sábado, 26 de junho de 2010

Peixe ao Sal

Qualquer peixe pode ser assado inteiro no sal, mas é preciso arranjá-lo primeiro. Também tens de ter cuidado para não deixar o sal em contacto com nenhuma parte interior do peixe, se não corres o risco do peixe ficar demasiado salgado, como nos aconteceu no outro dia. O Miguel fez para o jantar um robalo assado no sal, mas não sei o que é que lhe passou pela cabeça ao fazer uns cortes no lombo do peixe... Resultado: robalo hiper mega salgado, quase que nem dava para comer. Como não chegámos a nenhum concenso sobre a melhor maneira de conseguir uma boa crosta de sal pedimos ajuda ao Jamie Oliver (em Itália), que nos sugeriu uma crosta perfumada.

Para 4 a 6 pessoas
- 2 kg de peixe, limpo e amanhado
- ervas aromáticas (usámos salsa e aneto)
- 2 limões, 1 às rodelas e a raspa do outro
- 3 kg de sal grosso
- raspa de 1 laranja
- 1 ovo batido
- azeite

1. Pré-aquece o forno a 220ºC.

2. Recheia a cavidade com a mistura de ervas aromáticas e rodelas de limão.

3. Mistura o sal com a raspa de limão e de laranja e o ovo. Deita uns pingos de água e amassa bem a mistura, até parecer areia molhada.

4. Faz uma camada de 1 cm com o sal num tabuleiro de ir ao forno. Pincela a pele do peixe com azeite e põe por cima da cama de sal. Põe o resto do sal por cima, carregando com as mãos para apertar bem. Não é preciso tapares a cabeça e a cauda. Assa o peixe no forno durante 20 a 40 minutos.

5. Serve à mesa, partindo a crosta de sal em frente dos teus convidados, e acompanha com salada.

Sem comentários: