quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Esparguete com Cogumelos do Campo

O Miguel foi ao campo apanhar cogumelos para o seu amor... para mim, portanto!

Actualmente já existe uma grande abundância e variedade de cogumelos disponíveis nos supermercados, desde secos, frescos, enlatados... A maneira como são cozinhados também é muito diversa, servindo como entrada, sopa ou prato principal. Antigamente tinha a mania que não conseguia comer cogumelos frescos e agora que os provei já não consigo tocar nos enlatados! Manias... Se quiseres saber mais sobre estes fungos maravilhosos podes ir até aqui, onde vais encontrar "n" informação, desde o que são, onde se encontram e como os preservar.
A inspiração para este prato veio do livro "Frescos Sabores" da Michele Cranston e dos livros do Jamie Oliver. É um prato rápido e com muito sabor, mas o Miguel é óbvio que achou que faltava uma carninha!

- 3 c. sopa de azeite
- 2 dentes de alho laminados
- 1 cebola picada
- 4 cogumelos do campo cortados em fatias finas
- 1/2 c. de chá de folhas de tomilho-limão
- 1 copo de vinho branco
- 1 folha de louro
- sal
- 400 g de esparguete
- queijo da ilha ralado
- salsa e manjericão picado

1. Aquece o azeite e refoga o alho e a cebola em lume médio até ficarem dourados. Adiciona os cogumelos à cebola, juntamente com o tomilho-limão. Deixa ferver um pouco e adiciona o vinho branco e o louro. Tempera com sal e reduz o lume.

2. Coze o esparguete al dente, escorre-o e volta a colocá-lo na panela quente. Adiciona o queijo da ilha, a salsa e o manjericão e mistura.

3. Distribui o esparguete por quatro taças e cobre-o com o molho de cogumelos.

Sem comentários: