Esta receita é do meu pai. Ontem foi o aniversário da minha irmã A. e eu pedi-lhe para ele vir cá a casa fazer o leite creme. Claro que teve que trazer o tacho dele, porque acha que se for feito noutro tacho que não aquele onde faz o leite creme há anos a coisa não corre bem. Não foi muito fácil conseguir transformar a confecção deste leite creme em receita, pois o Sr. T. faz tudo a olho. Farinha a olho, açúcar a olho, leite um litro mais um bocado a olho... Mas depois de muito esforço lá conseguimos. Quando descobri que só tinha açúcar baunilhado vi a coisa mal parada, mas ontem o meu pai estava muito experimental e nem reclamou. Digo-vos que o açúcar baunilhado levou este leite creme, que já é maravilhoso, a outro nível.
- 4 colheres de sopa (bem cheias) de farinha
- 6 colheres de sopa de açúcar (podes usar açúcar normal ou baunilhado, fica ao teu critério)
- 4 gemas de ovo
- 2 cascas grandes de limão
- 1,5 litros de leite
- 1 colher de sopa margarina
- canela e açúcar q.b. para polvilhar
1. Junta num tacho a farinha, o açúcar, as gemas e o leite. Mistura tudo muito bem com a varinha mágica. Junta as cascas delimão e leva a ferver sobre lume brando para engrossar.
2. Quando o leite começar a "borbulhar" retira do lume e verte o leite creme para uma travessa. Deixa arrefecer.
3. Depois de frio polvilha o leite creme com açúcar e canela misturados e queima com um ferro em brasa, próprio para o efeito, ou com um maçarico.
Sem comentários:
Enviar um comentário