segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Papa de Banana, Bolacha e Laranja

Estamos em época natalícia, altura em que desejamos a todos momentos passados com muita paz, amor, alegria, saúde e, como não podia deixar de ser, muitas prendas no sapatinho. O Pai Natal não se esqueceu de nós e trouxe-nos muitas coisas boas para usarmos em futuras criações na nossa cozinha, mas contemplou-me com um presente completamente desnecessário, uma amigdalite! E, a avaliar pela quantidade de pessoas que ontem se encontravam no hospital, não fui a única a receber tão extraordinária prenda. Por isso, lembrei-me de postar algo que ajude nas melhoras de todos os que se encontram doentes nesta época de festas.

Desde que existo que os meus avós fazem esta espécie de papa sempre que uma das netas se encontra doente. A papa que vêem na foto foi-me trazida hoje pela minha avó juntamente com uns rebuçados Dr. Bayard. A senhora acredita que esta mistura ajuda mais na minha recuperação do que a "farmácia" que neste momento me acompanha. Portanto, se tens algum ente querido que se encontre doente presenteia-o com esta mistura e vais ver que ele fica bom num abrir e fechar de olhos!

Para 1 doente
- 2 bananas
- sumo de 1 laranja
- 4 a 6 bolachas torradas
- canela em pó (opcional)

Corta a banana às rodelas para um prato. Adiciona as bolachas grosseiramente partidas e o sumo de laranja. Com um garfo esmaga a banana e a bolacha até obteres uma espécie de papa. Se quiseres dar-lhe um toque de Natal, finaliza com um pouco de canela em pó.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Bolo de Laranja

O bolo de hoje é para um grupo de senhoras exemplar!

"Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que a minha vida é a maior empresa do mundo, e que posso evitar que ela vá à falência.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.

Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e tornar-se um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.

Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.

Pedras no caminho?
Guardo todas.
Um dia vou construir um castelo."

Fernando Pessoa

Continuem a ser as autoras da vossa história...

Para 12 pessoas
- 5 ovos
- 250 g de açúcar baunilhado
- 250 g de manteiga derreitda
- 300 ml de sumo de laranja (200 ml + 100 ml)
- 250 g de farinha

1. Pré-aquece o forno a 190ºC e unta uma forma rectangular.

2. Numa taça bate os ovos com o açúcar baunilhado. Adiciona a manteiga e 200 ml de sumo de laranja, batendo bem. Junta a farinha e envolve bem os ingredientes. Verte a mistura para a forma rectangular e leva ao forno durante 25 minutos ou até um palito sair seco.

3. Rega o bolo ainda quente com o restante sumo de laranja açúcarado a gosto. Quando estiver frio desenforma o bolo e corta em fatias. Decora as fatias com chantilly e bagos de romã.