A inspiração para os sabores veio do programa da Nigella que dá na Sic Mulher, só que a versão dela vai ao forno e o recheio fica amarelo e para mim, cheesecake que é cheesecake tem de ser branco. Depois de muito procurar por recheio que preenchesse os meus requisitos lá me lembrei que a minha irmã do Oeste de vez em quando faz cheesecake e é branco e não vai ao forno e também é bom. Portanto, para começar, servia muito bem. No final só tive de fazer umas adaptações por causa da lima. Servimos as fatias cobertas com coulis de manga mas podes usar qualquer outra cobertura que combine com lima e chocolate, como por exemplo, polpa de maracujá ou doce de framboesa ligeiramente aquecida no microondas, para ficar líquida.
- 2 caixas de bolachas Oreo
- 8 colheres de sopa de manteiga
- 2 pacotes de natas
- 1 pacote de queijo creme (tipo philadelphia)
- 1 lara de leite condensado
- 5 folhas de gelatina
- 100 ml de sumo de lima
- 2 colheres de sopa de açúcar
1. Para a base do cheesecake, mistura a bolacha Oreo triturada com a manteiga derretida até formar uma massa homogénea. Cobre a base de uma forma de fundo amovível, previamente untada, com essa massa e leva ao frigorífico enquanto fazes o recheio.
2. Para o recheio bate as natas e adiciona o queijo creme e o leite condensado. Num pequeno fervedor coloca o sumo de lima juntamente com o açúcar e leva ao lume. Quando tiver fervido adiciona as folhas de gelatina, já demolhadas em água fria e escorridas, e mexe bem. Junta o sumo às natas.
3. Verte o recheio por cima da base de bolachas Oreo e leva ao frigorífico de um dia para o outro ou então, se tiveres a fazer a sobremesa em cima da hora, ao congelador por umas horas.
4. Serve fresco com a cobertura que mais gostares.
COULIS DE MANGA
- 1 manga madura
- 6 colheres de sopa de açúcar
1. Corta a manga em bocados e ao lume com o açúcar. Quando tiver fervido, retira do lume e tritura com a varinha mágica. Leva ao frigorífico até à hora de servir.