Ora o Miguel não é muito dado à comida vegetariana, para ele a comida tem de ter "chicha", ou então não é comida. Eu andava a querer experimentar risotto com abóbora há muito tempo, mas já sabia que para o convencer a fazer o risotto tinha que lá ter mais qualquer coisa e não podia ser cogumelos... Foi então que fui dar ao site de um rapaz irlandês de avental e com um ar simpático e que tinha lá esta receita. Trocámos a salva da receita original por tomilho-limão, mas só porque era o que tinhamos em casa e o parmesão por queijo da ilha, pois é um produto nacional. Também podes optar por usar salsa em vez do tomilho, mas aí mistura-a picada só no final do risotto e junta sumo de limão antes de acrescentares a abóbora. No final a receita lá agradou aos dois!
Para 4 pessoas
- 850 g de abóbora
- tomilho-limão
- alho em pó
- 4 c. sopa de azeite
- 8 fatias de bacon
- 1 litro de caldo de galinha
- 150 g de manteiga
- 1 cebola picada
- 300 g de arroz para risotto
- 1 copo de vinho branco
- queijo da ilha ralado
1. Pré-aquece o forno a 200ºC.
2. Descasca a abóbora e corta-a em fatias. Coloca a abóbora num tabuleiro de forno com o alho em pó e o tomilho-limão. Rega com um pouco de azeite. Cobre com papel de alumínio e leva ao forno.
3. Passados 30 minutos retira o tabuleiro do forno, coloca o bacon por cima da abóbora e leva novamente ao forno e assa por mais 10 minutos ou até o bacon estar tostado.
4. Derrete a manteiga numa panela e refoga a cebola até estar translúcida. Adiciona o arroz e mexe bem até estar transparente. Junta o vinho e mexe até este ter evaporado. Adiciona o caldo e vai mexendo sempre. Adiciona a abóbora e o queijo da ilha e mexe.
5. Serve imediatamente com a fatia de bacon por cima.
Sem comentários:
Enviar um comentário