quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Morangos de Angeja com Manjericão

Sabem aqueles dias que começam por ser uma verdadeira m#rd#, mas que depois, sem te aperceberes, se vão transformando em dias espectaculares? Pois bem, ontem foi um desses dias... Comecei por ter uma manhã péssima, que me deixou com vontade de bater em alguém, mas nos entretantos a tarde acabou por ser perfeita.
 
Depois do Miguel ter ido mudar o penso a Cacia estávamos nós já prontos para ir direitinhos a casa quando reparei num enorme bando de cegonhas nos céus de Cacia. Foi nesse momento que soube que o que eu precisava mesmo era de ir até algum sítio onde pudesse ver umas quantas aves pousadas na água, entretidas na sua vidinha. Como caçador que é, o Miguel é mais conhecedor desses sítios do que eu. Segui as indicações dele até uns "caminhos de cabras", ladeados por silvas carregadinhas de amoras, que me apagaram da memória a minha manhã terrível e que me levaram até à "loja" dos morangos de Angeja, onde acabámos por comprar 1 kg de morangos e 0,5 kg de figos suculentos.
Gosto muito desta loja, que é uma versão de luxo da venda de fruta à beira da estrada e vale bem a pena ir até Angeja só para comprar destes morangos, que são uma coisa do outro mundo. É muito fácil dar com o sítio e com a casinha pré-fabricada em madeira que fica mesmo na beira da nacional 109 (quem vem de Estarreja para Aveiro fica do lado direito). Além dos morangos têm outras frutas e também legumes, todos com um aspecto maravilhoso e um cheiro de morrer e tem a particularidade de, uns metros mais à frente e dependendo da hora, poderes ver os morangos a serem apanhados e a irem directamente para a caixa.
Depois de estarmos na posse da nossa fruta "apontámos" para casa, onde saboreámos os morangos duma forma simples, sem grandes complicações ou floreados, juntando apenas três ingredientes: açúcar, manjericão e sumo de laranja. Acreditem quando digo que estes serão os melhores morangos que comerão na vossa vida... cheiram verdadeiramente a morangos e, adivinhem, sabem mesmo, mesmo, mesmo a morangos! Aliás, quando sentirem o seu cheiro vão ter vontade de ficar horas a "snifá-lo" e de apanhar uma overdose com um cheiro tão celestial.
- morangos de Angeja
- açúcar
- folhas de manjericão
- sumo de laranja

1. Lava bem os morangos e retira-lhes o pedúnculo. Corta-os em quartos. Reserva.

2. Com a ajuda dum garfo, ou num almofariz, esmaga o açúcar com o manjericão. Deita o açúcar aromatizado e o sumo de laranja por cima dos morangos e mistura bem. Leva ao frigorífico e serve fresco.

Nota: Faz um esforço para não caíres na tentação de aromatizares o açúcar no 1,2,3. Apesar de mais fácil, não sabe igual!

Sem comentários: