite. Mexe tudo muito bem até obteres uma massa uniforme e sem grumos.
 
3. Coloca um bocado de margarina numa frigideira anti-aderente e leva ao lume a aquecer. Assim que estiver quente deita um bocado de massa com uma concha da sopa. Roda bem a massa para que cubra o fundo da frigideira. Passado mais ou menos um minuto vira a panqueca com a ajuda de uma espátula e aloura do outro lado.
 
4. Põe a panqueca de parte num prato e repete as operações até a massa acabar. Serve as panquecas ainda quentes.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Pá de Porco com Laranjas e Tomilho

Esta pá de porco é excelente para uma refeição leve e rápida. Como deves preparar a marinada de véspera, chegada a altura da refeição, é só colocar no forno e ir vigiando.

Para 6 pessoas
- 1 pá de porco
- 2 c. sopa de azeite
- 3 laranjas
- 2 folhas de louro
- 4 hastes de tomilho
- sal

1. Prepara um marinada como o sumo das laranjas, o louro, o tomilho, o sal e o azeite. Põe a carne a marinar de um dia para o outro no frigorífico.

2. Coloca a pá de porco numa assadeira, junta a marinada e leva a assar durante cerca de 45 minutos.

3. Quando estiver pronta, retira a carne do forno, corta-a em fatias finas e serve com uma salada de rúcula e laranja cortada às rodelas ou em gomos.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Arroz de Robalo e Amêijoas

Nós cá por casa vamos-nos tratando bem e ontem, para comemorar a medalha de ouro do Nelson Évora, fizemos este belo arroz.

- 1 robalo de 2 kg

- 500 g de amêijoas

- azeite

- 1 cebola grande

- sal

- louro

- 1 caneca de arroz agulha

- salsa picada

1. Abre as amêijoas em azeite e reserva.

2. Coze as postas de robalo em água com sal e louro e reserva.

3. Entretanto, leva a cebola a suar em lume brando com o azeite até ficar transparente. Coloca num copo e tritura com um pouco do caldo libertado pelas amêijoas até ficar em puré.

4. Junta o arroz ao puré de cebola, acrescenta água onde cozeste o robalo e deixa cozer de forma a obteres um arroz malandro.

5. No final, junta salsa picada, as amêijoas e, por último, o robalo.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Canja de Galinha com Ovos em Farrapos

Uma canjinha sabe sempre tão bem...

- 1 galinha

- sal

- 2 l de água

- 100g de massinhas pequenas

- 1 cenoura

- 1 cálice de vinho do Porto

- 2 ovos

1. Deita a galinha numa panela, cobre-a com água e tempera com sal. Tapa a panela e leva a ferver suavemente sobre lume brando até a galinha estar tenra.

2. Retira a galinha da panela, limpa-a de ossos e de peles, desfia a carne e reserva.

3. Leva de novo ao lume o caldo da cozedura da galinha. Quando ferver junta a massinha e o cenoura cortada aos cubos e deixa ferver durante 15 minutos.

4. Tempera o caldo com vinho do Porto.

5. Junta ao caldo a carne reservada e deixa retomar fervura.

6. Por fim, bate os ovos com uma pitada de sal e deita-os em fio sobre a canja a ferver suavemente, mexendo sempre com um garfo para que fiquem em farrapos.

sábado, 3 de maio de 2008

Perceves

Realmente estes bichos têm um aspecto um tanto ou quanto estranho, mas sabem tão bem. Sabem a MAR!
 
- 1 kg de perceves
- 3 dentes de alho
- água do mar (ou água muito salgada)
- louro
- piripiri
 
1. Passa os perceves por água para largarem a areia.
 
2. Ferve na água do mar o alho, o louro e o piripiri. Quando começar a ferver introduz os perceves e deixa levantar fervura outra vez (sempre em lume forte) e tira-os imediatamente.
 
3. Serve-os com cerveja bem gelada e pão com manteiga.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Pescada no Forno com Cogumelos e Broa

Convidámos a minha avó para almoçar. Perguntei-lhe se ela gostava de cogumelos frescos e, do alto dos seus 80 anos, respondeu-me que tinha medo deles! Disse-lhe para não se preocupar, que se houvesse problema morriamos todos.

