segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
Papa de Banana, Bolacha e Laranja
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
Bolo de Laranja
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e tornar-se um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Pedras no caminho?
Fernando Pessoa
Continuem a ser as autoras da vossa história...
Para 12 pessoas
1. Pré-aquece o forno a 190ºC e unta uma forma rectangular.
2. Numa taça bate os ovos com o açúcar baunilhado. Adiciona a manteiga e 200 ml de sumo de laranja, batendo bem. Junta a farinha e envolve bem os ingredientes. Verte a mistura para a forma rectangular e leva ao forno durante 25 minutos ou até um palito sair seco.
3. Rega o bolo ainda quente com o restante sumo de laranja açúcarado a gosto. Quando estiver frio desenforma o bolo e corta em fatias. Decora as fatias com chantilly e bagos de romã.
terça-feira, 30 de novembro de 2010
Niepoort LBV 2005
No final, a segunda garrafa ficou a meio e nós fomos os felizes contemplados para a trazer para casa. Este vinho é delicado, de cor rubi intensa, com predomínio dos frutos negros e com um toque de chocolate, o que faz com que vá muito bem com qualquer coisa que envolva chocolate amargo de qualidade.
É sem dúvida mais um grande Porto, para abrires em qualquer altura que precises de impressionar alguém e com a garantia de que não vais fazer má figura!
Produzido em: Cima Corgo
terça-feira, 23 de novembro de 2010
Romã e Mascarpone com Almendrados
Para 6 pessoas
- 6 c. de sobremesa de geleia de marmelo
1. Bate bem as natas. Adiciona o mascarpone e o açúcar baunilhado. Mistura bem até obteres um creme homogéneo. Junta as bagas da romã e envolve bem na mistura anterior. Leva ao frigorífico até à hora de servires.
2. Na hora de servir distribui metade dos almendrados, grosseiramente partidos, por taças ou por copos individuais. Faz camadas alternadas de almendrados e de creme. Termina com uma camada geleia de marmelo e de bagas de romã. Serve fresco com mais almendrados inteiros.
domingo, 14 de novembro de 2010
Mercado da Fruta das Caldas da Rainha
terça-feira, 9 de novembro de 2010
Trifle de Maracujá
Olhando para trás, vemos que foi uma longa caminhada, cheia de aprendizagens. A coisa mais importante que aprendemos, foi mesmo a maneira de partilharmos os dois a cozinha. Não foi fácil, mas chegámos lá! Aprendemos que os pratos nem sempre correm como nós queremos e que lidar com os fracassos culinários faz parte da viagem. A par disso aprendi a melhor maneira de fotografar os pratos, respeitando os limites da nossa máquina fotográfica, uma Olympus FE115, fui descobrindo os melhores spots fotográficos, de acordo com a hora do dia e também as condições de luz disponíveis, aprendi que é melhor experimentar receitas novas ao almoço, que é quando ainda temos luz natural e que nisto de blogs de comida é melhor fazer sobremesas, pois dá para fazer para o jantar dum dia e fotografar no dia seguinte, basta deixar uma porção de lado ou então rezar para que sobre qualquer coisita para a sessão fotográfica...
O pão-de-ló é capaz de ser a receita mais fácil de se fazer, sendo excelente para pôr os mais novos no meios das formas e de avental. Mas, por favor, não façam como a minha avó que me "obrigava" a bater as claras em castelo à mão. Achava esse trabalho muito estúpido, tendo em conta que alguém se tinha dado ao trabalho de inventar a batedeira eléctrica! Também não gostava nada do salazar, onde é que já se viu eu a ter o trabalho todo a fazer o bolo e a querer ficar com um pouco de massa na taça para rapar e não, vinha o raio do salazar e rapava tudo para dentro da forma. Como era difícil a vida de criança...
Pão-de-Ló
- 6 ovos
- 12 colheres de açúcar
- 6 colheres de farinha
1. Pré-aquece o forno a 190ºC. Unta uma forma (normalmente uso uma forma redonda com buraco no meio, mas para esta receita é mais prático usares a forma do tipo bolo inglês).
2. Separa as claras das gemas e bate as claras em castelo. Mistura as gemas com o açúcar até obteres um creme esbranquiçado. Junta as claras em castelo e envolve bem. Adiciona a farinha e bate até que a massa faça olhinhos (esta parte demorava eternidades quando tinha de fazer tudo sem recurso à batedeira eléctrica).
3. Verte a massa para dentro da forma e leva ao forno durante 45 minutos ou até um palito sair limpo e seco.
Trifle de Maracujá
- 400 g de pão-de-ló
- 125 ml de sumo de laranja
- 500 ml de natas
- 4 c. sopa de açúcar em pó
- 8 maracujás
1. Corta o pão-de-ló em bocados pequenos e distribui metade num prato alto, despeja metade do sumo sobre o bolo. Faz uma segunda camada com o restante bolo e despeja o resto do sumo.
2. Bate as natas com o açúcar em pó, até estarem firmes. Mistura a polpa de dois maracujás e espalha esta mistura para cima do pão-de-ló húmido. Espalha a polpa dos 6 maracujás restantes por cima do creme branco e leva o trifle ao frigorífico até à hora de servires.
domingo, 31 de outubro de 2010
Galette de Abóbora, Cogumelos e Espinafres
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
Cannelloni de Frango, Requeijão e Espinafres
Tinha um requeijão no frigorífico e antes que ele se estragasse decidi que era hora de experimentar fazer cannellonis, só tinha de escolher a receita. Claro que não podia perder a oportunidade de mandar um post-it para o lixo...
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Mascarpone com Iogurte Grego, Frutas e Amêndoa
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
Calzone de Requeijão, Cogumelos, Fiambre e Rúcula
domingo, 26 de setembro de 2010
Feira das Cebolas
sábado, 11 de setembro de 2010
Doce de Amora
domingo, 5 de setembro de 2010
Gelado de Figo e Pepitas de Chocolate
Optar por usar os figos mais pequenos no gelado não foi das melhores ideias. Os figos pequenos tinham uma casca interior mais grossa e por isso o gelado ficou a saber um bocado mais a nata do que a figo, mas nem por isso deixou de ficar bom!
- 100 ml de natas
- 200 ml de leite
1. Corta o pé e a base aos figos e corta-os em pedaços, mantendo a casca. Junta os figos, o sumo de limão e 100 ml de leite num tacho. Leva ao lume, com o tacho tapado, durante 10 minutos. Mexe de vez em quando.
2. Adiciona o açúcar e o vinho do Porto e mantém no lume, mexendo sempre, até a mistura apresentar um aspecto de compota. Retira do lume e reduz a puré. Lentamente ircorpora o restante leite e as natas batidas. Verte para uma caixa de plástico e deixa arrefecer.
3. Quando tiver arrefecido, mistura as pepitas de chocolate e leva ao congelador.
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
Salada de Frango com Manga
sábado, 21 de agosto de 2010
Feijão Verde Bebé com Bolonhesa de Frango
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
Morangos de Angeja com Manjericão
1. Lava bem os morangos e retira-lhes o pedúnculo. Corta-os em quartos. Reserva.
2. Com a ajuda dum garfo, ou num almofariz, esmaga o açúcar com o manjericão. Deita o açúcar aromatizado e o sumo de laranja por cima dos morangos e mistura bem. Leva ao frigorífico e serve fresco.
Nota: Faz um esforço para não caíres na tentação de aromatizares o açúcar no 1,2,3. Apesar de mais fácil, não sabe igual!
domingo, 15 de agosto de 2010
Salada de Manga e Feijão Preto
quarta-feira, 28 de julho de 2010
Fusilli de Curgete
segunda-feira, 26 de julho de 2010
Maçã Assada com Mirtilos
Para 1 pessoa
1. Pré-aquece o forno a 190ºC.
domingo, 11 de julho de 2010
"Pneu" de Verão
1. Num copo alto junta o açúcar e a lima. Esmaga com a ajuda de uma colher. Adiciona a vodka e esmaga mais um pouco. Por fim, junta o gelo, a água Castello e as rodelas de morango.
2. Serve de imediato e saboreia o Verão!
quinta-feira, 8 de julho de 2010
Pavlova de Chocolate e Creme de Mascarpone e Amora
domingo, 4 de julho de 2010
Gambozinos, Reserva 2005
Produzido em: Rio Torto
Tipo: Tinto
Castas: Touriga Nacional, Tinta Roriz e Touriga Franca
sábado, 26 de junho de 2010
Peixe ao Sal
quinta-feira, 10 de junho de 2010
Lulas com Batata Doce
Ultimamente o tempo para cozinhar não tem sido muito e confesso que temos comido poucas vezes em casa. Comer fora pode ser muito prático mas ao fim de uns dias farta e não há nada como a comida caseira, nem que para isso seja preciso almoçar às quatro da tarde...
Se os ingredientes estiverem prontos de véspera, este prato é muito rápido de preparar e um excelente petisco.
Para 2 pessoas
- 200 g batata doce, cortada às rodelas
- 400 g de lulas, limpas e cortadas em tiras finas
- sal
- sumo de 1 limão
- azeite
1. Tempera as lulas e os tentáculos com sal e o sumo de limão. Deixa marinar durante 30 minutos. Num wok salteia as lulas em azeite bem quente, até estarem estaladiças.
2. Frita as rodelas de batata doce (com pele) em azeite. Seca-as em papel de cozinha e mantém-as quentes, até as lulas estarem prontas.
3. Dispõe num prato as batatas, depois as lulas e rega com um fio de bom azeite.
Toucinho
domingo, 23 de maio de 2010
Salame de Chocolate e Frutos Secos
Havia uma coisa que me vinha intrigando há já algum tempo... porque é que a minha mãe tinha deixado de fazer salame? Foi enquanto partia as bolachas para a receita que obtive resposta para a minha pergunta: já não tem as filhas em casa para lhe partir a bolachita Maria! Bem me lembro dos trabalhos forçados a que éramos sujeitas sempre que a senhora nossa mãe se lembrava de fazer salame... Foi nesse momento que conclui que os senhores da bolacha Maria andam distraídos. Será que ainda nenhum se lembrou de fazer uns pacotes de 200 g com bolacha Maria já partida aos bocados? Não deve ser difícil de fazer e ainda podiam aproveitar as bolachas que se partissem no processo de produção. Além disso, todos os filhos das mães "salameiras" deste país iam ficar eternamente gratos pelos pacotitos.
Mas falando do salame... já tinha feito algumas tentativas para alterar a receita da minha mãe, mas todas elas sem sucesso. Umas vezes porque era manteiga a mais, outras porque o chocolate em barra não dava ou então porque as passas davam um aspecto de pastilha elástica. Enfim... lá tive de me render ao chocolate em pó e acho que foi desta que acertei. Mantive as quantidades da minha mãe, substitui um pacote de bolacha Maria por frutos secos(sempre é menos um pacote para partir), juntei-lhe o vinho de Porto e voilá, fez-se o salame de chocolate e frutos secos.
Para 2 salames médios
- 1 pacote de bolacha Maria, partida grosseiramente
- 100 g de avelã palitada
- 100 g de pistachios
- 200 g de açúcar
- 2 ovos
- 150 g de manteiga derretida
- 2 cálices de vinho de Porto
- 200 g de chocolate em pó (ou então mistura de chocolate e cacau em pó)
1. Mistura numa taça a bolacha partida, as avelãs e os pistachios. Reserva.
2. Bate os ovos com o açúcar. Junta a manteiga derretida, o vinho do Porto e o chocolate em pó. Bate até obteres uma mistura homogénea. Junta os secos e envolve bem.
3. Numa folha de papel vegetal estendida coloca o preparado e dá-lhe a forma de um salame. Leva ao frigorífico durante umas horas.
Nota: Podes optar por usar framboesas no salame que fica espectacular! Se o fizeres substitui 100 g de frutos secos por 100 g de framboesas. Neste caso não uses cacau em pó, se não fica muito amargo e adiciona as framboesas só no fim, depois de teres juntado os secos.