domingo, 13 de outubro de 2013

Morcegos de Chocolate

Houve um tempo em que achei que ser madrinha de alguém não ia acontecer. Lembro-me até de ter tido este pensamento dias antes de  ser convidada para madrinha da G. Esse foi um dia tornado ainda mais especial com a chegada de tal convite, enquanto a G. dormia no ovo um sono profundo. Olhando para trás vemos como o tempo passa, e como aquele bebé, fascinado pelos tsurus feitos pelos padrinhos, cresceu. Agora já não é nenhum bebé e os animais voadores que povoam os seus sonhos são os morcegos.
Para assinalar os seus cinco aninhos fizemos bolachas de chocolate, em forma de morcego. É sempre uma forma vencedora de passar um bocado com os mais novos e podes trocar os morcegos pelo animal preferido dos teus pequenos.

Para 40 a 50 morcegos
- 65g de manteiga, à temperatura ambiente
- 150g de açúcar
- 1 ovo
- 65g de chocolate
- 3 c. de sopa de leite, quase fervido

- 65g de miolo de amêndoa moído
- 250g de farinha

1. Numa taça junta a manteiga e o açúcar. Pede ajuda ao mini chef para, com as mãos, misturar a manteiga e açúcar, até obter uma "pasta". Acrescenta um ovo e mistura bem, deixando ao critério do mini chef continuar a usar as mãos ou usar a batedeira.

2. Derrete o chocolate no leite quente. Acrescente à mistura anterior e bate bem (agora convém mesmo usares a batedeira, primeiro porque o chocolate está quente e segundo porque fica uma chafurdice, mas podes arriscar...). Adiciona o miolo de amêndoa e a farinha. Mistura bem, até obteres uma massa homogénea. Leva ao frigorífico, durante no mínimo duas horas, para a massa ficar mais firme.

3. Pré-aquece o forno a 190ºC.

4. Numa superfície enfarinhada e com as mãos enfarinhadas, ajuda o mini chef a estender a massa. Usando o cortador que ele escolher, vai cortando as bolachas e estendendo de novo, até terem acabado com a massa.

5. Distribui as bolachas numa folha de papel vegetal e leva ao forno durante 10/12 minutos (esta parte depende muito do forno e é mesmo importante que a partir dos 8 minutos vás vigiando regularmente o forno).
 

1 comentário:

Tertúlia da Susy disse...

Ficaram mesmo fofinhas!
Kiss, Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html