Ao contrário de nós ela foi muito pontual e quando chegou ainda o "tacho" não estava pronto. Quase uma hora depois a comida lá veio para a mesa. A fome já era muita, mas ainda assim houve tempo para um acto de contrição, não fosse o diabo tecê-las... No final a receita ficou aprovada e ainda a ouvimos contar a história da primeira vez que comeu cogumelos, em casa dos pais do meu avô. Era a sua estreia em casa dos sogros e já nesse tempo não os meteu à boca antes duma rezinha.

Para 6 pessoas
- 800 g de medalhões de pescada
- sal q.b.
- azeite q.b.
- 2 dentes de alho picados
- 600 g de cogumelos brancos frescos (ou mistura de cogumelos)
- 1/2 copo de vinho branco
- 400 g de miolo de broa
- salsa picada q.b.
- 1 pacote de natas
- queijo mozzarella ralado q.b.

1. Coze a pescada em água com sal. Escorre o peixe e reserva. 

2. Aquece numa frigideira o azeite com os dentes de alho durante 2 minutos ou até os dentes de alho começarem a alourar. Junta os cogumelos e salteia-os durante 5 minutos, mexendo de vez em quando. Adiciona o vinho e deixa evaporar todo o líquido.

3. Desfaz a pescada e junta aos cogumelos, assim como o miolo de broa e a salsa. Envolve bem. Coloca esta mistura numa travessa de ir ao forno e cobre com as natas. Em seguida espalha o queijo ralado por cima da mistura.

4. Leva ao forno pré-aquecido durante cerca de 15 minutos para gratinar. Serve com salada.

quarta-feira, 26 de março de 2008

Mousse de Chocolate

Esta receita de mousse é do meu primo J. e é a segunda melhor mousse que já comi. Às vezes acresecento-lhe suspiros (inteiros ou ligeiramente desfeitos), nozes ou morangos.

Por cada barra de chocolate (25 g):

- 1 ovo

- 1/2 colher de manteiga

- 1 colher de açúcar

1. Parte os ovos e separa as claras das gemas.

2. Bate as claras em castelo e reserva.

3. Entretanto derrete em lume brando o chocolate partido aos bocados e a manteiga, mexendo bem até a mistura estar uniforme.

4. Bate as gemas com o açúcar até estarem fofas e esbranquiçadas. Junta a este preparado o chocolate derretido e mexe sempre sem bater. Envolve delicadamente as claras em castelo na mistura de chocolate.

7. Verte para uma taça e leva ao frigorífico até estar firme.

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Bolo de Chocolate Recheado


... foi bom enquanto durou...

Para rechear o bolo nós costumamos usar doce de morango ou de amora, mas também fica bem com doce de pêssego ou de laranja. Já que a cozinha deve ser prática e não uma coisa complicada, sempre que posso fujo ao banho maria. Portanto, quando tenho de derreter o chocolate com mais alguma coisa, como é o caso, esqueço-o e ponho um tacho no fogão em lume muito brando.

Para 8 a 10 pessoas
- 150 g de manteiga
- 150 g de açúcar
- 5 ovos
- 150 g de chocolate
- 2 c. sopa de leite
- 150 g de farinha
- 1 frasco de doce

Para a cobertura:
- 125 g de chocolate
- 2 c. sopa de leite
- 30 g de manteiga

1. Pré-aquece o forno a 180ºC.

2. Derrete, em lume muito brando, o chocolate com a manteiga e o leite.

3. Mistura o açúcar com as gemas e bate bem, até obteres um creme esbranquiçado. Junta o preparado de chocolate derretido. Bate as claras em castelo e junta-as ao preparado anterior. Junta a farinha e bate tudo muito bem, até obteres um creme homogéneo.

4. Verte a massa para uma forma redonda untada com manteiga e forrada com papel vegetal e leva ao forno durante aproximadamente 40 minutos. Retira o bolo do forno e deixa arrefecer, antes de o cortares ao meio e recheares com o doce que escolheste.

5. Leva os ingredientes para a cobertura de chocolate a derreter, em banho maria. Deixa arrefecer ligeiramente e verte sobre o bolo.

6. Leva ao frigorífico até à hora de servir.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Laranja com Amêndoas e Chocolate

Um senão de qualquer sobremesa que envolva laranjas é o ter de descascá-las. Descobri que existe um estudo feito numa universidade brasileira que diz que se mergulharmos as laranjas em água quente diminuímos em 30% o tempo necessário para descascar as laranjas e que também é mais fácil de retirar a parte branca da laranja. Tem que se deixar a fruta submersa na água a 50ºC, mais coisa menos coisa, durante 8 minutos. Toca a experimentar e depois digam se resulta ou não.

Para 4 pessoas
- 5 laranjas
- 1 pau de canela
- 5 c. sopa de açúcar
- 2 c. sopa de amêndoas laminadas
- 20 g de chocolate negro (70% de cacau)

1. Descasca as laranjas e corta-as em rodelas, aproveitando o sumo que largarem.

2. Deita o açúcar num tacho, junta o sumo de uma laranja e o pau de canela e deixa ferver suavemente durante 8 a 10 minutos.

3. Dispõe as rodelas de laranja sobre um prato fundo e verte a calda sobre elas. Deixa arrefecer e leva ao frigorífico até à altura de servir.

4. Aloura as amêndoas laminadas numa frigideira anti-aderente sobre lume moderado. Retira do lume e deixa arrefecer.

5. Na altura de servir espalha as amêndoas torradas e as raspas de chocolate por cima das rodelas de laranja.

domingo, 6 de janeiro de 2008

Lulas com Amêijoas

Ora aqui temos dois moluscos. A Sra. Lula convidou a D. Amêijoa para um dueto e esta aceitou. E que maravilhoso dueto! Depois de provares vais ver que este é provavelmente o melhor dueto de sempre.

- 1 kg de argolas de lulas

- 4 colheres (sopa) de azeite

- 4 cebolas

- piripiri a gosto

- 1 kg de tomate maduro

- 80 g de bacon

- 500 g de amêijoas

- salsa

1. Deixa descongelar 1kg de argolas de lulas.

2. Numa frigideira bem larga, ou no wok, leva ao lume o azeite, as cebolas cortadas às rodelas e o piripiri. Mexe e deixa cozinhar em lume brando até a cebola estar mole.

3. Pela, retira as sementes e corta em pequenos pedaços o tomate maduro (se preferires podes usar tomate em lata que já vem sem a pele). Corta também o bacon às tiras.

4. Junta o tomate e o bacon às cebolas. Tapa a frigideira e deixa apurar durante 20 minutos.

5. Junta as argolas de lulas bem escorridas e as amêijoas. Tapa a frigideira e deixa cozinhar em lume brando durante mais 20 minutos, agitando a frigideira de vez em quando.

6. Antes de servir polvilha generosamente com salsa picada e acompanha com batatas fritas às rodelas.

Tarte de Natas

Esta receita é da irmã da C., que após várias tentativas lá chegou à quantidade certa de cada ingrediente. É parecida com as natas do céu mas sem os ovos.

- 400 ml de natas

- 1 pitada de sal

- 1 lata de leite condensado

- 5 folhas de gelatina

- Bolacha Maria ralada

1. Põe as folhas de gelatina de molho em água fria.

2. Bate bem as natas com uma pitada de sal. Depois de estarem bem batidas junta-lhe o leite condensado e mexe bem.

3. Escorre a gelatina e adiciona um pouco de água a ferver, para dissolver bem.

4. Junta a gelatina à mistura de natas e leite condensado mexendo sempre bem, principalmente no fundo, para evitares que forme grânulos.

5. Cobre o fundo de uma forma de fundo amovível com metade da bolacha Maria ralada, verte a mistura de natas e espalha por cima o resto das bolachas raladas.

6. Leva ao frigorífico para solidificar.