segunda-feira, 26 de julho de 2010

Maçã Assada com Mirtilos

Hoje é o Dia Internacional dos Avós e a minha avó a modos que nos mata se nós nos esquecemos deste dia. Este ano tive a ideia de fazer uma sobremesa que homenageasse os meus avós, só que a tarefa não se revelou muito fácil... No final acabei por fazer apenas uma sobremesa que associo à minha avó.

A sobremesa inicial misturava arroz doce com maçã assada, mas não consegui que as duas coisas ligassem na perfeição. Os mirtilos deram um toque de modernidade à receita e tive como fonte de inspiração o show cooking do Chakall, que decorreu no Sábado na FARAV (o Chakall está a fazer uma volta a Portugal em carrinha onde faz pratos com produtos locais. Em Aveiro fez uma sobremesa cinco estrelas com pão de ló de Ovar e mirtilos).

Para 1 pessoa
- 1 maçã, descascada e descaroçada (a maçã da foto tem casca, mas só por uma questão de falta de tempo e de preguicite aguda. O ideal é mesmo descascar a maçã.)
- 1 c. sopa de mirtilos
- 1/2 c. de chá de canela em pó
- 1 c. de chá de açúcar mascavado
- 1 c. de chá de manteiga, à temperatura ambiente
- sumo de 1 clementina

1. Pré-aquece o forno a 190ºC.

2. Numa taça pequena mistura os mirtilos, a canela e o açúcar. Recheia a maçã com esta mistura e por cima põe a manteiga. Coloca a maçã num prato fundo que possa ir ao forno e rega-a com o sumo de clementina.

3. Leva ao forno durante 1 hora e vai regando as maçãs com o sumo.

4. Serve imediatamente, ainda quente, ou então morna. Se quiseres podes acompanhar com uma bola de gelado de baunilha ou nata para tornar a sobremesa mais fresca.

1 comentário:

Anónimo disse...

muito obrigada pelos mirtilos ajudaram para uma grande contribuiçao de inteligencia, :D
JUNTOS CRIAREMOS O DIA INTERNACIONAL DO MIRTILO