terça-feira, 30 de março de 2010

Chili com Carne & Chocolate

Este foi o prato principal do jantar de aniversário da minha irmã. É uma receita do Jamie Oliver do livro "Dias Felizes". Segundo o Jamie o prato sabe melhor no dia a seguir e tem toda a razão. Como sobrou bué de chili, voltámos a comer no domingo e os sabores estavam muito mais apurados. À receita original acrescentámos a paprika, o colorau, o sumo de lima e o molho de chocolate.

Para 4 pessoas
- 2 cebolas médias
- 1 dente de alho
- azeite
- 2 c. de chá de piripiri em pó
- 1 malagueta vermelha fresca, sem sementes e picada
- 1 c. de sopa de cominhos em pó
- 1 c. de sopa de colorau
- 1 c. de sobremesa de paprika
- sal
- 500 g de carne picada
- 1 frasco de tomates secos ao sol, em conserva de azeite (há no Pingo Doce, no corredor da polpa de tomate)
- 1 lata grande de tomate pelado
- 1 pacote pequeno de polpa de tomate
- 1 pau de canela
- 1 lata grande de feijões vermelhos
- sumo de 1 lima

1. Tritura as cebolas e o alho num processador de alimentos e refoga num pouco de azeite até amolecerem. Junta o piripiri em pó, a malagueta, os cominhos, o colorau, a paprika e um pouco de sal. Depois junta a carne picada e mexe sempre até ganhar cor.

2. Tritura os tomates secos com o azeite do frasco para fazer uma pasta. Acrescenta-os à carne, junta com os tomates em lata, o pau de canela e um copo de água. Rectifica os temperos, se necessário.

3. Deixa levantar fervura, tapa com a tampa do tacho e a seguir reduz o lume para o minímo e deixa cozer durante 1 hora e meia. Junta os feijões de lata e deixa cozer mais meia hora. Retira do lume e mistura o sumo de lima.

4. Serve com pão rústico e uma colherada de molho de chocolate.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Leite Creme

Esta receita é do meu pai. Ontem foi o aniversário da minha irmã A. e eu pedi-lhe para ele vir cá a casa fazer o leite creme. Claro que teve que trazer o tacho dele, porque acha que se for feito noutro tacho que não aquele onde faz o leite creme há anos a coisa não corre bem. Não foi muito fácil conseguir transformar a confecção deste leite creme em receita, pois o Sr. T. faz tudo a olho. Farinha a olho, açúcar a olho, leite um litro mais um bocado a olho... Mas depois de muito esforço lá conseguimos. Quando descobri que só tinha açúcar baunilhado vi a coisa mal parada, mas ontem o meu pai estava muito experimental e nem reclamou. Digo-vos que o açúcar baunilhado levou este leite creme, que já é maravilhoso, a outro nível.

- 4 colheres de sopa (bem cheias) de farinha

- 6 colheres de sopa de açúcar (podes usar açúcar normal ou baunilhado, fica ao teu critério)

- 4 gemas de ovo

- 2 cascas grandes de limão

- 1,5 litros de leite

- 1 colher de sopa margarina

- canela e açúcar q.b. para polvilhar

1. Junta num tacho a farinha, o açúcar, as gemas e o leite. Mistura tudo muito bem com a varinha mágica. Junta as cascas delimão e leva a ferver sobre lume brando para engrossar.

2. Quando o leite começar a "borbulhar" retira do lume e verte o leite creme para uma travessa. Deixa arrefecer.

3. Depois de frio polvilha o leite creme com açúcar e canela misturados e queima com um ferro em brasa, próprio para o efeito, ou com um maçarico.

sábado, 13 de março de 2010

Risotto de Morangos

Aqui está algo que eu nunca me lembraria de fazer... juntar morangos a arroz, mas quem teve esta ideia até nem tava maluco de todo. A receita é do livro "Taberna 2780", livro pelo qual estou verdadeiramente apaixonada! Sugerimos uma pequena alteração que é juntar os bocados de morangos depois de tirar o risotto do lume e cortar os morangos em pedaços maiores. De resto a receita está aprovada.

Para 2 pessoas

- 150 g de arroz arborio

- 300 g de morangos, grosseiramente cortados

- 1 cebola picada

- 1 dente de alho picado

- 3 colheres de sopa de manteiga

- 50 g de queijo da ilha

- 1 copo de vodka

- 500 ml de caldo de carne

- sal

- hortelã picada

1. Refogar as cebolas e o alho em duas colheres de sopa de manteiga. Juntar o arroz e deixar fritar ligeiramente. Em seguida acrescentar o copo de vodka, mexer até este ter sido absorvido.

2. Juntar uma concha de caldo (que deverá estar bem quente) e ir mexendo constantemente. Assim que o caldo evaporar, voltar a juntar outra concha e assim sucessivamente até o arroz estar al dente. Em seguida juntar os morangos e a hortelã. Tirar imediatamente do lume e juntar a última colher de manteiga e o queijo da ilha e no final o cheirinho de vodka. Rectificar o sal.

sábado, 6 de março de 2010

Pizza de Espinafres e Cogumelos

Mais uma pizza... com espinafres. Para quem gostar de cogumelos crus não é preciso levá-los ao forno ao mesmo tempo que a base da pizza, basta colocá-los crus por cima dos espinafres. Se tiveres tempo em vez de levares os cogumelos ao forno juntamente com a massa podes saltea-los num pouco de azeite. Eu opto por levá-los ao forno por ser mais prático e rápido, e também porque assim lavo menos louça.

Para 2 pessoas

- 1 base para pizza

- azeite com tomilho

- queijo mozzarela ralado

- folhas de espinafres

- cogumelos laminados

1. Pré-aquece o forno a 200ºC.

2. Desenrola a base para pizza e coloca no tabuleiro do forno. Pica a massa com um garfo, cobre com um pouco de azeite com tomilho e leva ao forno durante 10 minutos. Ao mesmo tempo leva ao forno os cogumelos laminados.

3. Retira a massa de pizza do forno, cobre com o queijo mozzarela ralado, as folhas de espinafres, grosseiramente rasgadas, e os cogumelos laminados. Leva novamente ao forno durante 15 ou 20 minutos.

Pizza de Frango, Espinafres e Três Queijos


E se de repente alguém lhe oferecer espinafres?... Foi o que nos aconteceu. A minha mãe deu-nos uma saca de espinafres e agora temos de os usar. A ideia era utilizá-los numa sopa mas até ver acabaram por ir parar a duas pizzas. Para esta pizza trouxemos de casa dos meus pais um bocado de frango assado que tinha sobrado dois dias antes.

Para 2 pessoas

- 1 base de pizza

- molho de tomate

- folhas de espinafres

- frango assado desfiado

- fatias de queijo gouda

- queijo da ilha ralado

- queijo mozzarela ralado

1. Pré-aquece o forno a 200ºC.

2. Desenrola a massa para pizza e coloca-a no tabuleiro de forno. Pica a massa com um garfo e leva ao forno durante 10 minutos.

3. Retira a massa do forno e espalha o molho do tomate. Faz uma camada com as folhas de espinafres, por cima o frango desfiado e as fatias de queijo gouda partidas em pedaços de forma a cobrir toda a pizza. Por último coloca o queijo da ilha e o mozzarela ralado. Leva ao forno duante mais 15 minutos ou 20 minutos.